Um outro olhar: Uma nova personagem negra da Disney: ‘Doutora Brinquedos’

A Disney sempre enfrentou críticas por ser “racialmente inconsciente” em suas criações e programação de TV ou filmes. Só depois de 70 anos da criação da Branca de Neve é que foi criada uma princesa negra, a Princesa Tiana, que fez sua estréia na Disney em 2009. Finalmente temos uma outra personagem negra da Disney que meninas negras podem olhar e ver alguém que as represente. Seu nome é “Doutora Brinquedos” (Doc McsStuffins “) , que é também o nome do desenho novo. “Doutora Brinquedos” estreou em março na Disney Júnior e tem recebido muitos elogios de pais, crianças negras, e até mesmo nas escolas e entre médicas e médicos negros. A Doutora Brinquedos também tem agradado nas redes sociais, no Facebook já são diversas comunidades.

“É muito bom ver esta criança negra em um papel de protagonista, e não apenas no elenco de apoio. E ela é uma profissional aspirante a intelectual, não um cantor ou dançarino ou atleta”. Myiesha Taylor – médica negra.

DoutoraBrinquedos2DoutoraBrinquedos18

“Doutora Brinquedos” enaltece a importância da família e de saber apreciar e respeitar as diversidades e diferenças. A mãe da pequena Doutora é uma médica que ajuda sua filha nos ‘diagnósticos’, enquanto que o pai é um cozinheiro que faz sanduíches saudáveis para a menina e seu irmãozinho de quatro anos de idade, Donny. Como a maioria dos irmãos caçulas, Donny admira a irmã e, embora desconheça a habilidade dela de falar com seus brinquedos, sabe que ela é a melhor doutora para os bichinhos de pelúcia e outros bonecos pelas redondezas.

A música tem um papel importante em “Doutora Brinquedos”. Cada episódio apresenta uma música original que transmite a lição de saúde que a doutora e seus amigos aprendem nesse dia.

A criação e a produção-executiva estão a cargo de Chris Nee (ganhador dos prêmios Humanitas e Emmy, roteirista da série Little Bill e produtor de Pesca Mortal) e a direção é de Norton Virgien (Os anjinhos), também ganhador de um Emmy; “Doutora Brinquedos” é uma produção da empresa irlandesa Brown Bag Films em conjunto com o Disney Channel.

 

Fonte: AfroKut

+ sobre o tema

Nazareth, PRESENTE!

Comunicamos o falecimento da nossa companheira Eliane Nazareth Oliveira,...

Peça exalta tradição oral

Com sistemas sociais complexos e uma cultura milenar...

para lembrar

Charlotte Maxeke ou a “Mãe da Liberdade Negra” na África do Sul

Dedicou a sua vida à luta pelos direitos das...

QUINTETO ABANÃ

Criado em 2004, o grupo investiga e pesquisa as...

Passe racista do “Linha de passe”

Chegamos ao cinema cedo. Tivemos tempo para aquele docinho...

Morre aos 72 anos bailarino Rubens Barbot, criador da primeira Cia de Dança Contemporânea negra do Brasil

Com uma trajetória inspiradora, um dos maiores bailarinos e...
spot_imgspot_img

A cidade de Lima Barreto: obra do escritor é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Lima Barreto é autor do Rio. A frase soa óbvia, mas não se refere apenas ao fato de o escritor ser um legítimo carioca...

NÓS: O Poder das Mulheres na Construção da História

No dia 22 de agosto de 2024, o Sesc Interlagos abriu as portas para a exposição NÓS – Arte & Ciência por Mulheres, uma...

Exposições unem artistas de diferentes gerações para resgatar contribuição negra na arte

"Livros sempre mostraram que a nossa história começava a partir da escravização", afirma a curadora Jamile Coelho que ressalta a importância de museus e...
-+=