Unesp oferta 900 vagas de curso semipresencial em Pedagogia

Estão abertas até 27 de maio as inscrições para o curso semipresencial em Pedagogia da Unesp para professores em exercício nas redes de ensino de Educação Infantil e/ou Fundamental. O processo seletivo que visa a qualificar profissionalmente educadores e será oferecido dentro do programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio do convênio entre a Unesp e CAPES, com a chancela da Prefeitura de São Paulo e a gestão da da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Unesp).

por Soraia Marino Salum via Guest Post para o Portal Geledés

O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Haddad em cerimônia realizada em 6 de maio no CEU Quinta do Sol, com a presença do secretário de Educação do município Gabriel Chalita, do reitor e vice-reitora da Unesp, professores Julio Cezar Durigan e Marilza Vieira Cunha Rudge. Também estiveram presentes no evento o pró-reitor de Graduação Laurence Duarte Colvara, a diretora presidente da Fundação para o Vestibular da Unesp, professora Sheila Zambello de Pinho, o coordenador do NEaD, Klaus Schlünzen Junior e equipe.

Para concorrer a uma das 900 vagas disponíveis, os educadores precisam ser portadores de diploma de Curso Normal ou de Habilitação Específica para o Magistério em nível médio, ou de certificado de ensino médio (ou equivalente), ou de diploma de ensino superior; e não podem estar matriculados em qualquer curso de nível superior em instituições públicas (federal, estadual ou municipal). Quem não atua como professor do município também pode se inscrever.

A formação será gratuita e desenvolvida em 40 meses, com 60% de atividades à distância e 40% obrigatoriamente presenciais, as quais serão realizadas duas vezes por semana em 18 polos de apoio, instalados nas dependências das unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista. São eles: Água Azul, Alvarenga, Aricanduva, Butantã, Campo Limpo, Casa Blanca, Cidade Dutra, Jaçanã, Jambeiro, Jardim Paulistano, Meninos, Parque São Carlos, Pêra Marmelo, Parque Veredas, Quinta do Sol, Rosa da China, Vila Atlântica e Vila Curuçá. Cada polo abrigará 50 alunos do curso.

O vestibular será realizado pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) em única fase, no dia 21 de junho de 2015, com 60 questões de múltipla escolha de conhecimento gerais, sendo 15 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática, 10 de Geografia, 10 de História e 10 de Ciências, totalizando a pontuação máxima de 60 pontos. Além disso, os candidatos farão uma redação dissertativa que valerá 40 pontos.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 8 de julho. Os selecionados poderão realizar a matrícula a partir do dia 14 do mesmo mês e as aulas terão início em 1º de agosto.

Para informações completas sobre o processo seletivo, provas e distribuição de vagas, acesse o edital e se inscreva no endereço http://www.vunesp.com.br/VNSP1404/.

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Professora é ‘denunciada’ por pai de aluno por passar filme sobre cultura negra

Uma professora de Macaé foi denunciada na ouvidoria da...

Alunos de escolas públicas fizeram passeata contra racismo até a PMU

Estudantes desenvolveram trabalhos durante o ano com vistas à...

para lembrar

“Ser negra dentro da universidade é fazer o dobro para ser reconhecida”

“Professores duvidavam da minha capacidade e cheguei a receber...

Um quarto das escolas públicas não aborda o racismo em atividades extras na sala de aula

Nesta quarta-feira (21), Dia Internacional Contra a Discriminação Racial,...

Crise tirou 170 mil jovens da faculdade

Aumento do desemprego, falta de crédito e queda na...

Sucesso na internet Jota Júnior ministra palestra para estudantes em São Paulo

Jota Júnior é autor de vídeos que já somam...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=