Três perguntas para: Glória Maria

Protestos pacíficos em Nova York, surgidos em várias localidades de Manhattan esta semana, mobilizaram até um pronunciamento do presidente norte-americano Barack Obama sobre a questão da impunidade dos policiais brancos em relação à violência contra vítimas negras.  Se no país tido como a maior democracia do Ocidente o entendimento racial anda tenso, procuramos a jornalista Glória Maria para saber como vai o racismo no Brasil.

Por Lu Lacerda, do  Lu Lacerda

Primeira repórter negra de projeção na TV, em 1976  Glória processou um hotel (fazendo uso da Lei Afonso Arinos) depois de ter sido impedida de entrar pela porta da frente e orientada a usar o elevador dos fundos.

A jornalista é mãe de duas meninas negras: Laura e Maria.

1 O que mudou no Brasil desde a década de 70 com o racismo?

“Nada mudou com o racismo nem na década de 70, nem 80, nem 90, nem em década nenhuma. O sentimento é o mesmo; o que mudou foi a maneira de exercitarem o racismo – as pessoas são mais discretas, disfarçam, apelando para o politicamente correto. É mais sutil. E não acaba nunca, enquanto existir gente e sentimento no mundo, enquanto as pessoas não forem sábias e cultas vai existir discriminação, que é a face aparente da ignorância humana. Convivemos com a pobreza de classificar alguns pela cor da pele. Sempre existem acontecimentos que muitas vezes não são claros, mas quem é negro percebe num piscar de olhos as situações discriminatórias. Existem muitas no dia a dia. Recentemente estive na Suécia. Lá tem muito mais negro na TV do que no Brasil. Aqui é que mais parece mais uma TV sueca, não existe mistura”.

 Por que você não costuma namorar negros?

“Já namorei negros, sim, só que não são conhecidos. Os negros famosos estão casados com mulheres brancas. Isso é sutil, hipócrita e nojento”.

 Você orienta suas filhas com relação ao racismo?

“Ensino às minhas filhas que tem gente de todas as cores e todo mundo é igual. Tento prepará-las pra vida, ao contrário de mim, que não fui orientada. Onde elas vão só tem brancos, são como estranhas no ninho, mas, por serem muito crianças ainda (4 e 5 anos), não percebem. Dia desses, quando fomos ao aniversário do Roque (filho da Regina Casé), com metade dos convidados brancos e metade negros, a Laura disse: ‘Aqui tem um monte de gente igual a gente, não é mamãe?’ As bonecas negras delas são francesas, americanas, suecas, porque bonecas negras brasileiras, simplesmente, não existem”.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

A fábula das três raças ou o problema do racismo à brasileira – Roberto Da Matta

Alguns trechos para reflexão: O racismo contido na "fábula das...

Lei de cotas no serviço público entra em vigor nesta terça-feira

Medida sancionada por Dilma foi publicada no Diário Oficial...

Lugar de negro é onde ele quiser

Quando se pensa em políticas públicas para os negros...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...
-+=