Unilab: Lula convida africanos para solenidade de lançamento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou os moçambicanos para o lançamento da pedra fundamental da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), prevista para o dia 10 de dezembro.

O convite de Lula aconteceu nesta terça-feira (09/11), em Maputo, capital de Moçambique, durante a instalação do Polo da Universidade Aberta do Brasil, no Instituto Nacional de Educação a Distância (Ined). Ao lado de Lula estava o governador Cid Gomes, único governador a integrar a comitiva presidencial. Em Moçambique, Cid reforçará a parceria com países africanos para a integração na Unilab.

“Todos vocês estão convidados para, acho que no dia 10 de dezembro ou quando a minha agenda permitir, ainda este ano, a gente lançar a pedra fundamental da Unilab. A Universidade Afro-Brasileira é uma universidade pensada para ter metade de alunos brasileiros, metade de alunos africanos para que a gente possa, no estado do Ceará, na cidade de Redenção, onde foi a primeira cidade a começar a luta pela libertação da escravidão, a gente ter uma universidade para acolher milhares de jovens da África para estudar”, explicou Lula.

No discurso, Lula reforçou ainda a necessidade do poder público investir em educação como uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade de vida. “Essa combinação é que pode permitir que a gente, sem pegar em uma arma, sem ferir um companheiro, a gente possa fazer a mais importante revolução que um ser humano possa fazer: a revolução do progresso, a revolução da distribuição de renda, a revolução do conhecimento, a revolução de garantir a cada homem e a cada mulher do planeta Terra o direito de tomar café, almoçar e jantar todo santo dia, porque sem isso nós não seremos ninguém”, disse Lula.

Na tarde desta quarta-feira (10), a comitiva segue para Seul, capital da Coreia do Sul, para participar da reunião do grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20). Lá, Cid Gomes manterá contatos com dois parceiros na instalação da siderúrgica do Pecém, a Posco e a Dongkuk. Na próxima quinta-feira (11), a presidente eleita Dilma Rousseff comporá a comitiva. Durante a viagem de Cid Gomes assume o Governo do Estado, o vice Francisco Pinheiro.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado (com informações do Governo Federal)
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Fonte:  Blog Prof. Evaldo Lima

+ sobre o tema

Moro diz que sistema prisional está sob controle, mas não testa presos

Se descontarmos o incentivo ao distanciamento social, o governo...

Mercadante quer Suplicy em chapa puro-sangue

Setores do PT paulista articulam a formação de uma...

“A derrubada do decreto 8243 foi um tiro no pé”, diz ao DCM a cientista política Thamy Pogrebinschi

O decreto 8243 está provocando discussões entre os brasileiros...

para lembrar

Doméstica terá os mesmos direitos de outros trabalhadores

Empregado terá aposentadoria por invalidez, pensão por morte e...

Complexo de vira-lata

"Complexo de vira-lata" é uma expressão criada pelo dramaturgo...

Lei obriga tradução de palavras estrangeiras em publicidade no Rio

Fonte: Folha de São Paulo -   Foto:  Pablo Jacob/Arquivo / Agência...

Brasil tem mais de 4.000 refugiados de 77 países

O número de refugiados cresceu nos últimos 15 anos....

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...

8 de março e o Dia Internacional da Mulher

Eva Alterman Blay Professora Emérita FFLCH/USP 04/03/2023 E de repente é 8 de março novamente! O que fizemos nos últimos amargos 4 anos, como o comemoramos¿ Tenho múltiplas...

Política social do governo para mulheres fracassa

Por ignorância, incompetência, má-fé — ou tudo isso junto —, o governo de Jair Bolsonaro tem imensa dificuldade de acertar na política social. Por isso, para...
-+=