Uma direita difusa se fortalece – Por: Dennis de Oliveira

Episódios das últimas semanas: ação de justiceiros no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, que espancaram e prenderam um menino negro; a morte do cinegrafista da Band na manifestação também no Rio de Janeiro e a histeria decorrente deste episódio; a proposta de implementar uma lei anti-terrorismo e o discurso de criminalização dos movimentos sociais.

O que se percebe de tudo isto é um recrudescimento do discurso da direita. Esta direita, difusa, não articulada em um partido político específico, mas que se espraia em atitudes de grupos, em procedimentos de determinados políticos, em propostas apresentadas e socializada fortemente pela mídia hegemônica, formando uma opinião pública que, embora ainda minoritária, vai ganhando consistência.

A grande pauta desta direita é o combate aos direitos democráticos de liberdade de organização e de protesto coletivo – em outras palavras, a criminalização dos movimentos sociais -, crítica aos direitos humanos e defesa do aumento da repressão. Um sistema político que se diz democrático limitado apenas e tão somente a eleições periódicas e com a liberdade de expressão garantida apenas e tão somente aos meios de comunicação hegemônicos não é democracia.

Estas propostas da direita atingem em cheio justamente os segmentos sociais mais desfavorecidos, pois estes só tem os movimentos sociais, os protestos coletivos, a defesa dos direitos humanos e as liberdades políticas como possibilidades de lutar por melhores condições. Por isto, lutar contra esta direita ainda difusa mas que se fortalece e se organiza é um desafio para o movimento anti-racista.

Fonte: Quilombo

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Dilma anuncia mudanças e reduz 8 ministérios; veja os nomes

A presidenta Dilma Rousseff acaba de anunciar a reforma...

Apoio à democracia cresce, mas é menor no Sudeste

Pesquisa Ibope divulgada neste domingo revela que a satisfação...

Saudade da direita letrada…

Dennis de OliveiraQuando eu atuava no movimento estudantil, conhecia  vários...

Dilma Rousseff advoga mão de obra angolana nas empresas brasileiras implantadas no país

Luanda – A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff,...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.