Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou 25 anos de luta contra o racismo, no último domingo (14/7), e, para celebrar a data, a entidade lançou a campanha “Rebele-se contra o Racismo! Por um Brasil mais Justo”. A ação é composta de 20 placas de outdoor espalhadas pela cidade, inspiradas no grafite do movimento Hip Hop.

Nesta sexta-feira (19/7), a partir das 10h, a presidenta Dilma recebe os principais representantes do movimento negro do país. O presidente da Unegro, Edson França, estará presente e apresentará as principais bandeiras dessa nova etapa da entidade: fim da violência e dos assassinatos dos jovens negros e combate à intolerância religiosa, que tem o Candomblé como principal alvo.

Além disso, a UNEGRO defende o resgate da escola pública, com investimentos de 10% do PIB na educação e a efetiva implantação da Lei 10.639, que determina o ensino da história e da Cultura Africana e Afrobrasileira.

História

A União foi Organizada em Salvador em 1988, no calor da campanha pela criminalização do racismo na Constituição. Teve um papel destacado na inclusão do Capítulo do Negro na Constituição baiana, em 1989 e tem como uma das fundadoras a ex-vereadora Olivia Santana (PCdoB). 

A entidade conseguiu levar três delegados para a III Conferência Mundial contra o Racismo (2001), e foi a voz da Bahia a denunciar, em plenário oficial das Nações Unidas, as mazelas do racismo que exclui a população negra. Segundo Jerônimo Silva Júnior, membro da executiva nacional da UNEGRO, a política de cotas para negros na universidade é a mais importante política conquistada pelo movimento negro nos últimos tempos.

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Após alerta de risco de câncer, Coca pode mudar fórmula de corante

Pesquisa americana afirma que substância seria cancerígena.Fabricante diz que...

Negros têm acesso às universidades na velhice

Ministra revela que negros ainda sofrem discriminação no país D´Acelino...

para lembrar

Lei inclui ‘Afoxé Omo Oxum’ no calendário cultural de Sergipe

O ano de 2011 começou a todo vapor para...

Valdecir Nascimento: Carta manifesto de apoio a Valdecir Nascimento

Exmo.sr. Jaques Wagner Governador do Estado da Bahia Salvador/BA...

Heróis Negros – liderança e sabedoria

Por que os Heróis não são Heróis negros? Pergunta...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=