Veja o que abre e fecha em São Paulo, Rio de Janeiro e mais 7 capitais em Corpus Christi

Veja o que abre e fecha em 9 capitais em Corpus Christi

Nesta quinta-feira, é celebrado o feriado de Corpus Christi, que alterará a rotina e os serviços em todo o País. Em algumas cidades do Nordeste, o feriadão vem acompanhado do Dia de São João, comemorado na sexta-feira. Veja o que abre e fecha em nove capitais no feriado:

 

 

São Paulo

 


O paulistano poderá participar de dois grandes eventos, mas também deve prestar atenção ao trânsito, que sofrerá alterações por parte da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no feriado prolongado de Corpus Christi. A Marcha para Jesus e a Parada do Orgulho Gay alterarão não apenas as ruas, mas também a operação do Metrô. Confira o que abre e o que fecha na capital paulista nos quatro dias:

Água

Quinta, sexta e sábado: Disque Sabesp (08000-11-99-11) funciona das 10h às 16h. A Central de Atendimento da Sabesp (telefone 195) funciona 24 horas e atende emergências. Atendimento online ocorre das 10h às 16h.

Domingo: Disque Sabesp (08000-11-99-11) funciona das 10h às 16h. A Central de Atendimento da Sabesp (telefone 195) funciona 24 horas e atende emergências. Atendimento online não funciona.

Bancos

Quinta-feira: Agências bancárias fecham.

Sexta-feira: Agências funcionam normalmente, das 10h às 16h.

Sábado: Agências operam conforme horário de sábado

Domingo: Agências fecham.

Correios

Quinta-feira: Agências dos Correios fecham. Somente a unidade do Aeroporto Internacional de Guarulhos funcionará das 9h às 17h.

Sexta-feira:Agências reabrem normalmente.

Sábado: O expediente será das 8h às 12h para as agências que funcionam aos sábados.

Domingo: Agências fecham.

Procon

Quinta-feira: Postos de atendimento no Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera fecham. Não haverá expediente para audiências, setor administrativo ou atendimento telefônico.

Sexta-feira: Atendimento retomado das 7h às 19h. Não haverá expediente para audiências, setor administrativo ou atendimento telefônico.

Sábado: Unidades funcionam das 7h às 13h. Não haverá expediente para audiências, setor administrativo ou atendimento telefônico.

Domingo: Não há atendimento.

Comércio

Quinta-feira:Funcionamento dos estabelecimentos é facultativo e, se ocorrer, será das 8h às 20h. As lojas em shoppings funcionam das 14h às 20h. As praças de alimentação e áreas de lazer (incluindo os cinemas) têm horário diferenciado: das 11h às 22h.

Sexta, sábado e domingo: funcionamento normal nos horários habituais para esses dias.

Trânsito

Quinta-feira: A CET vai interditar vias do Bom Retiro e de Santana até as 3h de sexta-feira para realização do evento Marcha para Jesus. A avenida Tiradentes, entre a avenida do Estado e o túnel Tom Jobim, sentido aeroporto, terá sua pista local interditada a partir das 6h, enquanto que a pista expressa fica fechada a partir das 9h. A praça Campos de Bagatelle será interditada das 6h às 23h. Já a avenida Olavo Fontoura, entre a praça Campos de Bagatelle e a rua Professor Milton Rodrigues será bloqueada das 9h30 às 15h. A praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira e a avenida Santos Dumont, nos dois sentidos, no trecho entre a avenida Brás Leme e a rua Santa Eulália. O horário previsto de bloqueio vai até as 23h.

Domingo: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região da avenida Paulista para a realização da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Estarão interditados, a partir das 10h, a avenida Paulista, sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Augusta, e no sentido Paraíso, entre a rua Padre João Manuel e a avenida Brigadeiro Luis Antônio. A partir das 11h30 a interdição será estendida, ficando a avenida Paulista bloqueada, no sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Consolação, e no sentido Paraíso, entre a rua da Consolação e a avenida Brigadeiro Luis Antônio. A partir das 12h, interdições na rua da Consolação, em ambos os sentidos, entre a alameda Santos e a avenida Ipiranga, e pista da esquerda, entre as avenidas Ipiranga e São Luis; na rua Rego Freitas, entre as ruas da Consolação e major Sertório; e na avenida Ipiranga, entre a rua da Consolação e a avenida São Luis.

Metrô

Quinta-feira: Devido ao feriado prolongado, as linhas 1-Azul e 3-Vermelha terão uma oferta maior de trens para as estações Palmeiras-Barra Funda, Jabaquara e Portuguesa-Tietê, que atendem os terminais rodoviários. O Metrô reforça a oferta também devido à Marcha para Jesus.

Sexta-feira: Operação do Metrô será feita em horário normal. Todas as linhas mantêm o número de trens dos dias úteis.

Sábado: Esquema de atendimento será igual ao do fim de semana, com 60% da frota de trens em circulação.

Domingo: Devido à 15ª Parada do Orgulho LGBT, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha terão oferta maior de trens, em relação à frota que circula aos domingos. A companhia informa que aumentará o esquema de segurança e o número de funcionários nas bilheterias da estações Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação e República. O Metrô recomenda ainda aos participantes da Parada do Orgulho LGBT a utilização das estações Consolação e Brigadeiro.

Prefeitura

Quinta, sexta, sábado e domingo: Repartições públicas municipais fecham. As praças de atendimento fecham. Parques municipais abrem normalmente.

Abastecimento

Quinta e sexta-feira: As feiras livres funcionam normalmente nos dois dias, nos locais e horários de costume. Funcionam ainda os mercados Kinjo Yamato (das 3h às 15h), Paulistano (6h às 18h), Central Leste (7h às 13h), Pirituba (7h às 14h), Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi, Vila Formosa e Teotônio Vilela (8h às 13h), Santo Amaro (8h às 14h) e Guaianases (8h30 à 13h). Os mercados da Lapa, Pinheiros e São Miguel fecham quinta-feira, mas reabrem na sexta-feira nos horários normais.

Teatros

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Os teatros Alfredo Mesquita, Décio de Almeida Prado, Flávio Império e Martins Penna, todos em reforma, ficam fechados. Os demais, incluindo o Theatro Municipal, mantém a programação normal.

Bibliotecas

Quinta As bibliotecas de bairro e Bosques da Leitura fecham.

Sexta-feira:As bibliotecas de bairro fecham. Biblioteca Mário de Andrade abre das 10h às 17h. Bosques da Leitura fecham.

Sábado: Bibliotecas de bairro reabrem. Biblioteca Mário de Andrade funciona das 10h às 17h. Bosques da Leitura abrem.

Domingo: Abrem apenas as unidades que costumam funcionam nesse dia e também os Bosques da Leitura.

Educação e Esportes

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: As aulas da rede municipal estão suspensas na quinta e na sexta-feira. Os CEUs abrem todos os dias para atividades culturais e esportivas. Os Clubes da Cidade funcionam em sistema de plantão e abrem todos os dias para atividades esportivas.

Saúde

Quinta, sexta e domingo: Hospitais e prontos-socorros funcionam. AMAs funcionam das 7h às 19h. AMAs Especialidades fecham. AMAs 24 horas funcionam. Unidades Básicas de Saúde e os Ambulatórios de Especialidades fecham.

Sexta-feira: Hospitais e prontos-socorros funcionam. AMAs funcionam das 7h às 19h. AMAs Especialidades fecham. AMAs 24 horas funcionam. Unidades Básicas de Saúde e os Ambulatórios de Especialidades fecham.

 

 

Rio de Janeiro

 

 

As agências da prefeitura do Rio permanecerão fechadas durante o feriado de Corpus Christi, mas os serviços de emergência para água, luz e esgoto são concentrados através do telefone 1746. Quem precisar enviar postagens pelo Correio no feriado poderá utilizar a agência do aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, que funcionará das 8h às 15h. Confira o que abre e o que fecha no Rio de Janeiro durante os quatro dias:

Bancos

Quinta-feira: Agências fechadas.

Sexta-feira: Funcionamento normal.

Sábado e domingo: Agências fecham.

Correios:

Quinta-feira: Todas as agências fecham, a não ser a do aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, que abre das 8h às 15h.

Sexta-feira: As agências funcionam normalmente.

Sábado: Agências funcionam em horário de sábado.

Domingo: Agências fecham.

Shoppings:

Quinta-feira: Ilha Plaza Shopping abre as lojas das 15h às 21h e a praça de alimentação das 12h às 22h. O Recreio Shopping abre as lojas das 15h às 21h, alimentação funciona das 12h às 22h, supermercado e farmácias, das 8h às 21h. O cinema abrirá normalmente. O Center Shopping Rio abre lojas e restaurantes das 15h às 21h. O Plaza Shopping opera das 15h às 21h. No Shopping Tijuca, as lojas funcionam das 15h às 21h, e a praça de alimentação abre às 10h, enquanto a área de lazer opera a partir das 12h e ambas fecham às 22h. O Barra Shopping abre as lojas das 15h às 21h, mas somente as que fizeram acordo com o Sindilojas, enquanto alimentação e lazer funcionam das 10h às 23h.

Sexta, sábado e domingo: Ilha Plaza Shopping, Center Shopping Rio, Plaza Shopping, Shopping Tijuca e Barra Shopping tem funcionamento normal.

Metrô

Quinta-feira e domingo: Funciona das 7h às 23h, assim como os serviços de ônibus Metrô na Superfície.

Sexta-feira e sábado: Trens circulam das 5h à 0h.

Barcas

Quinta-feira: Intervalos de 30 minutos na linha Niterói-Praça XV. A linha de Paquetá transcorre normalmente. Não haverá serviço nas linhas Charitas e Cocotá.

Sexta-feira: Entre 5h40 e 10h e das 16h às 20h, os intervalos serão de 20 minutos na linha Niterói-Praça XV. Nos demais horários, o intervalo será de 30 minutos. A linha de Charitas funcionará com intervalos de 13 minutos nos horários de pico e de 50 minutos nos demais horários. Saídas para a Ilha do Governador: 7h, 8h, 9h20, 11h40, 14h, 16h20 e 18h40. Ilha do Governador-Praça XV: 8h10, 10h30, 12h50, 15h10, 17h30 e 18h40.

Sábado e domingo: Intervalos normais de 30 minutos na linha Niterói-Praça XV. Cocotá e Charitas não funcionam.

Lixo

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Coleta de lixo e poda de árvores ocorrerá normalmente. Para chamadas de emergência, a população deve entrar em contato pela central de atendimento da prefeitura, 1746.

Água

Quinta-feira: A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) vai fazer atendimentos emergenciais 24 horas através da central de atendimento da prefeitura, 1746.

Sexta-feira: As agências voltam a abrir.

Luz

Quinta-feira: Agências da Light fecham. Para atendimentos comerciais e emergências, o numero do Disque-Light é 0800-282-020. O serviço fica disponível 24 horas, podendo ser feito também pelo site www.light.com.br

Sexta-feira: Agências reabrem. Para atendimentos comerciais e emergências, o numero do Disque-Light é 0800-282-020. O serviço fica disponível 24 horas, podendo ser feito também pelo site www.light.com.br.

 

 

Brasilia

 


No feriado de Corpus Christi, aqueles que forem à capital federal – ou que ficarem em Brasília -, podem aproveitar o Jardim Botânico e o Zoológico, que funcionarão de quinta-feira a domingo. Os shoppings apresentam horário especial durante o feriado, por isso clientes devem estar atentos. Veja o que abre e o que fecha em Brasília nos quatro dias:

Bancos

Quinta-feira: Bancos fecham.

Sexta-feira: Bancos abrem normalmente.

Sábado e domingo: Bancos fecham.

Comércio

Quinta-feira: lojas de rua e shopping abrirão das 14h às 20h.

Sexta-feira, sábado e domingo: Comércio funciona normalmente.

Correios

Quinta-feira: Agências fecham, exceto a do aeroporto, que operará das 9h às 17h.

Sexta-feira: Funcionamento normal.

Sábado: Funcionamento normal de sábado.

Domingo: Agências fecham.

Jardim Botânico

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Funcionamento normal das 9h às 17h.

Limpeza

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Serviços de coleta de lixo funcionam normalmente, embora com demanda menor.

Metrô

Quinta-feira: funciona das 7h às 21h30.

Sexta-feira: funciona em horário normal, das 6h às 23h30.

Sábado: opera das 7h às 23h30.

Domingo: opera das 7h às 19h.

Ônibus

Quinta-feira: Frota reduzida como em horário de domingo.

Sexta-feira: Frota normal de semana.

Sábado: Frota será como normalmente ocorre aos sábados.

Domingo: Frota será como normalmente ocorre aos domingos.

Saúde

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Emergências abrem normalmente.

Shoppings

Quinta-feira: O Park Shopping abre suas lojas entre 14h e 20h e as áreas de lazer e praça de alimentação, das 12h às 22h. O Boulevard abre suas lojas entre 14h e 20h, enquanto a área de alimentação opera das 12h às 22h. O Pátio Brasil abre suas lojas entre 14h e 20h, com praça de alimentação operando das 12h às 22h. No Iguatemi, as lojas abrem das 14h às 20h e praça de alimentação, das 11h às 22h. O Pier 21 funciona das 12h às 1h. O Shopping Liberty Mall, entre 12h e 18h. O Terraço Shopping abre suas lojas das 14h às 20h, enquanto a praça de alimentação funciona entre 12h e 22h.

Sexta-feira e sábado: O Park Shopping abre suas lojas e praça de alimentação entre 10h e 22h. Tanto as lojas como a praça de alimentação do Boulevard funcionam das 10h às 22h. No Pátio Brasil, tanto lojas como praça de alimentação abrem das 10h às 22h. No Iguatemi, as lojas e a praça de alimentação funcionam entre 10h e 22h. O Pier 21 funciona das 12h às 2h. O Shopping Liberty Mall, entre 10h e 20h. O Terraço Shopping abre suas lojas das 10h às 22h, enquanto a praça de alimentação funciona entre 12h e 0h.

Domingo: O Park Shopping abre suas lojas entre 14h e 20h, enquanto as áreas de lazer e praça de alimentação funcionam das 12h às 20h. O Boulevard abre suas lojas entre 14h e 20h e a área de alimentação, das 12h às 22h. O Pátio Brasil abre suas lojas entre 14h e 20h e a praça de alimentação opera das 12h às 22h. No Iguatemi, as lojas abrem das 14h às 20h, enquanto a praça de alimentação funciona das 11h às 22h. O Pier 21 abre das 12h às 1h. O Shopping Liberty Mall, entre 12h e 18h. O Terraço Shopping abre suas lojas das 14h às 20h e a praça de alimentação funciona entre 12h e 22h.

Supermercados

Quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo: abrem normalmente.

Zoológico

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: abre normalmente, das 9h às 17h

 

Belo Horizonte


As lojas de rua e dos shoppings estão autorizadas a funcionar normalmente, a critério dos lojistas, no feriado de Corpus Christi em Belo Horizonte (MG). Nos outros dias, o funcionamento será normal. Para quem prefere o ar livre, alguns parques são a opção para os quatro dias. Confira o que abre e o que fecha na capital mineira:

Bancos

Quinta-feira: não haverá expediente.

Sexta-feira: funcionamento normal.

Sábado e domingo: bancos fecham.

Comércio

Quinta-feira: lojas estão autorizadas a funcionar normalmente, a critério dos lojistas.

Sexta-feira, sábado e domingo: funcionamento normal.

Defesa Civil

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: O plantão de chuvas funciona durante 24 horas, todos os dias da semana. Os telefones são o 199 e o (31) 3277-8864.

Saúde

Quinta, sexta, sábado e domingo: as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), os hospitais João XXIII, Odilon Behrens, a Central de Internação e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionam normalmente. Os Cersams funcionam no horário diurno com equipe de plantão e com equipe completa à noite. O Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno funciona com equipe de plantão.

Ônibus

Quinta-feira: funcionam com quadro de horários de feriado.

Sexta-feira: circulam com quadro de horário reduzido.

Sábado e domingo: ônibus circulam com horários de fim de semana.

Metrô

Quarta-feira: horário especial de embarque nas estações Eldorado, Lagoinha, Central, São Gabriel e Vilarinho, que ficam abertas até as 23h20. As outras estações operam só para o desembarque no horário extra. Intervalos de 4 a 7 minutos no pico e de 18 minutos após as 23h02. Nos demais horários, intervalos de 10 a 12 minutos.

Quinta e sexta-feira: todas as estações funcionam até as 23h, exceto a Central, que fica aberta até as 2h. Intervalos de 14 minutos durante todo o dia.

Sábado: horário normal de operação em todas as estações, funcionando das 5h15 às 23h. Intervalos de 8 a 10 minutos até as 13h e de 12 a 15 minutos nos demais horários.

Domingo: horário normal de operação em todas as estações, funcionando das 5h15 às 23h. Intervalo de 14 minutos.

Parques

Quinta-feira: Jardim Zoológico, Aquário e Jardim Botânico funcionam das 8h30 às 17h (entrada permitida até 16h). O Parque das Mangabeiras funciona normalmente, das 8h às 18h. O Parque Municipal Américo Renné Giannetti fica aberto das 6h às 18h. Todos os parques administrados pela Fundação de Parques Municipais terão funcionamento normal.

Sexta-feira, sábado e domingo: Jardim Zoológico, Aquário e Jardim Botânico funcionam das 8h30 às 17h (entrada permitida até 16h). O Parque das Mangabeiras funciona normalmente, das 8h às 18h. O Parque Municipal Américo Renné Giannetti fica aberto das 6h às 18h. O Parque Ecológico da Pampulha funciona das 8h30 às 18h. Todos os parques administrados pela Fundação de Parques Municipais terão funcionamento normal.

Shoppings

Quinta-feira: Funcionam normalmente das 10h às 22h. O funcionamento das lojas fica a critério de cada lojista.

Sexta-feira, sábado e domingo: As lojas abrem normalmente.

Correios

Quinta-feira: agências fechadas.

Sexta-feira: funcionamento normal.

Sábado: funcionamento opcional, a critério das lojas ou franquias.

Domingo: agências fechadas.

Museus

Quinta-feira: Museu Histórico Abílio Barreto funciona normalmente, das 10h às 21h. O Museu de Arte da Pampulha fica fechado.

Sexta-feira, sábado e domingo: o Museu Histórico Abílio Barreto abre das 10h às 17h. O Museu de Arte da Pampulha permanece fechado.

Abastecimento

Quinta-feira: o Mercado do Cruzeiro funciona das 7h às 13h. A Central de Abastecimento Municipal atende das 7h às 13h. A Feira Coberta do Padre Eustáquio abre entre 7h e 14h. Os Sacolões Abastecer funcionam das 8h às 13h. As feiras livres, Modelo, de Orgânicos, o Banco de Alimentos, o Armazém da Roça, o Mercado da Lagoinha, o Refeitório Popular da Câmara Municipal e os Restaurantes Populares não abrem. A feira Direto da Roça terá funcionamento facultativo, das 7h às 13h.

Sexta-feira: o Mercado do Cruzeiro funciona das 7h às 13h. A Central de Abastecimento Municipal atende das 7h às 19h. A Feira Coberta do Padre Eustáquio abre entre 8h e 18h. Os Sacolões Abastecer funcionam das 8h às 19h. As feiras livres, Modelo, o Banco de Alimentos, o Mercado da Lagoinha, o Refeitório Popular da Câmara Municipal e os Restaurantes Populares não abrem. As feiras de Orgânicos e Direto da Roça terão funcionamento facultativo, das 7h às 12h e das 7h às 13h, respectivamente. O Armazém da Roça abre das 8h às 14h.

Sábado e domingo: feiras não abrem.

 

 

Porto Alegre

 


No feriado de Corpus Christi, quem estiver em Porto Alegre pode aproveitar o tour da Linha Turismo, que funcionará normalmente. O passeio ocorre tanto pela zona sul como pelo centro histórico. Outra opção de lazer são o Museu de Ciências Naturais e o Jardim Botânico, que funcionam todos os dias. As lojas dos shoppings terão abertura opcional na maior parte dos quatro dias. Veja o que abre e o que fecha na capital gaúcha:

Bancos:

Quinta-feira: Os bancos fecham.

Sexta-feira: Funcionamento normal.

Sábado e domingo: Os bancos fecham.

Limpeza urbana

Quinta, sexta, sábado e domingo: não há alterações na coleta de lixo.

Comércio:

Quinta-feira: as lojas de rua fecham.

Sexta-feira: funcionamento normal do comércio.

Sábado e domingo: o comércio abre a critério dos lojistas.

Energia:

Quinta-feira, sábado e domingo: as agências da CEEE fecham. O atendimento pelo telefone 0800 721 2333 funciona 24 horas.

Sexta-feira: funcionamento normal das agências da CEEE.

Linha Turismo

Quinta, sexta, sábado e domingo: funcionamento normal. O tour pela zona sul acontece às 10h30 e às 13h30. Passeio pelo centro ocorre às 9h e 15h30.

Museu de Ciências Naturais e Jardim Botânico

Quinta, sexta, sábado e domingo: abrem normalmente, das 8h às 17h.

Ônibus

Quinta-feira: a frota será reduzida e circulará nos horários dos domingos, não havendo passe livre. Informações sobre horários e itinerários através do telefone 156 ou pelo site da EPTC (www.eptc.com.br).

Sexta-feira, sábado e domingo: ônibus circulam nos horários previstos para cada dia da semana.

Shoppings

Quinta-feira: o Praia de Belas abre a praça de alimentação das 11h às 22h, enquanto as lojas funcionam opcionalmente das 14h às 20h. O Iguatemi abre a praça de alimentação das 11h30 às 22h, enquanto as lojas funcionam opcionalmente das 14h às 20h. O Total abre a praça de alimentação das 11h às 22h, supermercado das 9h às 21h e lojas opcionalmente das 14h às 20h. O Boulevard Strip Center abre a praça de alimentação das 11h às 22h e as lojas opcionalmente das 13h às 19h. O Bourbon Ipiranga abre suas lojas opcionalmente das 14h às 20h, enquanto o hipermercado funciona das 9h às 21h e a praça de alimentação, das 10h às 23h. O Bourbon Country abre suas lojas opcionalmente das 14h às 20h, o hipermercado das 9h às 22h e a praça de alimentação, das 11h às 23h. O Bourbon Assis Brasil abre suas lojas opcionalmente das 14h às 20h, o hipermercado das 9h às 21h e a praça de alimentação, das 11h às 22h. As lojas do Paseo Zona Sul têm abertura opcional das 14h às 20h, enquanto a praça de alimentação funciona das 10h às 22h. O Barra Shopping Sul tem abertura opcional para lojas entre 11h e 23h, enquanto a praça de alimentação trabalhará também das 11h às 23h e os restaurantes gourmet entre 12h e 0h. O Moinhos Shopping abre as lojas das 13h às 19h, enquanto que a praça de alimentação funciona das 11h às 22h.

Sexta-feira e sábado: o Praia de Belas funciona, tanto para lojas como alimentação, das 10h às 22h. O Iguatemi abre a praça de alimentação das 11h30 às 22h, enquanto as lojas funcionam das 10h às 22h. O Total abre a praça de alimentação das 11h às 22h, supermercado das 9h às 22h e lojas das 10h às 22h. Boulevard Strip Center abre tanto lojas como praça de alimentação entre 10h e 22h. O Bourbon Ipiranga abre suas lojas das 10h às 20h, enquanto o hipermercado funciona das 8h à 0h e a praça de alimentação, das 10h às 23h. O Bourbon Country abre suas lojas das 10h às 22h, o hipermercado das 8h às 22h e a praça de alimentação, das 10h às 23h. O Bourbon Assis Brasil abre suas lojas das 10h às 22h, o hipermercado das 8h às 23h e a praça de alimentação, das 10h às 22h. As lojas e a praça de alimentação do Paseo Zona Sul abrem das 10h às 22h. O Barra Shopping Sul abre suas lojas e praça de alimentação das 11h às 23h, enquanto que os restaurantes funcionam das 12h às 0h. O Moinhos Shopping abre as lojas e praça de alimentação das 10h às 22h.

Domingo:: o Praia de Belas funciona das 11h às 22h para a praça de alimentação e opcionalmente das 14h às 20h para as lojas. O Iguatemi abre a praça de alimentação das 11h30 às 22h e lojas opcionalmente das 14h às 20h. O Total abre a praça de alimentação das 11h às 22h, supermercado das 9h às 21h e lojas opcionalmente das 14h às 20h. O Boulevard Strip Center abre a praça de alimentação das 11h às 22h e as lojas opcionalmente das 13h às 19h. O Bourbon Ipiranga abre suas lojas opcionalmente das 14h às 20h, enquanto o hipermercado funciona das 9h às 21h e a praça de alimentação, das 10h às 23h. O Bourbon Country abre suas lojas opcionalmente das 14h às 20h, o hipermercado das 9h às 22h e a praça de alimentação, das 11h às 23h. O Bourbon Assis Brasil abre suas lojas opcionalmente das 14h às 20h, o hipermercado das 9h às 21h e a praça de alimentação, das 11h às 22h. As lojas do Paseo Zona Sul abrem das 14h às 20h, enquanto a praça de alimentação funciona das 10h às 22h. O Barra Shopping Sul abre suas lojas das 14h às 20h com funcionamento opcional das 11h às 14h e das 20h às 21h, enquanto que a praça de alimentação funciona das 11h às 21h e restaurantes das 11h às 23h. O Moinhos Shopping abre as lojas das 13h às 19h, enquanto que a praça de alimentação funciona das 11h às 22h.

Supermercados

Quinta, sexta, sábado e domingo: há permissão para que supermercados abram durante o feriado, mas é opcional. Podem, ainda, optar pelo funcionamento em horário de domingo, reduzido.

Trensurb:

Quinta-feira: na Estação Mercado, o intervalo entre os trens será de 15 minutos das 5h06 às 22h51. Entre 22h51 e 23h25, será de 17 minutos. Na Estação São Leopoldo, o intervalo será de 15 minutos das 5h01 às 22h46. Entre 22h46 e 23h25, os trens circularão com intervalo de 13 minutos.

Sexta, sábado e domingo: funcionamento normal.

 

 

Recife

 


Por força de uma tradição em Pernambuco, o feriado de Corpus Christi é muito pouco conhecido. O governo do Estado, as empresas privadas locais e as administrações municipais trocam o dia de folga pelo feriado de São João, no dia 24 de junho. Mesmo este ano, em que o Corpus Christi cai no dia anterior ao São João, os frequentadores da maioria dos estabelecimentos que não abrirão as portas na quinta-feira acreditam que isso ocorrerá porque é véspera de São João – noite de festas em todo Estado. Veja o que abre e o que fecha nos dois feriados no Recife:

Bancos

Quinta e Sexta-feira: as agências bancárias não terão expediente. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos dias 23 e 24 de junho poderão ser pagos no dia 27, sem incidência de multa.

Sábado e domingo: bancos fecham.

Correios

Quinta-feira: Quatro agências vão funcionar em horários especiais. A do aeroporto, de 9h às 13h; Shopping Recife, de 10h às 16h; Shopping Tacaruna, de 9h às 18h; e Shopping Guararapes, de 10h às 14h.

Sexta-feira: Apenas a agência Aeroporto vai funcionar, das 9h às 13h.

Sábado: Quatro agências vão funcionar em horários especiais. A do Aeroporto, das 9h às 17h; Shopping Recife, de 10h a 18h; Shopping Tacaruna, de 9h a 22h; e Shopping Guararapes, das 10h às 18h.

Domingo: apenas a agência Aeroporto vai funcionar, das 9h às 13h.

Comércio

Quinta-feira: supermercados e o comércio do centro da cidade funcionam normalmente. Os shopping centers terão horário especial e a maioria vai fechar mais cedo, às 18h ou 19h.

Sexta-feira: supermercados funcionam normalmente. O comércio do centro da cidade e as lojas dos shopping centers vão fechar. Apenas as áreas de alimentação e lazer vão funcionar em horário especial, até as 20h.

Sábado e domingo: supermercados, lojas e shoppings funcionam normalmente.

Ônibus

Quinta e sexta-feira: as linhas de ônibus vão funcionar normalmente, sem reforço ou redução no número de viagens.

Sábado e domingo: circulação normal para o fim de semana.

Trens e metrô

Quinta e sexta-feira: o metrô vai operar normalmente, sem redução ou reforço nas linhas Centro e Sul, das 5h às 23h. Os trens funcionarão das 5h às 20h30.

Sábado: no sábado, metrô e trens vão operar normalmente, sem redução ou reforço nas linhas Centro-Sul, das 5h às 14h (metrô) e das 5h às 14h (trens).

Domingo: metrô e trens não funcionam.

Parques

Quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo: vão funcionar normalmente. Haverá programação especial no Sítio da Trindade, Pátio de São Pedro, Parque Dona Lindu e Praça de Boa Viagem, com atividades que estimulam os festejos juninos durante o dia e atrações musicais à noite.

Saúde

Quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo: os 21 polos da Academia da Cidade e os ambulatórios e postos de saúde da família da Prefeitura do Recife fecharão. Os serviços de emergência 24 horas, as emergências das policlínicas no Ibura, em Afogados, em Campina do Barreto e em Casa Amarela; as maternidades do Ibura, Casa Amarela e professor Bandeira Filho (em Afogados); o Hospital Pediátrico Helena Moura, as UPAs e a emergência do Hospital da Restauração funcionam normalmente.

Feiras livres e mercados públicos

Quinta-feira e sábado: funcionarão das 6h às 18h.

Sexta-feira e domingo: funcionarão das 6h às 13h.

 

 

Salvador

 


Na capital baiana, os principais serviços públicos e privados funcionarão com horários diferenciados durante o feriado prolongado de Corpus Christi (23) e São João (24). Não haverá expediente nos bancos. As agências dos Correios também estarão fechadas quinta e sexta-feira, exceto a do aeroporto Luís Eduardo Magalhães, que funcionará das 8h às 12h. Os shoppings funcionarão com programação diferenciada. Veja o que abre e o que fecha em Salvador no feriado:

Supermercados

Quinta-feira: as redes Bom Preço e Extra funcionarão normalmente. A rede GBarbosa abre das 7h às 21h (lojas Hiper Iguatemi, Costa Azul, Hiper San Martin e Lauro de Freitas), das 7h às 18h (lojas de Brotas e do Ogunjá) e das 7h30 às 18h (loja de Fazenda Grande). O Mercado Modelo vai funcionar das 9h às 14h.

Sexta-feira: as redes Bom Preço e Extra funcionarão normalmente. A rede GBarbosa funciona das 7h às 18h (lojas Hiper Iguatemi, Costa Azul, Hiper San Martin e Lauro de Freitas), das 7h às 13h (lojas de Brotas e do Ogunjá) e das 7h30 às 13h (loja de Fazenda Grande). O Mercado Modelo vai funcionar de 9h às 14h.

Sábado e domingo: todas as lojas das redes Bom Preço, Extra e GBarbosa funcionarão normalmente.O Mercado Modelo funcionará das 9h às 19h (sábado) e das 9h às 14h (domingo).

Bancos

Quinta, sexta, sábado e domingo: não haverá expediente durante o feriado prolongado. As contas devem ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, segunda-feira (27). Não se enquadram nesses casos as contas que exigem pagamentos antecipados no caso de o vencimento cair no feriado.

Bibliotecas

Quinta, sexta, sábado e domingo: As principais bibliotecas públicas da cidade estarão fechadas.

Correios

Quinta e sexta-feira: agência fecham, exceto a do aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, que funcionará das 8h às 12h.

Sábado: as agências que costumam abrir aos sábados funcionarão normalmente, das 9h às 12h.

Domingo: não funcionam.

Educação

Quinta, sexta, sábado e domingo: escolas públicas e particulares não funcionarão.

Parques

Quinta, sexta, sábado e domingo: os parques da Cidade e de Pituaçu, os principais da capital baiana, vão funcionar normalmente durante o feriado, das 6h às 18h e das 8h às 18h, respectivamente.

Saúde

Quinta, sexta, sábado e domingo: todos os hospitais com serviço de emergência funcionarão normalmente. Consultas ambulatoriais estarão fechadas.

Ônibus

Quinta, sexta e domingo: as linhas de ônibus vão operar com o efetivo normal de domingos e feriados, quando a frota de 2.455 ônibus é reduzida para 1.260.

Sábado: As linhas de ônibus vão operar com o efetivo normal de sábados, quando a frota de 2.455 ônibus é reduzida para 1.796.

Shoppings

Quinta-feira: No Salvador Shopping, as lojas e a praça de alimentação funcionam das 9h às 18h e as áreas de lazer estarão disponíveis até as 21h. O shopping Paralela funcionará das 9h às 19h com cinema abrindo normalmente. As lojas e a praça de alimentação do shopping Iguatemi funcionarão das 9h às 17h e o cinema, a partir das 10h. No shopping Center Lapa, lojas, quiosques e estandes não funcionarão, mas a praça de alimentação estará aberta das 12h às 20h e o cinema funcionará normalmente. O shopping Paseo Itaigara vai funcionar das 9h às 17h, com lojas e alimentação abrindo em caráter opcional e o cinema, das 9h às 21h. As lojas e praça de alimentação do shopping Barra funcionarão em horário especial, das 9h às 17h. As lojas e quiosques do Salvador Norte shopping abrirão das 9h às 18h, sendo que a praça de alimentação funcionará das 9h às 18h – algumas operações estenderão o horário até as 21h -, o Game Station estará em atividade das 11h às 21h e os cinemas, das 11h às 22h.

Sexta-feira: as lojas do Salvador Shopping estarão fechadas, a praça de alimentação funcionará em caráter opcional, entre 12h e 21h, e o lazer fica aberto até as 21h. Com exceção das lojas Americanas e Le Biscuit, as demais lojas do shopping Paralela estarão fechadas, mas a praça de alimentação funcionará das 12h às 20h e o cinema, normalmente. Lojas fechadas no shopping Iguatemi com cinema funcionando a partir das 10h e a praça de alimentação, das 12h às 21h. No shopping Center Lapa, lojas, quiosques e estandes não funcionarão, mas a praça de alimentação estará aberta das 12h às 20h e o cinema funcionará normalmente. O shopping Paseo Itaigara vai funcionar das 9h às 17h, com lojas e alimentação abrindo em caráter opcional, e o cinema abrirá normalmente, das 9h às 21h. As lojas do shopping Barra estarão fechadas e a praça de alimentação funciona das 12h às 20h. A praça de alimentação do Salvador Norte Shopping vai funcionar das 12h às 21h, o Game Station, das 11h às 21h, e os cinemas, das 11h às 22h, sendo que lojas e quiosques estarão fechados.

Sábado: Salvador shopping, shopping Paralela, shopping Barra, Salvador Norte Shopping, shopping Iguatemi e shopping Center Lapa vão funcionar em horário normal, das 9h às 22h. O shopping Paseo Itaigara vai funcionar das 9h às 21h, sendo que tanto as lojas quanto a praça de alimentação abrem em caráter opcional e o cinema funcionará normalmente, das 9h às 21h.

Domingo: o Salvador shopping, shopping Iguatemi e Salvador Norte Shopping vão funcionar em horário normal, das 12h às 21h, incluindo lojas, praça de alimentação e cinemas. As lojas do shopping Paralela funcionarão das 14h às 20h, a praça de alimentação das 12h às 21h e o cinema abrirá normalmente. Lojas fechadas no shopping Center Lapa; apenas a praça de alimentação e o cinema estarão abertos, das 12h às 20h. As lojas e serviços do shopping Paseo Itaigara vão funcionar das 14h às 20h, em caráter opcional, a praça de alimentação a partir das 12h, também em caráter opcional, e o cinema normalmente, das 9h às 21h. As lojas do shopping Barra funcionam das 14h às 20h e a praça de alimentação, das 12h às 20h.

 

 

Curitiba

 

 

Parques e shoppings da capital paranaense funcionarão normalmente no feriado prolongado de Corpus Christi, mas os horários do comércio de rua serão restritos. Outra opção de lazer em Curitiba são os ônibus de turismo. Confira o que abre e o que fecha na cidade durante os quatro dias:

Bancos

Quinta-feira: Agências fechadas.

Sexta-feira: Funcionamento normal.

Sábado e domingo: Agências fechadas.

Correios

Quinta-feira: Agências fecham.

Sexta-feira: O atendimento é normal.

Sábado: Agências e postos de coleta que costumam funcionar aos sábados abrirão normalmente.

Domingo: Sem expediente nos correios.

Comércio

Quinta-feira: Lojas de rua fechadas.

Sexta-feira: Atendimento normal.

Sábado e domingo: As lojas atendem nos horários de costume, na maioria dos casos, até as 13h de sábado.

Shoppings

Quinta-feira: Funcionamento em horário de domingo, entre 14h e 20h.

Sexta-feira: Atendimento normal, das 11h às 23h ou das 10h às 22h, dependendo do shopping.

Sábado: Lojas abertas das 10h às 22h.

Domingo: Atendimento entre 14h e 20h.

Supermercados

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: A associação paranaense dos supermercados promete funcionamento normal durante todo o feriado.

Saúde

Quinta-feira e domingo: Atendimento ocorre apenas nas unidades de saúde 24 horas nos bairros Sítio Cercado, Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Fazendinha e Campo Comprido.

Sexta-feira e sábado: Atendimento normal.

Ônibus

Quinta-feira: Funcionamento em escala de domingo.

Sexta-feira: Funcionamento normal.

Sábado e domingo: Conforme escala de final de semana.

Linha turismo

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Funcionamento ininterrupto.

Parques e museus

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Funcionamento normal.

Limpeza Pública

Quinta-feira: Coleta de lixo e varredura de ruas apenas na região central da cidade.

Sexta-feira, sábado e domingo: Escala normal.

 

 

Manaus

 

 

O atendimento nos órgãos públicos da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas será suspenso no feriado de Corpus Christi, que ocorre nesta quinta-feira, e também na sexta-feira, por conta de decreto de ponto facultativo. O funcionamento só será retomado a partir da próxima segunda-feira. Já o comércio aproveitará o feriado para aumentar o faturamento e funcionará até as 13h de quinta-feira. Veja o que abre e o que fecha na capital do Amazonas nos quatro dias:

Abastecimento

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Os mercados e feiras municipais funcionarão normalmente.

Bancos

Quinta-feira: Agências fecham.

Sexta-feira: Funcionamento normal.

Sábado e domingo: Agências bancárias fecham.

Centro comercial

Quinta-feira: O comércio abrirá das 9h às 13h.

Sexta-feira: Funcionamento normal.

Sábado: Funciona normalmente, com a maioria das lojas abertas das 8h às 17h.

Correios

Quinta-feira: Agências dos Correios fecham.

Sexta-feira: Funcionamento normal.

Sábado: Funcionamento normal de sábado.

Domingo: Agências fecham.

Educação

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Aulas suspensas.

Ônibus

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: As linhas de ônibus convencionais, executivos e alternativos estarão funcionando normalmente.

Parques

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Todos os parques estarão abertos normalmente durante o feriado

Saúde

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Todas as unidades de urgência e emergência, sendo três prontos-socorros adultos, três prontos-socorros infantis, oito Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e seis maternidades manterão o funcionamento 24 horas. Unidades que atendem com consulta agendada – Centros de Atenção à Melhor Idade, Centros de Atenção Integral à Criança, Fundações de Saúde e policlínicas – assim como as unidades administrativas, fecham.

Shoppings

Quinta-feira: Maioria dos shoppings funcionará com horário diferenciado no feriado, abrindo as lojas a partir das 15h. Somente o Millenium Shopping informou que abrirá os restaurantes e bares das 12h às 22h e as lojas das 14h às 20h.

Sexta-feira e sábado: Shoppings devem abrir entre 10h e 22h.

Domingo: Shoppings abrem de 14h às 22h

Fonte: Portal Terra

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Pós-Obama, negros estão mais otimistas quanto ao futuro

Pesquisa divulgada ontem mostra também que a avaliação do...

para lembrar

“É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres”

Ao mesmo tempo em que dificulta o acesso à...

Programas assistenciais representam 28% da renda dos mais pobres, diz IBGE

Os programas de transferência de renda, como o Bolsa...

De apertos e sinhazinhas

Ainda bem menina descobri que as roupas e a...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=