Um outro olhar: Uma nova personagem negra da Disney: ‘Doutora Brinquedos’

A Disney sempre enfrentou críticas por ser “racialmente inconsciente” em suas criações e programação de TV ou filmes. Só depois de 70 anos da criação da Branca de Neve é que foi criada uma princesa negra, a Princesa Tiana, que fez sua estréia na Disney em 2009. Finalmente temos uma outra personagem negra da Disney que meninas negras podem olhar e ver alguém que as represente. Seu nome é “Doutora Brinquedos” (Doc McsStuffins “) , que é também o nome do desenho novo. “Doutora Brinquedos” estreou em março na Disney Júnior e tem recebido muitos elogios de pais, crianças negras, e até mesmo nas escolas e entre médicas e médicos negros. A Doutora Brinquedos também tem agradado nas redes sociais, no Facebook já são diversas comunidades.

“É muito bom ver esta criança negra em um papel de protagonista, e não apenas no elenco de apoio. E ela é uma profissional aspirante a intelectual, não um cantor ou dançarino ou atleta”. Myiesha Taylor – médica negra.

DoutoraBrinquedos2DoutoraBrinquedos18

“Doutora Brinquedos” enaltece a importância da família e de saber apreciar e respeitar as diversidades e diferenças. A mãe da pequena Doutora é uma médica que ajuda sua filha nos ‘diagnósticos’, enquanto que o pai é um cozinheiro que faz sanduíches saudáveis para a menina e seu irmãozinho de quatro anos de idade, Donny. Como a maioria dos irmãos caçulas, Donny admira a irmã e, embora desconheça a habilidade dela de falar com seus brinquedos, sabe que ela é a melhor doutora para os bichinhos de pelúcia e outros bonecos pelas redondezas.

A música tem um papel importante em “Doutora Brinquedos”. Cada episódio apresenta uma música original que transmite a lição de saúde que a doutora e seus amigos aprendem nesse dia.

A criação e a produção-executiva estão a cargo de Chris Nee (ganhador dos prêmios Humanitas e Emmy, roteirista da série Little Bill e produtor de Pesca Mortal) e a direção é de Norton Virgien (Os anjinhos), também ganhador de um Emmy; “Doutora Brinquedos” é uma produção da empresa irlandesa Brown Bag Films em conjunto com o Disney Channel.

 

Fonte: AfroKut

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Encontro do Hip Hop com a SEPPIR em São Paulo

No ultimo final de semana os representantes,militantes e ativistas...

Renato vai passar por cirurgia, mas voltará a jogar futebol

Procedimento de introdução de um catéter no coração será...

Emílio Santiago critica MPB atual: “É tudo muito cool”

Lançando o DVD "Só danço samba", cantor fala sobre...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=