UFRJ acaba com o vestibular. Enem 2011 será a única forma de acesso

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aprovou nesta quinta-feira a proposta do reitor Aloísio Teixeira para que 100% das vagas do vestibular 2012 sejam preenchidas pelo Enem 2011, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Além disso, o conselho decidiu aumentar a reserva de vagas destinadas para alunos de escola pública de 20% para 30%. Mas desde que a renda per capita familiar não ultrapasse um salário mínimo (R$ 545).

ENEM:

O coordenador de comunicação do Diretório Central dos Estudantes da UFRJ (DCE Mario Prata) e conselheiro do Consuni, Tadeu Alencar, votou contra a adesão total ao Sisu. Para ele, devido aos problemas dos últimos anos, a decisão seria precipitada. Tadeu ressaltou, entretanto, o aumento do percentual destinado às ações afirmativas.

“Votamos contra a adesão total. Porém, propomos a reserva de vagas de 50% para egressos de escolas públicas. A proposta da Reitoria era 20%, pressionamos, e conseguimos 30%. Somos contra o vestibular tradicional da UFRJ, é um funil muito ruim, mas o Enem/Sisu também não é o modelo ideal. É precipitado dar todas as vagas para o Enem/Sisu, ainda mais pelo histórico de problemas”, afirmou.

No vestibular deste ano, a universidade ofereceu 9.060 vagas, sendo que 40% delas foram preenchidas pelo vestibular tradicional, 40% por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) e 20% também pelo Sisu, mas para candidatos optantes pelo sistema de cotas.

Este ano, o Enem será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. A prova é composta por uma redação e 180 questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada prova é composta por 45 itens.

A divulgação dos resultados está marcada para o dia 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, acontece em janeiro de 2012.

Fonte: Pernambuco.com

+ sobre o tema

Projeto de escolas cívico-militares é aprovado na Alesp após estudantes serem agredidos por policiais

O projeto de lei que prevê a implementação das escolas...

Educação domiciliar e seus impactos para a convivência democrática

A educação domiciliar, também conhecida internacionalmente como homeschooling, tem...

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos...

Liberdade para Ensinar e Aprender: Pesquisa Nacional Analisa Violências Sofridas por Educadores/as no Brasil

O Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es (ONVE), sediado...

para lembrar

Semana de ação mundial 2021: As inscrições foram prorrogadas para 24/05!

Mobilização em prol do financiamento da educação e do...

Aos que ficam nos portões do ENEM. Por Cidinha da Silva

O professor me contou que fazia compras no Atacadão...
spot_imgspot_img

FGV e Fundação Itaú oferecem bolsas de mestrado em comunicação digital e cultura de dados

A FGV-ECMI (Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas) vai oferecer 30 bolsas integrais para o mestrado em comunicação digital e...

Projeto de escolas cívico-militares é aprovado na Alesp após estudantes serem agredidos por policiais

O projeto de lei que prevê a implementação das escolas cívico-militares na rede estadual e municipal de ensino foi aprovada na noite desta terça-feira (21) na...

Educação domiciliar e seus impactos para a convivência democrática

A educação domiciliar, também conhecida internacionalmente como homeschooling, tem sido objeto de debate em diversos contextos nacionais e internacionais, mobilizando famílias, a sociedade e...
-+=