USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a empresa de tecnologia educacional Veduca vão lançar nesta terça-feira (1o) o primeiro curso nacional de MBA oferecido gratuitamente e de forma on-line para qualquer internauta. O curso de especialização em engenharia e inovação, ofertado nos moldes dos MoocsGlossário compartilhado de termos de inovação em educação (cursos virtuais, gratuitos e de nível superior), será ministrado por professores das instituições e disponibilizados na plataforma do Veduca. Outra novidade é que, ao fim do curso, os candidatos que desejarem, poderão solicitar um certificado de conclusão emitido pelo Centro Universitário UniSEB, instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). O diploma, no entanto, terá um custo ao aluno. O valor ainda não foi divulgado.

Getty Images

O lançamento desse MBA on-line coloca as universidades brasileiras no centro de um movimento mundial que vem reconfigurando a lógica tradicional da educação superior no globo. Isso porque, as aulas e os conhecimentos dos professores de universidades de elite não são mais privilégio dessas instituições. Agora, todo esse material tem sido disponibilizado na web, em plataformas como o Coursera, o edX, o próprio Veduca e, a partir do ano que vem, no Mooc.org – ambiente que está sendo desenvolvido pelo Google em parceria com Harvard e MIT. O lançamento do MBA em engenharia com a participação de professores da USP e UFSC ocorre logo após a reconhecida universidade norte-americana Wharton disponibilizar conteúdos de seu MBA de forma gratuita.

Mas, além do acesso às aulas de professores dessas instituições de ponta – legendados em português ou produzidos integralmente no nosso idioma – , o custo zero é outra vantagem que atrai o internauta. No Brasil, um MBA on-line de instituições de prestígio, como a FGV (Fundação Getulio Vargas) e o Ibmec, pode custar mais de R$ 15 mil. A diferença, no entanto, é que o MBA gratuito do Veduca não oferece, ao menos por ora, sistemas formais de tutoria e acompanhamento de professor para a resolução de dúvidas, o que ocorre nos cursos da FGV e do Ibmec.

Curso

O curso de pós-graduação lato sensu em engenharia e inovação terá ênfase na gestão da produção. Todos os conteúdos serão abordados por meio de videoaulas gravadas pelos professores da USP, USP São Carlos e da federal de Santa Catarina. Também compõem a grade vídeos gravados por professores estrangeiros de outras universidades de renome já presentes no portal do Veduca. Mesmo sendo aberto à participação de todos, o MBA é recomendado para profissionais e empreendedores com formação em nível superior. Não é necessário que o aluno seja formado em engenharia, mas as aulas são voltadas a estudantes que já trabalham como gestores de equipes, de projetos, além de designers de produtos e profissionais de criação.

No MBA do Veduca, o curso pode ser iniciado a qualquer momento. Ou seja, o candidato não precisa esperar para participar de um processo de seleção ou de uma época fechada para inscrição, como ocorre no Coursera, por exemplo. Ao entrar na plataforma do Veduca, o candidato terá acesso a todo o conteúdo do MBA já disponível para consulta. Após assistir à aula digital de sua própria casa ou até do trabalho, o usuário poderá avaliar o seu desempenho resolvendo testes de múltipla escola, aplicar os conceitos aprendidos nas videoaulas por meio de estudos de casos sugeridos, além de ter acesso a outros materiais de consulta indicado pelo professor-palestrante. No ambiente virtual, o candidato ainda terá acesso a ferramentas que possibilitam interação com outros participantes nos fóruns exclusivos para que está fazendo o MBA. Não haverá interação com um professor-tutor.

De conteúdo programático, os alunos terão acesso a assuntos divididos em pelo menos sete módulos, com uma duração média de 40 horas cada um deles. No de gestão da inovação, serão discutidos conceitos e abordagens para gerenciamento de processos de inovação. Em gestão do desenvolvimento de produtos e serviços, o foco será as estratégias para a criação de um novo produto. No módulo sobre princípios de sustentabilidade e tecnologias portadoras, as aulas abordarão a relação entre infraestrutura e meio ambiente. No conteúdo programático sobre liderança e gestão de pessoas, serão abordadas as competências necessárias ao alcance de metas. Em gestão de projetos, serão introduzidos algumas formas de gerenciamento. Agregam-se a esses módulos, o de engenharia econômica e o curso de metodologia científica.

Ao finalizar o curso, o aluno que optar, poderá solicitar um certificado de conclusão. Mais detalhes sobre como funcionará a certificação serão conhecidos amanhã, no lançamento, e atualizados neste post em seguida.

Confira o vídeo de apresentação do professor Daniel Amaral, da USP São Carlos, responsável pelo módulo sobre gestão de projetos:

Fonte: Provir

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=