‘Trolls’ russos tentaram dissuadir eleitores negros nos EUA, diz informe

Segundo dados apresentados para Senado, objetivo era aprofundar as divisões da sociedade americana e dissuadir também latinos, jovens e a comunidade LGBT de votar. Análise considerou milhares de publicações e anúncios em várias redes sociais entre 2015 e 2017.

Por France Presse, Do G1 

A fábrica russa de “trolls” que influenciou a eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016 tentou desmoralizar os afro-americanos e dissuadi-los de votar, segundo um novo informe feito para o Senado americano e elaborado pelo Computational Propaganda Project, da Universidade de Oxford, e pelos especialistas em redes sociais Graphika.

O objetivo principal da Internet Research Agency (IRA), uma fábrica de trolls (comentaristas políticos anônimos da internet) sediada em São Petersburgo, foi aprofundar as divisões da sociedade americana dissuadindo os liberais pró-democratas – incluindo latinos, jovens e a comunidade LGBT – de votar, indica o informe. Como consequência, o então candidato republicano Donald Trump seria favorecido.

Embora o estudo não dê indicações sobre os eventuais efeitos da propaganda da IRA nos resultados eleitorais, a análise dos dados após as eleições sugere um certo impacto.

Jovens votam para em eleição presidencial dos EUA em uma escola em Nova York, no dia 8 de novembro de 2016 — Foto: Robyn Beck/AFP

A análise de milhares de publicações e anúncios da IRA em várias redes sociais entre 2015 e 2017 mostra uma ênfase especial em convencer os afro-americanos para que ficassem em casa no dia das eleições.

“É evidente que as campanhas pretendiam desmobilizar os afro-americanos, a comunidade LGBT e o eleitorado liberal”, aponta o informe.

“Estas campanhas impulsionaram a mensagem de que a melhor forma de avançar na causa dos afro-americanos era boicotando as eleições e concentrando-se em outros problemas”, acrescenta.

De acordo com o Pew Research Center, o número de eleitores brancos aumentou em 2016, enquanto o de eleitores negros diminuiu cinco pontos percentuais, para 59,6%, em relação às presidenciais de 2012.

A IRA foi estabelecida por Yevgeny Prigozhin, um homem de negócios próximo ao presidente russo, Vladimir Putin, como uma operação doméstica de propaganda social.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

A fé utilizada como mercado

“Será razoável o Brasil gastar com aposentadorias o mesmo...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=