Um museu para Nísia

Na quarta-feira, 28 de março, viajei para o município de Nísia Floresta, localizado a 40 km de Natal (RN) para assistir a inauguração de um museu. Na visita à exposição, feita em companhia da precoce animadora cultural potiguar Ana Pereira, comentei a resposta dada pelo índio Cocama, Bernardo Romaina, do Alto Solimões, quando lhe indagaram as razões de não haverem jogado fora uma antiga zarabatana do século XVI.

Por Ribamar Bessa Freire

– Pra que os Cocama guardam um objeto inútil, uma arma imprestável que nunca mais usarão e que deixaram de fabricar?

Bernardo, consciente do valor histórico do artefato, respondeu:

– Para não esquecer.

Dessa forma, a zarabatana, exemplar único musealizado no teto da maloca, passou a ser arma de uma outra guerra: a guerra da memória. É com esta guerra que está comprometido o Museu Nísia Floresta. Ele foi criado justamente para não esquecer a escritora e educadora Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, nascida em Papari (RN), em outubro de 1810, e falecida em Ruão, França, em abril de 1885.

Quem é que conhece a história dessa mulher extraordinária do século XIX, que deu nome ao município onde nasceu e cujos livros foram publicados em vários países da Europa? Ela foi pioneira na luta feminista no Brasil, brigou pelos direitos daS mulheres, dos negros, dos índios, de todos os humilhados, e conviveu com intelectuais europeus, como o filósofo positivista Auguste Comte, com quem manteve expressiva correspondência epistolar e a cujo enterro compareceu, acompanhando seu cortejo fúnebre. No Brasil, um país escravocrata, com um governo monárquico, ela defendia o ideal republicano e pregava a abolição da escravidão. Numa sociedade extremamente machista como era a brasileira do século XIX, ela defendia a igualdade política dos sexos. Num contexto carregado de preconceito contra os índios ela escreveu um poema de 712 versos – A lágrima de um Caeté – cuja primeira edição é de 1849, onde denuncia a violência anti-indígena, relacionando-a com a Revolução Praieira, reprimida em Pernambuco naquele ano.

O museu, em homenagem à memória de Nísia, pretende preservar, coletar e expor objetos, documentação e pesquisas vinculados a essa história. Idealizado e desenhado pelo Centro de Documentação e Comunicação Popular, concorreu ao edital do Ministério da Cultura e foi selecionado em segundo lugar em todo o Brasil.

O projeto expográfico, elaborado e executado pelo museólogo Hélio Oliveira, da Fundação Câmara Cascudo, tem como fio condutor a vida de Nísia Floresta e sua trajetória em defesa dos oprimidos. Fornece também dados sobre a história do casarão do século XIX, que sofreu reformas no ano passado para adequá-lo como espaço do museu.

Hélio de Oliveira teve uma sacação luminosa, quando concebeu um dos módulos da exposição como o útero materno, a partir de uma imagem de Gaston Bachelard. Se a casa, na visão de Bachelard, ganha um destaque sagrado como extensão do útero materno, é a partir daí que começa a gerar as memórias acumuladas, onde passado e presente se encontram – diz o texto de Hélio.

O museólogo usa ainda um dos principais ícones da cidade – Nossa Senhora do Ó, a padroeira local – para homenagear as mulheres como únicas a serem capazes de gerar outro ser. Constrói um mosaico com fotos que inclui mulheres que se destacaram no cenário brasileiro, nos diversos segmentos, desde a presidente Dilma Rousseff até Ana Rodrigues Braga, líder de uma rebelião em Mossoró, à época do Brasil Império, contra o recrutamento e o sorteio para o serviço militar. Aparecem ainda mulheres anônimas da região e, no meio delas, Nísia Floresta.

O Museu traça ainda uma linha do tempo, com uma cronologia onde é possível acompanhar a trajetória de vida e de luta da escritora, que viveu em muitos lugares ao longo da vida, tendo presenciado acontecimentos importantes como a Revolução Farroupilha e a unificação da Itália. Mostra ainda edições dos seus livros em português, francês, inglês e italiano, entre os quais Direitos das mulheres e injustiça dos homens (1832), Conselhos à minha filha (1842), Opúsculo humanitário (1853) e A mulher (1859).

Em decorrência de uma pneumonia, Nisia Floresta morreu em Ruão, em 1885 e foi enterrada no cemitério de Bonsecours, na França. Sete décadas depois, em 1954, suas cinzas foram transladadas para o Rio Grande do Norte, depositadas inicialmente na igreja matriz, levadas depois para um túmulo no sítio Floresta, onde nasceu.

Uma de suas frases destacada na exposição diz: “Se este sexo altivo quer fazer-nos acreditar que tem sobre nós um direito natural de superioridade, por que não nos prova o privilégio, que para isso recebeu da Natureza, servindo-se de sua razão para se convencerem?” (Nísia Floresta, em ‘Direito das mulheres e Injustiça dos Homens’ – 1832)

 

 

Fonte: D24am

+ sobre o tema

Os novos crimes sexuais, por Silvia Chakian de Toledo Santos

Nova lei é um avanço, mas há que cuidar...

Polícia investiga ameaça contra LGBTs na internet

Em publicação, agressor disse que iria matar as vítimas...

Filmes imperdíveis sobre mulheres negras e afetividade

Esse ano a hashtag #OscarsoWhite bombou nas rede sociais...

Ministra Anielle Franco fala sobre racismo em cargos públicos e defende mulher negra no STF: ‘Ia ser histórico’

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou nesta quinta-feira...

para lembrar

“‘Gorda’ não é ofensa”, diz a top brasileira mais famosa da moda plus size

Desde que a brasileira Fluvia Lacerda se tornou uma das modelos mais...

A resposta desta família ao secretário da ‘cura gay’ é um tapa na cara do preconceito

Família rebate declarações preconceituosas de ex-secretário Depois de defender a...

Mulheres refugiadas relatam estupro em troca de abrigo na Europa

Um relatório divulgado pela ONU esta semana revela que...

Jovem leva 40 facadas durante relação sexual com o marido

Crime aconteceu no Centro de Piraquara, na Região Metropolitana...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=