Uma tarde em Gana: embaixadora abre as portas da residência oficial

A embaixadora de Gana no Brasil, Abena P.A. Busia, abriu as portas da residência oficial do país, no Lago Sul, para receber 40 crianças e adolescentes da ONG Coletivo da Cidade, localizada na Cidade Estrutural. O evento Vamos Passar Uma Tarde em Gana foi realizado na tarde desse domingo (22/7), com demonstrações culturais ao som de músicas africanas.

Por BETHÂNIA NUNES, do Metrópoles 

Aniversário da República de Gana (JP RODRIGUES/ESPECIAL PARA METRÓPOLES)

O objetivo do encontro, segundo a embaixadora, é promover a representatividade, mostrando a riqueza da cultura ganense para crianças afrodescendentes. “Nós queremos contar como a África é. É importante compartilhar essa história para as crianças porque elas são o nosso futuro. Essas, em particular, serão grandes líderes e precisam conhecer as suas raízes”, disse.

A tarde foi repleta de atividades. As crianças participaram de oficinas de pintura e percussão, com tambor e atabaque, brincadeira de caça ao tesouro e roda de dança africana. O dia terminou com Abena contando histórias famosas da cultura ganense para todos os presentes.

Aniversário da República de Gana (JP RODRIGUES/ESPECIAL PARA METRÓPOLES)

Dois filmes foram exibidos na sala da casa de Abena: Tabom in Bahia, de Nilton Pereira e Juan Diego Diaz, e Olhares Cruzados, projeto da equipe Imagem da Vida, coordenado por Dirce Carrion. O último apresenta a semelhança histórica entre Gana e Brasil ao mostrar crianças das comunidades de Sabará, em Minas Gerais, e Obuasi, em Gana, onde são usadas as mesmas técnicas para a extração de ouro.

Os convidados puderam levar um pedacinho de Gana para casa, ao visitar estandes com produtos vindos direto de Gana; produzidos por ganenses residentes em Brasília e artesãos afro-brasileiros.

Há seis meses atuando como embaixadora no Brasil, Abena reconhece a importância de investir nas relações diplomáticas entre os dois países. “O Brasil é um país anfitrião. Uma das razões de termos a embaixada de Gana aqui é fomentar os relacionamentos. E, para que tenhamos sucesso, é preciso abrir uma discursarão entre governos, empresas e sociedades”, disse ao Metrópoles.

Helen Nunes, Sara Bravo e Hélio José Raul (JP RODRIGUES/ESPECIAL PARA METRÓPOLES)

 

Abena demonstrou vontade de promover mais eventos para divulgar a cultura africana. “Criamos um comitê responsável por promover eventos culturais. Esperamos repetir encontros como este algumas vezes ao ano”, adiantou.

A ONG Coletivo da Cidade atende 200 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, oferecendo atividades educativas, artísticas e apoio psicossocial na Cidade Estrutural.

+ sobre o tema

Polícia dispersa protesto contra a Vale em Moçambique

Policiais dispersaram nesta quarta-feira um protesto de moradores...

Novos rumos na África

Presa na herança estrutural terrível do passado, fragmentada por...

Argélia anula dívida de 12 países africanos

A medida do governo argelino beneficia o Benin,...

para lembrar

Socialistas querem que Hollande enfrente Merkel

Em um documento de 21 páginas coordenado pelo...

Panafricanismo galvaniza desenvolvimento de África

O vice-governador do Moxico para a esfera económica,...

Retrocesso: EUA: Suprema Corte limita responsabilidade do empregador em assédio

A Suprema Corte dos Estados Unidos determinou nesta...

Realeza Africana: 8 belas princesas negras

A mídia gosta de relatar acontecimentos da realeza europeia,...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=