As tranças enraizadas são uma das formas mais populares de se manter o cabelo crespo. Essas tranças são genuinamente africanas. Seus significados entre os povos africanos variam conforme o formato e direção das tranças. Também variam de região para região da África.
Durante a época da escravidão, elas foram proibidas, assim como outros cortes e penteados mais elaborados, que fazem parte da cultura africana. As tranças perderam a força. Porém, em 1963, a atriz Cicely Tyson (Que foi esposa de Miles Davis) apareceu usando tranças enraizadas no seriado East Side/West Side e essas tranças (Chamadas Cornrows, nos EUA) se popularizaram.
A atriz Cicely Tyson
Nas décadas de 1960 e 1970, durante o auge de movimentos pretos militantes, as tranças enraizadas eram usadas como forma de valorização dos pretos como são naturalmente (Assim como o penteado Afro), resgate dos valores da cultura africanos e rejeição aos alisamentos e outras formas de embranquecer a população preta.
A partir da década de 1990, as tranças enraizadas voltaram força total e permanecem firmes e fortes (Literalmente! Quem já usou sabe) na cabeça dos pretos. A variedade de formas como elas podem ser usadas é imensa.
Na foto, o rapper Ludacris (Esquerda) e o jogador de basquete Allen Iverson (Direita):
Fonte: Ubora