Utopia e luta contra o nazifascismo, o racismo, a opressão

A Comunidade Autônoma Utopia e Luta foi atacada, pela segunda vez, por nazifascistas. Rasgaram sua bandeira, picharam em sua porta símbolos que representam intolerância, violência e morte.

Neste vídeo, integrantes da comunidade contam e refletem sobre o que aconteceu:

Nota pública Utopia e Luta:

A intenção da Comunidade Autônoma Utopia e Luta nunca foi de criar embate com qualquer grupo político seja ele qual for.

Inclusive pensamos que o debate não deve ficar polarizado em nosso assentamento, as ameaças neo nazistas são contra a sociedade como um todo, visam um pensamento de morte e segregação, que nos leva apenas à violência.

Queremos apenas seguir o trabalho que viemos construindo há 6 anos desde a ocupação do prédio. Que é tocar uma padaria, serigrafia, teatro, lavanderia, costura e horta como ferramentas inclusivas diante as crises em todas a areas que afetam nossa sociedade.

Nossas pautas são positivas e não queremos lutar contra o sistema, mas construir um novo, mais solidário, justo e cooperativo, com a promoção da diversidade.

Não vemos motivações que levem ao ódio e ataque dos grupos neo nazistas, pois não somos comunistas, socialistas, anarquistas, não somos apenas negros, homossexuais, judeus, somos uma pluralidade de pessoas e famílias que buscam dignidade e autonomia através da autodeterminação.

Aos que criticam esta autonomia, visam apenas interesse de desqualificação, minimizando o fato ocorrido de segregação neo nazista, portanto os que desviam o assunto ao debate de nossa autonomia estão defendendo e acobertando os ataques discriminatórios, numa postura completamente desconectada diante da importância que estes ataques violentos vêm causando em Porto Alegre contra nossa sociedade.

Enfim, não estamos por guerra, este tempo já passou, pensamentos discriminatórios não tem mais vez, lutamos por diversidade, lutamos por outra economia de abundância e solidária, lutamos contra toda forma de opressão, lutamos por uma sociedade sem violência, seja ela capital, simbólica ou física.

Prosseguiremos com nosso trabalho sério e afirmativo sem aceitar provocações que apenas levam ao conflito desnecessário.

O combate contra os pensamentos neo nazistas devem ser feitos pelas autoridades e pela sociedade como um todo que é agredida constantemente por pensamentos fascistas e preconceituosos.

 

Fonte: Coletivo Catarse

+ sobre o tema

Recessão gerada pela pandemia impacta mais mulheres e negros no mercado de trabalho

O quadro recessivo gerado pelo isolamento social atingiu quase...

Pastores pentenconstal tocam fogo em templos indigena no Brasil

Pastores pentenconstal tocam fogo em templos indigena no Brasil....

Em defesa da democracia e de saúde para todos

Na última semana, escrevi nesta coluna sobre a campanha...

Apresentador Boris Casoy irá responder na Justiça por crime de preconceito

Apresentador Boris Casoy irá responder na Justiça por crime...

para lembrar

Já entramos no futuro climático que vai nos matar

Até 2022, eu não achava que fôssemos sobreviver. Era...

OAB-PE garante que vai acompanhar investigações sobre preconceito no Orkut

A matéria "Usuários do Orkut discriminam vítimas das...

“Somos estigmatizados” – por Marcelo Pellegrini

Cerca de 800 famílias vivem às margens da avenida...
spot_imgspot_img

STF demora meia década para decidir o óbvio

O Supremo Tribunal Federal (STF) demorou meia década para deliberar sobre o óbvio. Parcialmente, falhou. Na quarta-feira, em decisão conjunta, os 11 ministros concluíram...

Polícia mata 1 jovem a cada 5 dias após governo de São Paulo flexibilizar uso de câmera

Uma pessoa de 10 a 19 anos morreu em ações policiais a cada cinco dias em São Paulo em 2024, mais que o dobro...

O direito a ter direitos

É quase impossível ter argumentos com quem considera que algumas vidas valem mais que outras, que o direito de ir à escola ou ao...
-+=