Guest Post »

Universitários brasileiros são brancos, moram com os pais e estudam pouco

Pesquisa traçou perfil do estudante que cursa os últimos semestres do ensino superior

Do O Globo 

RIO – Os alunos que concluem o ensino superior no Brasil são, em sua maioria, solteiros (68,9%), brancos (59,9%), moram com os pais (56,6%) e dedicam apenas de uma a três horas por semana aos estudos (49%). Os dados são de um relatório divulgado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O documento “Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015” foi baseado em um questionário aplicado com 447.056 participantes da edição daquele ano do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Todos concluiriam a graduação até, no máximo, o primeiro semestre de 2016.

Entre os participantes do questionário que “fogem” do perfil convencional, um em cada quatro é casado. Há, também, uma pequena fatia de separados judicialmente e divorciados (3,4%).

Em relação à etnia, 30,1% dos alunos se declaram pardos ou mulatos. Apenas 7,7% dos participantes do levantamento são negros.

Embora a maioria dos estudantes ainda dividam o teto com os pais, 31,1% moram com o cônjuge e/ou com filhos, enquanto 7% moram sozinhos.

Apenas 8% dos alunos figuram na categoria dos “mais estudiosos” – que dedicam mais de 12 horas por semana às disciplinas. Trinta e sete por cento dedicam entre quatro e 12 horas no mesmo período a esta atividade. E 6% admitem que não estudam, limitando-se a assistir às aulas.

 

Related posts