USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+

Enviado por / FonteJornal da USP

Público com mais de 60 anos pode participar de disciplinas em áreas como comunicação, direito, tecnologia e educação, além de atividades complementares físicas e culturais

O programa USP 60+ completa 30 anos de sua criação e está com as inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024. A abertura de vagas se inicia nesta segunda-feira, 29 de janeiro, e vai até 20 de fevereiro, pelo site cultura.usp.br/usp60. Todas as atividades são gratuitas e as pessoas interessadas não precisam ter vínculo com a universidade: o único requisito para a matrícula é ter 60 anos de idade ou mais.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e está em sua 57ª edição. O programa é realizado na capital e nos campi do interior, e disponibiliza mais de 4 mil vagas divididas entre disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. 

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa conta com mais de 200 atividades em diversas áreas do conhecimento. Produção audiovisual; cultura e educação afro-brasileira e indígena; redação publicitária; direito tributário; introdução à programação de computadores; psicologia social; fisiologia da atividade motora; e política fiscal. Esses são alguns exemplos das disciplinas regulares ministradas nos diversos campi da USP, além dos cursos de extensão, como análise de balanços, farmacologia clínica, cursos de línguas e montagem de plantas para herbário.

Convite à dança

Também estão previstas atividades físicas para idosos como dança sênior, lian gong (sistema de práticas corporais chinesa) e dança de salão. Bem como ações culturais com especialistas de diversas áreas, como oficina de teatro, coral, trilha ecológica e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da USP. Para algumas destas atividades complementares, as inscrições são realizadas ao longo do semestre.

O médico Egidio Lima Dórea, doutor em nefrologia pela USP, é o coordenador do programa USP 60+. Para ele, um dos fatores relevantes para envelhecer bem é o encontro de gerações. “Nós inovamos quando acrescentamos a intergeracionalidade, essa troca de experiências dentro de sala de aula com os alunos da graduação”, afirma.

“A ideia do programa USP 60+ é fornecer à população acima de sessenta anos oportunidades para o aprendizado ao longo do curso de vida. Sabemos que esta é uma das características principais para você ter um envelhecimento saudável”, explica o médico.

+ sobre o tema

Primeiras alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas começam a receber aulas

Um projeto inovador da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais...

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e...

para lembrar

Inscrições para o Sisu começam nesta quinta (16); tire dúvidas

Começa nesta quinta-feira (16) o período de inscrições para...

Unicamp disponibiliza 12 cursos gratuitos on-line; confira

A Escola de Extensão da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em...

Educação: Novo secretário de Alckmin diz que Serra ‘errou’ ao reduzir Escola da Família”

Paulo Alexandre Barbosa descarta argumento de que programa não...
spot_imgspot_img

Edital vai apoiar pesquisadores negros e indígenas em projetos de transição energética no Nordeste

Com o objetivo de ajudar na preparação de uma nova geração de pesquisadores negros e indígenas para pensarem em soluções baseadas em ciência e...

Grupo Articulador Enfrentamento ao Racismo desde a Primeira Infância realiza nova rodada de diálogos em Brasília

Desde o dia 09 de setembro as organizações AME – Ação Mulheres pela Equidade e Geledés Instituto da Mulher Negra, integrantes do Grupo Articulador...

42 cursos para estudar na USP e na Unicamp de graça e online; veja a lista

Estudar em casa e sem pagar nada é possível, especialmente com a oferta de cursos online das prestigiadas universidades públicas USP (Universidade de São Paulo) e...
-+=