Veja a lista de universidades que vão adotar o Enem 2009 no vestibular

Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 será aceito em pelo menos 66 vestibulares de universidades públicas de todo o país – dentre elas a USP (Universidade de São Paulo), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Fonte: UOL

As universidades e institutos federais que aderiram totalmente ao Enem 2009 vão incluir suas vagas em um sistema elaborado pelo ministério, no qual os estudantes poderão se candidatar aos cursos oferecidos. A pasta ainda deve divulgar as datas de inscrição no sistema, mas a participação no Enem é condição obrigatória para poder concorrer.

As inscrições do Enem 2009 vão até as 23h59 da próxima sexta-feira, dia 17 de julho, e só podem ser feitas pela internet. É preciso preencher o cadastro e imprimir o comprovante de inscrição e o boleto; a taxa custa R$ 35.

Veja a lista das universidades e institutos federais que utilizarão o exame:

 

USP

 

No vestibular da Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo), para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, a nota do enem é utilizada na primeira fase do vestibular. O exame será utilizado também para compor o bônus para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas do país.
Para o vestibular deste ano, a Fuvest só irá aceitar a nota do Enem 2009.

 

Unicamp

 

No vestibular 2010 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a nota da parte objetiva do Enem pode contribuir com 20% da nota da 1ª fase do vestibular, e só será considerado quando melhorar essa nota.
A Unicamp só aceitará o Enem 2009; notas de exames anteriores não poderão ser contadas.

 

Unesp

 

No vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o Enem 2009 poderá contar como 20% da nota de conhecimentos gerais, quando superior a ela. Isso representa 10% da nota final do vestibular (para cursos em que não há prova de habilidades; para esses, o Enem representa 6,66% do desempenho).
No vestibular 2009, o Enem tinha menor porcentagem na nota final (4%).

 

Universidades federais

 

Região Sudeste

 

Unifesp

 

No vestibular 2010 da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), dos 26 cursos oferecidos, 19 utilizarão somente o Enem 2009 como vestibular e 7 graduações terão duas fases obrigatórias (Enem 2009 e prova). Para os cursos com processo seletivo em duas fases, será necessário fazer duas inscrições: uma para o Enem 2009, até o dia 17 de julho, e outra para a segunda fase, entre os dias 1º e 30 de setembro.
Os cursos que terão duas fases são: ciências biológicas (Diadema), engenharia química (Diadema), letras (Guarulhos), ciências biológicas – modalidade médica (São Paulo), enfermagem (São Paulo), fonoaudiologia (São Paulo) e medicina (São Paulo).
Veja os cursos que utilizarão somente o Enem 2009 como critério para entrada no calendário do vestibular.

 

UFABC

 

A UFABC (Universidade Federal do ABC), em São Paulo, utilizará o Enem 2009 como forma única de seleção de candidatos à graduação.

Portanto, os interessados em ingressar nos cursos da universidade em 2010 devem se submeter, obrigatoriamente, à avaliação do novo Enem.
A universidade tem um posto para inscrições ao Enem e recebe pedidos até 17 de julho. Os interessados terão acesso a computadores conectados à internet e poderão imprimir o boleto bancário da taxa de inscrição no valor de R$ 35. Estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas estão isentos desse pagamento. Veja o endereço:
Av. Atlântica, 420, Valparaíso – Santo André
Atendimento: de 22/6 a 17/7, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
O candidato deve ter em mãos os números do CPF e do documento de identidade.

 

UFSCar

 

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) irá considerar o desempenho no Enem 2009 como metade da nota final do vestibular 2010, ou seja, a inscrição no Enem é obrigatória. Serão oferecidas 2.577 vagas em 57 cursos, nos campi de São Carlos, de Araras e de Sorocaba.
Depois de se inscrever no exame nacional, os vestibulandos devem se inscrever no vestibular, no período de 1º a 30 de setembro, exclusivamente pela internet. O período para pedidos de isenção de taxa da UFSCar vai de 6 a 23 de julho; veja mais informações no manual do candidato, disponível em no site da instituição.

 

Unirio

 

A Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes já em 2009.

 

UFRJ

 

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) vai adotar o Enem como primeira fase. A segunda etapa será aplicada pela UFRJ. Veja outras informações no edital.

 

UFF

 

A UFF (Universidade Federal Fluminense) – A partir de 2010 o Enem será utilizado para compor parte da nota da 1ª fase. A nota do Enem também servirá como bônus de 10% a 15% para compor a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.

 

UFRRJ

 

A UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) adotará o Enem como fase única já em 2009 e para o preenchimento das vagas remanescentes.

 

Ufes

 

A Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) vai usar o Enem 2009 na primeira fase do vestibular 2010.

 

UFVJM

 

A UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), em Minas Gerais, vai usar o Enem como fase única, já em 2009, para preencher 50% das vagas do processo seletivo e para as vagas remanescentes. A outra metade das vagas do vestibular 2010 será preenchida por meio do vestibular seriado.

 

UFU

 

A UFU (Universidade Federal de Uberlândia) adotará, no vestibular 2010, o Enem como primeira fase do processo seletivo. A segunda fase será aplicada pela universidade, em janeiro de 2010.

 

UFV

 

A UFV (Universidade Federal de Viçosa) usará o Enem para compor 50% da nota final do vestibular. O exame também será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.

 

Unifal

 

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) adotará o Enem como fase única do vestibular 2010.

 

UFTM

 

A UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) utilizará o Novo Enem de 2009 como parte da nota (20%) primeira fase do vestibular 2010.

 

Unifei

 

A Unifei (Universidade Federal de Itajubá) fará Utilização do Novo Enem como fase única para 4 cursos do campus de Itajubá (física, matemática, sistemas de informação e engenharia de materiais) e para todos os cursos do campus de Itabira. Para os demais cursos do campus de Itajubá (administração, ciências da computação e engenharias ambiental, da computação, de controle e automação, de produção mecânica, elétrica, hídrica, e mecânica), o Novo Enem será utilizado como primeira fase.

 

UFJF

 

A UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) permitirá que o candidato opte entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.

 

Ufla

 

A (Universidade Federal de Lavras) irá considerar o Enem como fase única para 60% das vagas do vestibular 2010. As demais serão ocupadas por ingressantes do processo seriado de ingresso, em que a nota do Enem compõe a 3ª fase.

 

Ufop

 

A Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) utilizará o Enem 2009 como primeira fase do vestibular 2010. A segunda fase será realizada por processo seletivo próprio.

 

UFSJ

 

A UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei) utilizará o novo Enem de três formas:

em substituição a nota da Prova de Conhecimentos Gerais da UFSJ, caso a nota da parte objetiva do Enem seja maior. Neste caso, a nota da redação do Enem não será considerada;

reserva de 10% das vagas de cada curso para o Sistema de Seleção Unificado do MEC;

para ocupação de vagas ociosas do vestibular, através do cadastro no Sistema de Seleção Unificado.
Região Sul

 

UFPR

 

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) vai considerar o desempenho no Enem 2009 como 10% da nota final no vestibular 2010. Ou seja, quem não fizer o Enem desse ano terá somente 90% da nota. Os dados referentes à inscrição no exame devem ser informados no ato da inscrição do vestibular. Veja a resolução completa sobre o uso do Enem.
A universidade disponibiliza três postos de atendimento para a realização das inscrições: um na reitoria, outro em Palotina e outro no Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná. O atendimento é das 8h às 18h. Outras informações podem ser obtidas no site da UFPR.

 

UTFPR

 

Para o vestibular 2010 da UTFPR (Universidade Técnica Federal do Paraná), será considerada somente a nota do Enem 2009; portanto, os interessados em uma das vagas da instituição devem se inscrever, obrigatoriamente, no Enem 2009.

UFSC

No vestibular da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o Enem 2009 poderá ser considerado como 20% da nota final. A inclusão do Enem será optativa e, caso prejudique o candidato, será descartada.

Para compor sua nota com o novo Enem, o candidato deverá fazer esta opção já na inscrição do concurso. A nota do exame que será adotada se refere somente à da prova objetiva. Com relação à redação, o estudante continuará sendo avaliado no vestibular pela própria UFSC. Veja outros detalhes no comunicado da universidade.

UFFS

A UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), em Santa Catarina, irá utilizar como vestibular somente a nota do Enem 2009. Ou seja, tanto quem está concluindo o ensino médio quanto quem já concluiu os estudos terá que prestar o novo Enem.

O processo seletivo de 2010 oferecerá 2.160 vagas para matrículas no primeiro e no segundo semestres de 2010, distribuídas entre as cidades de Chapecó (900 vagas), Erechim (400), Cerro Largo (330), Realeza (270) e Laranjeiras do Sul (260).

A UFFS ainda divulgará editais complementares ao edital da UFSC sobre cursos, vagas, turnos, prazos, procedimentos e documentos necessários à inscrição no processo seletivo. Outras informações podem ser obtidas no site da UFFS ou pelo telefone 0/xx/48/3721-6646.

UFCSPA

A UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), no Rio Grande do Sul, irá utilizar somente a nota do Enem 2009 como critério de escolha de candidatos a uma das 368 vagas oferecidas. Os interessados devem se inscrever ao exame até as 23h59 do dia 17 de julho, somente pela internet. Veja mais detalhes no edital do vestibular.

A universidade disponibiliza posto de inscrição na Rua Sarmento Leite, 245, em sua Biblioteca, de segunda a sexta-feira das 8h às 21h30 e aos sábados, das 8h às 14h.

Unipampa

Na Unipampa (Universidade Federal do Pampa), no Rio Grande do Sul, o ingresso para todos os cursos no vestibular 2010 deverá ser feito pelo Enem. Para esse vestibular, a instituição oferecerá cinco novos cursos, totalizando 46 opções de graduação.

Foram aprovados os cursos de engenharia de software (noturno) e engenharia agrícola (integral), ambos com 50 vagas, para o campus Alegrete. O campus Santana do Livramento aprovou o curso de ciências econômicas (noturno, com 50 vagas) e o campus São Borja aprovou relações públicas, com ênfase em produção cultural (noturno, com 50 vagas).

O campus de Itaqui aprovou o curso de nutrição (diurno, com 50 vagas) e Uruguaiana terá mais 30 vagas em medicina veterinária, originalmente com 50 vagas.

Furg

A Furg (Universidade Federal do Rio Grande), no Rio Grande do Sul, considerará o Enem 2009 como metade da nota do vestibular 2010; a outra metade virá das provas, que serão aplicadas em dezembro. O edital do vestibular 2010 deverá ser divulgado em setembro.

UFPel

A UFPel (Universidade Federal de Pelotas), no Rio Grande do Sul, irá utilizar como critério para entrada no vestibular 2010 somente o Enem 2009. A instituição foi uma das primeiras a aderir ao novo sistema.

Região Nordeste

 

Univasf

 

A Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009. Veja mais informações no edital do vestibular.

UFBA

 

A UFBA (Universidade Federal da Bahia) adotará o Enem para os cursos de bacharelado interdisciplinar e para os cursossuperiores de tecnologia. As graduações de formato tradicional da UFBA continuarão tendo ingresso pelo vestibular regular. Os candidatos a todos os cursos terão que se inscrever na universidade entre os dias 1 e 14 de setembro.

O edital do vestibular deve ser divulgado até o dia 23 de agosto.

UFMA

 

A UFMA (Universidade Federal do Maranhão) deverá adotar o Enem em fase única.

UFS

 

A UFS (Universidade Federal de Sergipe) utilizará o novo Enem para o preenchimento de vagas remanescentes.

UFPI

 

A UFPI (Universidade Federal do Piauí) adotará o Enem como fase única para metade das vagas de todos os cursos e para preencher vagas remanescentes a partir do processo de 2009. A outra metade das vagas será preenchida pelo processo seletivo seriado da instituição (PSIU – Programa Seriado de Ingresso na Universidade).

UFPE

 

A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) irá adotar o Enem 2009 para 1ª fase do vestibular 2010. Além disso, todos os candidatos farão a segunda fase do vestibular, nos dias 20 e 21 de dezembro, diferentemente do que ocorria nos processo anteriores.

UFRPE

 

A UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) adotará o Enem em fase única e vagas remanescentes a partir de 2009.

Ufersa

 

A Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) adotará o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.

Ufal

 

A Ufal (Universidade Federal de Alagoas) utilizará o Enem 2009 somente para preenchimento das vagas remanescentes.

UFRB

 

A UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) irá Utilizar o Enem 2009 como fase única para 70% das vagas ofertadas e como parte da nota para 30% das vagas. Também será utilizado para o preenchimento das vagas remanescentes.

UFCG

 

A UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) Utilizará o novo Enem para ocupação das vagas remanescentes.

Região Norte

Ufam

A Ufam (Universidade Federal do Amazonas) usará a nota do Enem como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo. As outras 50% serão preenchidas por meio de avaliação seriada. Veja outras informações no edital com informações sobre o uso do Enem.

A relação de cursos e o quantitativo de vagas para o ingresso em 2010 devem ser divulgados até 30 de outubro.

Ufac

A Ufac (Universidade Federal do Acre) Utilizará o Enem somente para o preenchimento de vagas remanescentes.

Unir

A Unir (Universidade Federal de Rondônia) utilizará o Enem 2009 como fase única para 10% das vagas. As inscrições ao vestibular da Unir vão de 29 de julho a 10 de agosto. Veja outros detalhes no site da universidade.

Em 2010, a Unir terá os seguintes novos cursos: teatro, artes visuais e música, em Porto Velho; engenharia de produção agroindustrial, no campus de Cacoal; gestão ambiental, em Guajará-Mirim; história, em Rolim de Moura; e administração, em Vilhena.

UFT

A UFT (Universidade Federal do Tocantins) utilizará o novo Enem como fase única para 25% das vagas do vestibular 2010, exceto para o curso de arquitetura e urbanismo. As demais vagas serão preenchidas pelo processo seletivo próprio da universidade. Veja outras informações no edital específico.

UFRR

A UFRR (Universidade Federal de Roraima) vai considerar o Enem 2009 somente para seleção de vagas remanescentes do vestibular 2010.

Região Centro-Oeste

UFG

A UFG (Universidade Federal de Goiás) irá Utilizar o Enem como parte da nota (40%) da 1ª fase de seleção e para vagas remanescentes.

UFMT

A UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) vai usar a nota do Enem para seleção em fase única para as 5.031 vagas oferecidas no vestibular 2010 e para vagas remanescentes. Veja outros detalhes no edital.

UFMS

A UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) adotará o Enem como 1ª fase para o vestibular 2010 e para o preenchimento de vagas remanescentes. No vestibular 2011, adotará o exame como fase única.

Institutos federais

IFRJ

O IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) vai usar o Enem para preencher 100% de suas vagas de graduação
(cursos superiores de tecnologia e licenciaturas) para 2010.

IFRN

O IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) utilizará o Enem como fase única para ingresso nos cursos de graduação.

IFG

O IFG (Instituto Federal de Goiás) utilizará o Enem para 20% das vagas dos cursos superiores de tecnologia.

IFSC

No IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), do total de vagas oferecidas nos cursos superiores, 20% serão destinadas a candidatos que optem pela utilização da nota do Enem.

IFPB

O IFPB (Instituto Federal da Paraíba) vai utilizar o Enem como fase única para ingresso nos cursos superiores
de tecnologia e licenciaturas.

IFRS

No IFRS (Instituto Federal Sul-rio-grandense), no Rio Grande do Sul, o aluno poderá optar a utilização da nota do Enem ou do processo seletivo tradicional da instituição.

IFPI

O IFPI (Instituto Federal do Piauí) vai usar o Enem para preencher 100% de suas vagas de graduação (cursos superiores de tecnologia e licenciaturas) para 2010.

IFPA

O IFPA (Instituto Federal do Pará) vai usar o Enem como única forma de acesso aos cursos superiores de
tecnologia e licenciaturas.

IFF

O IFF (Instituto Federal Fluminense), no Rio de Janeiro, irá oferecer 50% das vagas dos cursos superiores de tecnologia e licenciaturas para os candidatos do Enem 2009.

IFRS

O IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) vai usar o Enem como fase única para ingresso aos cursos superiores de tecnologia e licenciaturas.

IFBA

O IFBA (Instituto Federal da Bahia) vai usar o Enem para 50% das vagas oferecidas.

IFB

O IFB (Instituto Federal de Brasília) vai usar o Enem para ingresso no seu curso superior de tecnologia:
agroecologia.

IFS

O IFS (Instituto Federal de Sergipe) vai usar o Enem como fase única para ingresso na graduação.

IFMA

O IFMA (Instituto Federal do Maranhão) vai usar o Enem como fase única para ingresso na graduação.

IFES

O Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) vai usar o Enem para 20% das vagas de graduação.

IFMG

O IFMG (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais) vai usar a nota do Enem mais vestibular próprio para acesso às
graduações.

IFTM

O IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), em Minas Gerais, vai usar o Enem como fase única para ingresso nos cursos superiores.

IFAL

O IFAL (Instituto Federal de Alagoas) vai usar o Enem para 50% das vagas de graduação.

Cefet-RJ

O Cefet Rio de Janeiro (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) vai usar o Enem como fase única para ingresso na graduação.

+ sobre o tema

O homem lata: como a educação transforma gente em capital humano

A educação escolar está submetida a propósitos intencionais, a...

Críticas do MEC impulsionam disciplinas sobre ‘o golpe de 2016’

Pelo menos outras 4 universidades se inspiraram na UnB...

Malala estará em SP para debate sobre educação e papel das mulheres

É a primeira vez que a paquistanesa virá para...

para lembrar

Sentir Yorubá

Há um tantão de idiomas no mundo. São estruturas...

‘Não podemos ensinar as meninas do futuro com livros do passado’

Em um livro didático na Tanzânia, meninos são retratados...

‘É preciso vontade do professor’, diz especialista sobre aulas de cultura negra nas escolas

Oficina busca construir estratégias para que o estudo da...

Quem é a aluna bolsista cujo discurso de formatura viralizou na rede

Michele Batista, 23 anos, narrou a trajetória das classes...
spot_imgspot_img

Sete em cada 10 secretarias municipais de educação descumprem lei que obriga ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um levantamento mostrou que sete em cada dez secretarias municipais de educação descumprem parcial ou totalmente a lei que obriga o ensino sobre história...

Enegrecer a docência universitária

Um educador em um sistema de opressão é revolucionário ou opressor.   ‒ Lerone Bennett Jr. Peço licença para iniciar este texto com um dado bastante obsceno:...

6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe pauta a Agenda 2030

A sustentabilidade de novas tecnologias sociais foi debatida no 6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe sobre o desenvolvimento sustentável, que...
-+=