Unicamp 2024: prazo para pedir isenção em taxa do vestibular começa nesta segunda; veja regras

Enviado por / FonteG1, por Fernando Pacífico

Candidatos podem solicitar gratuidade para comissão organizadora até 5 de junho, em site da universidade. Comissão projeta 10 mil beneficiários, alta de 18,4% sobre os 8,4 mil do ano anterior.

A Unicamp abre nesta segunda-feira (15) o prazo para pedido de isenção na taxa de inscrição do Vestibular 2024, nas seleções tradicional e para vagas onde o critério considera apenas o desempenh do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja abaixo detalhes e cronograma.

A solicitação deve ser feita pelo candidato até 5 de junho, no site da comissão organizadora (Comvest), e a universidade estadual impõe um pré-requisito para a concessão em quatro modalidades. O sistema deve ficar disponível a partir das 9h para envio dos dados.

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, explicou que a comissão espera beneficiar 10 mil estudantes, alta de 18,2% sobre o total de 8,4 mil inscrições gratuitas registradas no exame anterior.

A taxa do vestibular tradicional custa R$ 192, o mesmo valor aplicado na edição 2023. Já a inscrição para a modalidade via Enem é R$ 30 e também pemaneceu inalterada em relação ao ano passado.

“Vamos trabalhar para que haja maior engajamento e os alunos possam solicitar. Entendo também que talvez haja a questão da perda de poder aquisitivo, o que já impactou em outros momentos”, explicou o diretor da Comvest.

Segundo a comissão, a isenção pode ser solicitada por candidatos de todo o país e o edital com todos os detalhes sobre os exames “será divulgado em breve”, na página oficial dela.

Pré-requisito

Todos os candidatos precisaram concluir ou já ter finalizado em 2023 o ensino médio, informou a comissão. A lista de candidatos será divulgada também no site da universidade, em 28 de julho.

Quem pode solicitar?

  • Candidatos de famílias de baixa renda – até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio e oriundo de escola pública (até 6.680 benefícios);
  • Bolsistas em escolas particulares, mas de famílias de baixa renda (até 150 benefícios);
  • Funcionários da Unicamp/Funcamp (ilimitado);
  • Candidatos dos cursos noturnos de licenciatura ou tecnologia (ilimitado).

Cronograma

Vestibular tradicional

O período de inscrições no vestibular tradicional vai de 31 de julho a 31 de agosto, por meio da página da Comvest. A 1ª fase será em 29 de outubro, enquanto a 2ª está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro. A Unicamp prevê 2.540 vagas para 69 cursos em Campinas, Limeira e Piracicaba.

A Unicamp confirmou em março mudanças nas provas do Vestibular 2024, com destaque para a ampliação do número de questões de humanas na 1ª fase, e redução das perguntas de matemática para candidatos aos cursos de humanas/artes e biológicas/saúde na 2ª etapa.

A Unicamp informou que as avaliações de habilidades específicas para cursos onde há exigência desta etapa serão realizadas de 7 a 9 de dezembro.

Vagas via Enem

Já a seleção para vagas via Enem deve reservar 639 vagas distribuídas entre os cursos ofertados e as inscrições serão em novembro, informou a Unicamp. O período para candidaturas não foi divulgado até a publicação desta reportagem e as oportunidades devem ser divididas em dois grupos:

  • Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública: 50% das vagas.
  • Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas: 50% das vagas.

As inscrições do Enem 2023 devem ser realizadas no período de 5 a 16 de junho. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as avaliações ocorre em 5 e 12 de novembro.

+ sobre o tema

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

para lembrar

Sociólogo defende literatura de cordel nos ensinos fundamental e médio

A literatura de cordel tem um papel fundamental na...

Alagoanos participam do maior evento de educação técnica e profissional das América

Vinte e quatro alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem...

Meninos negros na escola: poder, racismo e masculinidade

Parte deste texto foi originalmente publicada na resenha intitulada...

Pesquisa indica avanços na educação de jovens, mas alerta para desigualdades

A situação educacional de brasileiros com idade entre 15...
spot_imgspot_img

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...
-+=