Unesp lança edital do vestibular 2010

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou nesta terça-feira (14) o edital do vestibular 2010. Em março, a instituição aprovou mudanças no processo seletivo, que passou a ter duas fases, com um total de três dias de exame. Antes o vestibular era realizado em fase única.

Fonte: UOL Notícias 

Os candidatos poderão concorrer a 6.394 vagas. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, de 8 de setembro a 2 de outubro.

 

A prova da primeira fase será no dia 8 de novembro. Os candidatos serão convocados no dia 4 de dezembro e farão as provas nos dias 20 e 21 de dezembro. A divulgação da convocação para matrícula e da lista de espera acontecerá em 29 de janeiro de 2010.

 

Como será a prova
A primeira fase, eliminatória, terá prova de conhecimentos gerais, com 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área especificada nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais):

 

# Linguagens, códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte);
# ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática);
# ciências humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia).

 

Para realizar a segunda fase, serão convocados os mais bem classificados na primeira etapa. Esta fase será aplicada em dois dias. No primeiro, a avaliação será composta de 12 questões discursivas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12, também discursivas, de ciências humanas e suas tecnologias.

 

No segundo dia, os candidatos farão a prova com 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma prova de redação em língua portuguesa, de gênero dissertativo. A duração de cada dia de prova (primeira e segunda fases) será de quatro horas e meia.

 

Uso do Enem
O aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também será maior. Até o último processo seletivo, a nota do exame compunha 4% da nota final. Com as mudanças aprovadas, o Enem representará 10% da pontuação final, nos cursos em que não há prova de habilidade específica.

 

As provas de habilidades específicas, que antes eram aplicadas para todos os candidatos, agora passarão a ser realizadas apenas pelos estudantes convocados para a segunda fase.

 

Veja o quadro com as mudanças no processo seletivo:

 

Mudanças no vestibular da Unesp

Como era Como ficou
Fase única: três dias seguidos de provas, aplicadas a todos os candidatos. Duas fases: três dias de provas. A primeira fase (um dia) é aplicada a todos os candidatos. A segunda fase (dois dias) será aplicada a um total de candidatos entre 4 e 6 por vaga de cada curso.
Primeiro dia: conhecimentos gerais (84 questões de múltipla escolha de geografia, história, língua estrangeira – inglês ou francês -, matemática, física, química e biologia. Primeira fase: prova de conhecimentos gerais com 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área especificada nos PCNs – linguagens, códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática); ciências humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia).
Segundo dia: conhecimentos específicos (25 questões discursivas de matérias ligadas à área do curso – ciências exatas, ciências biológicas ou humanidades). Segunda fase – primeiro dia: será composta de 24 questões discursivas, sendo 12 de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12 de ciências humanas e suas tecnologias.
Terceiro dia: língua portuguesa (10 questões dissertativas e uma redação). Segunda fase – segundo dia: será composta de 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma prova de redação em língua portuguesa, de gênero dissertativo.
Duração de cada dia de prova: quatro horas. Duração de cada dia de prova: quatro horas e meia.
Nota de corte: não há. Nota de corte: será parametrizada adicionalmente pela probabilidade de convocação para matrícula, a partir do desempenho na prova de conhecimentos gerais.
Cálculo da nota final: cada prova é avaliada em escala de 0 a 100 pontos, sendo que as de conhecimentos específicos e língua portuguesa terão peso dois e a de conhecimentos gerais, peso um. Para os cursos com provas de habilidades, a nota vai de 0 a 100 e terá peso dois ou três. A nota final será a soma de cada prova multiplicada por dois (exceto conhecimentos gerais). e dividida por cinco (sete ou oito, para os cursos com prova de habilidades). Cálculo da nota final: cada prova é avaliada em escala de 0 a 100 pontos para conhecimentos gerais e de 0 a 100 para conhecimentos específicos e redação, sendo de 0 a 72 para as questões discursivas da segunda fase e de 0 a 28 para redação. Para cursos com provas de habilidades, a nota será atribuída de 0 a 100. A nota final será a média aritmética simples das duas fases (ou três fases, para os cursos com provas de habilidades, também com nota de 0 a 100), com peso um para cada fase.
Uso do Enem: 20% da nota de conhecimentos gerais, quando superior a ela, o que representa 4% da nota final (para cursos em que não há prova de habilidades). Uso do Enem: 20% da nota de conhecimentos gerais, quando superior a ela, o que representa 10% da nota final (para cursos em que não há prova de habilidades).
Prova de habilidades: aplicada para todos os candidatos de cursos para os quais há a prova, com exigência programática de bibliografia especializada. Prova de habilidades: aplicada apenas aos candidatos convocados à segunda fase, constituída de uma avaliação exploratória do potencial do candidato e sua aptidão para o curso escolhido, sem exigência programática de bibliografia especializada.
Critérios para desempate: prevalecem, sucessivamente, as notas atribuídas às provas de conhecimentos específicos, de conhecimentos gerais (sem considerar a nota do Enem), à redação (prova de língua portuguesa) e à disciplina com maior número de questões na prova de conhecimentos específicos da área de opção do candidato. Critérios para desempate: maior nota na prova de conhecimentos gerais (sem considerar o Enem), maior nota na prova de conhecimentos específicos e maior nota na prova de redação.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unesp

 

 

+ sobre o tema

Conselho Tutelar e as Modificações proporcionadas pela lei n. 12.696/2012

Luiz Antonio Miguel Ferreira Com a vigência da Lei n....

Candidatos já podem consultar os locais onde farão as provas do Enem

Site disponibiliza locais de provas do Enem de 3...

Prouni já tem mais 184 mil estudantes inscritos

Até as 12 horas desta quinta-feira (17), primeiro dia...

para lembrar

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino...

SP: professor é preso suspeito de vender drogas a alunos

Um professor de português da rede pública de ensino...

Inscrição para vestibular das Fatecs começa nesta sexta

  As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de...

Salto para o Futuro discute impacto do racismo na educação

Considerando ser 2011, segundo a ONU, o Ano Internacional...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=