Veja o que abre e o que fecha durante o Natal em SP

Serviços terão horários diferenciados nos dias 24 e 25 de dezembro.
Transportes serão reforçados na véspera do feriado.

Quem mora em São Paulo e vai ficar na capital paulista durante o Natal deve estar atento aos horários de funcionamento dos principais serviços da cidade. Tanto na quinta-feira (24), véspera do feriado e ponto facultativo de acordo com a prefeitura, quanto na sexta-feira (25), transportes, lojas, centros de saúde e outros órgãos terão atendimento diferenciado.

Agências dos correios, bancos e lojas de shoppings fecharão mais cedo na véspera do Natal. No mesmo dia, a oferta de transportes será reforçada para atender aos moradores que irão deixar a cidade.

Transportes

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) vai aumentar o número de trens em circulação nos dias e horários em que está previsto o maior movimento de pessoas que devem acessar as rodoviárias para deixar a cidade. No dia 25, a frota será semelhante à utilizada aos domingos. Já no dia 28, as estações das linhas 1 (Azul) e 3 (Vermelha) irão abrir 40 minutos mais cedo para receber as pessoas que irão voltar do feriado.

Nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o intervalo entre os trens será reduzido em algumas linhas no dia 24 para atender a maior demanda de passageiros. Nas linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 12-Safira, ele passará de 12 para 10 minutos. Nas linhas 8-Diamante e 11-Coral, o intervalo diminuirá de 10 para 9 minutos. Na Linha 9-Esmeralda, a redução será de 8 para 6 minutos. No dia 25, a operação será igual a dos domingos.

 

Já os ônibus funcionarão com 100% da frota nas ruas no dia 24, de acordo com a São Paulo Transporte (SPTRans). No dia 25, 50% dos veículos estarão nas ruas. No dia 26, o funcionamento será como em um sábado normal, com 70% dos ônibus circulando.

Abastecimento

No dia 24, todos os equipamentos funcionam normalmente. No dia 25, os mercados municipais e sacolões da cidade estarão fechados, e as feiras livres programadas não serão montadas.

Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o varejão noturno irá funcionar das 8h às 20h na quarta-feira (23). O varejão programado para o sábado (26) foi antecipado para o dia 24, das 7h às 14h. No domingo (27), não haverá varejão. No setor atacadista, o mercado funcionará até às 12h no dia 24. No dia 25, o Ceagesp estará fechado.

Assistência social

Os abrigos e Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente e o Centro de Acolhida funcionarão normalmente, 24 horas por dia. Já o Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Agente Jovem, Restaurante-Escola São Paulo, Núcleos Sócio-Educativos, Centro de Referência de Assistência Social e Coordenadoria de Assistência Social estarão fechados no Natal. A Loja Social-Roda da Cidadania ficará fechada até o dia 4 de janeiro.

Cultura

Ficarão fechados todos os equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura nos dias 24 e 25.

Educação

O funcionamento será interrompido nas creches municipais e não haverá atividades nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) nos dias 24 e 25. Os Clubes da Cidade também ficarão fechados.

Saúde

Hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) que funcionam 24 horas por dia estarão abertos normalmente nod isas 24 e 25. As AMAs que atendem de segunda a sábado também funcionarão sem restrições. Já as AMAs Especialidades fecham e só serão reabertas na segunda-feira (28). Os hospitais públicos funcionarão em regime de plantão.

Subprefeituras

As praças de atendimento ficarão fechadas nos dias 24 e 25.

Trabalho

Nos dias 24 e 25, os Centros de Apoio ao Trabalho estarão fechados. Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) funcionam até 12h no dia 24 e ficarão fechados do dia 25.

Parques

Os parques municipais funcionarão normalmente. Apenas o Parque Ibirapuera terá horários especiais: no dia 24, abre das 5h às 18h. No dia 25, o funcionamento será até 20h. Nos dois dias, o portão 10 permanecerá aberto até meia-noite.

 

Os parques ambientais estaduais fechados nos dias 24 e 25. O Zoológico funciona normalmente. Já o Zôo Safári e o Jardim Botânico estarão fechados no dia 25.

Correios

No dia 24, as agências dos correios da Grande São Paulo, Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira funcionarão até as 12h. Apenas a agência do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, ficará aberta das 7h30 às 16h.

No dia 25, todas as agências estarão fechadas. No dia 26, a agência de Cumbica abre das 7h30 às 16h, e haverá plantão até 12h nas agências Central de São Paulo, Itaim Bibi, Santana, Tatuapé, Aeroporto de Congonhas, Shopping Morumbi, Santo Amaro, Adolfina de Pinheiros, Itaim Paulista, Osasco, Santo André e Santos.

No dia 27, apenas a agência de Cumbica estará aberta, das 7h30 às 22h30.

Shoppings

Grande parte dos shoppings de São Paulo ficará aberta até 18h ou 19h no dia 24. No dia 25, a abertura das lojas é facultativa, a partir das 14h. Confira os horários de funcionamento de alguns dos estabelecimentos.

INSS

As agências da Previdência Social funcionam até 14h do dia 24. No dia 25, elas ficarão fechadas. O serviço pelo telefone 135 vai atender entre 8h e 19h dos dias 24 e 26.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomendou às instituições horários especiais de atendimento no dia 24. Na capital e na região metropolitana, as agências irão atender das 9h às 11h no dia 24. Nas cidades do interior, das 8h às 10h. No dia 25, não haverá atendimento.

As contas com vencimento no dia 25 de dezembro poderão ser pagas na segunda-feira (28) sem multa. Confira o funcionamento dos bancos em todo país.

Procon

A Fundação Procon-SP terá horários diferenciados durante o feriado. Nos postos de atendimento, o horário de funcionamento será das 7h às 12h no dia 24. Nos dias 25 e 26 eles ficarão fechados. O atendimento telefônico também só funcionará no dia 24, das 8h às 12h.

 

Veja os horários de funcionamento dos bancos neste Natal e Ano Novo

Agências abrem e fecham mais cedo na véspera de Natal.
Horário de abertura no dia 24/12 terá diferença entre cidades.

 

Os bancos vão abrir e fechar mais cedo na véspera de Natal e ficarão fechados nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, informa a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

 

O horário de abertura e fechamento dos bancos depende do fuso horário do Estado em relação a Brasília e se a cidade é a capital ou fica no interior (veja na tabela e no mapa abaixo).

 

A entidade diz que as contas de consumo (água, luz, telefone etc.) que vencem no dia 25 de dezembro (uma sexta-feira) podem ser pagas sem multa no dia 28 de dezembro (segunda-feira), quando os bancos abrem normalmente.

 

Já as contas que vençam nos dias 31 de dezembro (quinta) ou 1º de janeiro (sexta) podem ser pagas no dia 4 de janeiro (segunda).

 

A Febraban lembra que os clientes podem agendar nos bancos o pagamento das contas, se desejarem. Também é possível pagar as contas nos postos de autoatendimento e correspondentes não-bancários como Correios, lotéricas e outras lojas.

 

Veja na tabela abaixo o horário de atendimento dos bancos no dia 24 de dezembro, véspera de Natal:

 

 

ESTADOS REGIÕES HORÁRIO

DF, ES, GO, MG, PR, RJ, RS, SC e SP

(Horário de Brasília)

Capitais e regiões metropolitanas* 9h às 11h

DF, ES, GO, MG, PR, RJ, RS, SC e SP

(Horário de Brasília)

Interior 8h às 10h

AP, AL, BA, CE, MA, MS, MT, PA, PB, PE, PI, RN, SE e TO

(-1 hora em relação a Brasília)

Capitais e regiões metropolitanas** 8h às 10h

AP, AL, BA, CE, MA, MS, MT, PA, PB, PE, PI, RN, SE e TO

(-1 hora em relação a Brasília)

Interior 7h às 9h

AC, AM, RO e RR

(-2 horas em relação a Brasília)

Capitais e regiões metropolitanas 8h às 10h

AC, AM, RO e RR

(-2 horas em relação a Brasília)

Interior 7h às 9h

 

 

Veja na tabela abaixo o funcionamento dos bancos em cada dia neste final de ano:

 

 

DIA HORÁRIO CONTAS QUE VENCEM NO DIA
24/12 (quinta) Ver tabela acima Pagar normalmente
25/12 (sexta) Fechado Pagamento dia 28/12 sem multa
26/12 (sábado) Fechado Pagamento dia 28/12 sem multa
27/12 (domingo) Fechado Pagamento dia 28/12 sem multa
28/12 (segunda) Horário normal Pagar normalmente
29/12 (terça) Horário normal Pagar normalmente
30/12 (quarta) Horário normal Pagar normalmente
31/12 (quinta) Fechado Pagamento dia 04/01 sem multa
01/01/2010 (sexta) Fechado Pagamento dia 04/01 sem multa
02/01 (sábado) Fechado Pagamento dia 04/01 sem multa
03/01 (domingo) Fechado Pagamento dia 04/01 sem multa
04/01 (segunda) Horário normal Pagar normalmente

 

 

* Fazem parte das regiões metropolitanas: Belo Horizonte – Betim, Nova Lima, Contagem, Sabará e Vespasiano; Brasília – Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Núcleo Bandeirantes, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga; Curitiba – Araucária, Pinhais e São José dos Pinhais; Goiânia -Aparecida de Goiânia; Porto Alegre – Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Gravataí e Guaíba; Rio de Janeiro – Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo; São Paulo – Barueri, Carapicuíba, Diadema, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Santana do Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

** Fazem parte das regiões metropolitanas: Belém – Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará; Cuiabá – Várzea Grande; Fortaleza – Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Euzébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanau, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante; Salvador – Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica (Ilha), Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz; Recife – Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Racismo, uma das piores formas de intolerância

Por: Janguiê Diniz – Fundador e Acionista Majoritário do...

para lembrar

O cabelo dos meninos pretos – por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Algo de sinistro acontecia com os...

“Pare de reclamar e vá trabalhar”: a PEC 241 e a assistência social

Quem repete a frase acima certamente sabe quantos idosos,...

É só alegria! Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Os dias eram pré-carnavalescos no Rio...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=