Universidade com campi na BA e no CE cancela vestibular para transgêneros e intersexuais após pedido do MEC

Processo seletivo disponibilizava 51 vagas de cursos de graduações na Bahia e 69 vagas para o Ceará. Presidente Jair Bolsonaro falou sobre cancelamento nesta terça-feira (16), no Twitter.

Do G1 BA

Uma mão com um lápis passando as respostas para o gabarito, e um óculos em cima da folha
(Foto: Imagem retirada do site Quero Bolsa)

A Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) cancelou o vestibular específico para candidatos transgêneros e intersexuais das unidades da instituição na Bahia e no Ceará, após intervenção do Ministério da Educação (MEC).

A informação foi divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (16), no Twitter.

Twit de Jair Bolsonaro
(Foto: Reprodução/Twitter)

“A Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Federal) lançou vestibular para candidatos TRANSEXUAL (sic), TRAVESTIS, INTERSEXUAIS e pessoas NÃO BINÁRIOS. Com intervenção do MEC, a reitoria se posicionou pela suspensão imediata do edital e sua anulação a posteriori”, escreveu o presidente em suas redes sociais.

Em nota, o MEC informou que questionou a legalidade do processo seletivo na Unilab, via Procuradoria Geral da República (PGR). Segundo o Ministério da Educação, a motivação do pedido foi o fato de que “a Lei de Cotas não prevê vagas específicas para o público alvo do citado vestibular”.

Ainda de acordo com o MEC, a instituição de ensino não apresentou parecer com base legal para elaboração da política afirmativa de cotas, conforme edital lançado na semana passada e, por isso, a universidade solicitou o cancelamento do certame.

Também por meio de nota, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) disse que anulou o processo seletivo “considerando o Parecer n. 81/2019, emitido pela Procuradoria Federal junto à instituição”.

Ainda no comunicado, a Unilab disse que o “processo seletivo visava à ocupação de vagas ociosas, que não foram preenchidas por editais regulares da Unilab, notadamente aqueles baseados no Enem/SiSU”.

Conforme a instituição, a PGR é responsável por orientar que os atos administrativos da universidade estejam em conformidade com a legislação vigente e entendeu de que o edital vai de encontro à Lei de Cotas e aos princípios da razoabilidade, proporcionalidade e da ampla concorrência em seleções públicas.

Vestibular

Print de tela do edital do processo seletivo para pessoas transgêneras e intersexuais
Vestibular específico para transgêneros e intersexuais na BA é suspenso, diz Bolsonaro (Foto: Imagem retirada do site G1)

A Unilab é uma instituição federal e lançou o processo seletivo na última quarta-feira (10), com 120 vagas em 15 cursos presenciais em três campi — São Francisco do Conde (BA), Redenção e Acarape (CE). Os cursos de graduação presencial tinham ingresso previsto no dia 30 de setembro.

Na Bahia, foram disponibilizadas 51 vagas nos seguintes cursos de graduação: Ciências Sociais (8), História (8), Humanidades (8) Letras/Língua Portuguesa (9) Pedagogia (8), Relações Internacionais (10).

Já para o Ceará eram 69 vagas para os cursos de Administração Pública (5), Agronomia (2), Antropologia (10), Ciências Biológicas (2), Enfermagem (6), História (10), Humanidades (10) Letras/Língua Inglesa (1), Letras/Língua Portuguesa (3), Matemática (3), Pedagogia (8), Química (4), Sociologia (5).

As inscrições começaram na segunda-feira (15) e ficariam abertas até o dia 24 de julho.

+ sobre o tema

Ilustradora da PB busca apoio para publicar livro que aborda racismo

Uma história mais ou menos parecida' é voltada para...

USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade...

13 filmes que discutem racismo na educação

Consciência Negra. Dia em que se relembra a morte...

Considerações sobre nativos e analógicos digitais, enquanto valores construídos pela escola, na perspectiva de formação do cidadão

Janilson Pessoa Cabral Introdução Até a vigência da atual Constituição Federal,...

para lembrar

Ministério da Educação (MEC) disponibiliza curso online e gratuito de francês

  Quer aprender francês e não tem tempo ou dinheiro...

Governo abre novas chamadas para bolsas do Ciência sem Fronteiras

Inscrições para graduações-sanduíche começam nesta terça-feira e vão até...

Unicamp abre inscrições para vestibular 2014

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu inscrições para...

Seminário regional discute ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas

Os desafios e perspectivas da lei 10.639 – instituída...
spot_imgspot_img

Lei do ensino de História da África nas escolas completa 20 anos e escancara lacunas na formação de professores antirracistas

Após ler em sala o poema O Pequeno Príncipe Preto, de Marcelo Serralva, para seus alunos da educação infantil, Luciana Deus, professora da rede pública,...

Gabarito do Enem já está disponível para consulta

Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano já podem consultar o gabarito oficial e os cadernos de questões....

Ministério da Igualdade Racial destina R$ 1,9 milhão para bolsas do CNPq

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) anunciou, nesta quarta-feira (8/11), a destinação de R$ 1,9 milhão para 259 bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações...
-+=