‘Veja’ publica direito de resposta de Dilma, mas critica decisão do TSE

A publicação lamentou “a fragilidade a que se submete, em período eleitoral, o preceito constitucional da liberdade de expressão”

RIO – Conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a revista “Veja” publicou em seu site neste domingo um texto referente ao direito de resposta concedido à campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) e referente à última capa do semanário. A reportagem informa que, em depoimento à Polícia Federal, o doleiro Alberto Youssef disse que Dilma e seu antecessor no cargo, Luiz Inácio Lula da Silva, sabiam do esquema de desvio de dinheiro público na Petrobras.

No texto, a campanha petista acusa a revista de “às vésperas da manifestação da vontade soberana das urnas” tentar influenciar o processo eleitoral “por meio de denúncias vazias, que não encontram qualquer respaldo na realidade, em desfavor do PT e de sua candidata”. E ressalta que o texto “repete o método adotado no primeiro turno, igualmente condenado pelos sete ministros do TSE”. Ainda segundo o PT, o próprio advogado do investigado, Antônio Figueiredo Basto, rechaça a veracidade do relato publicado no semanário.

“Todos os depoimentos prestados por Youssef foram acompanhados por Basto e/ou por sua equipe, que jamais presenciaram conversas com esse teor”, defende.
A “Veja”, por sua vez, também publicou um texto em que lamenta a fragilidade da liberdade de expressão durante o período eleitoral “ao se permitir que, ao cabo de poucas horas, de modo monocrático, um ministro decida merecerem respostas informações jornalísticas que, em outras circunstâncias, seriam simplesmente verdades inconvenientes”. A revista ressalta ainda que o direito de resposta “é resultado de uma decisão individual de Admar Gonzaga, ex-advogado da campanha de Dilma Rousseff em 2010 e hoje ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nomeado por Dilma Rousseff”.

O plenário do TSE ainda decidirá se a campanha petista terá o direito de resposta na próxima edição impressa de “Veja”.

Leia a íntegra do direito de resposta:

VEJA veicula a resposta conferida à Dilma Rousseff, para o fim de serem reparadas as informações publicadas na edição nº 2397 – ano 47 – nº 44 – de 29 de outubro de 2014.

A democracia brasileira assiste, mais uma vez, a setores que, às vésperas da manifestação da vontade soberana das urnas, tentam influenciar o processo eleitoral por meio de denúncias vazias, que não encontram qualquer respaldo na realidade, em desfavor do PT e de sua candidata.

A Coligação “Com a Força do Povo” vem a público condenar essa atitude e reiterar que o texto repete o método adotado no primeiro turno, igualmente condenado pelos sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por terem sido apresentadas acusações sem provas.

A publicação faz referência a um suposto depoimento de Alberto Youssef, no âmbito de um processo de delação premiada ainda em negociação, para tentar implicar a Presidenta Dilma Rousseff e o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ilicitudes. Ocorre que o próprio advogado do investigado, Antônio Figueiredo Basto, rechaça a veracidade desse relato, uma vez que todos os depoimentos prestados por Yousseff foram acompanhados por Basto e/ou por sua equipe, que jamais presenciaram conversas com esse teor.

+ sobre o tema

Lula diz que não se acomodará com título de ex-presidente

Presidente afirmou que vai trabalhar "que nem um desgraçado"...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Eleições: Está na hora de oxigenar instituições e fazer valer grito das ruas

Por: Mônica Francisco Na próxima semana começa a propaganda eleitoral....

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

Manchetômetro responde a Reinaldo Azevedo

por João Feres Junior Dois dias após o lançamento das análises...

Eleitores que deixaram de votar terão até dezembro para justificar

Prazo de 60 dias do TSE após 1º turno...

Intolerância nas redes sociais chega às celebridades

Os irmãos Dolabella não pouparam ofensas ao humorista Gregorio...

A pressão por uma guinada de Dilma à esquerda começa agora, por Leonardo Sakamoto

Dilma Rousseff não ganhou o segundo turno por conta...

Mulheres apoiam nota de Dilma em crítica à sórdida capa de Veja sobre Marisa

Texto assinado por diversas mulheres do meio político, além de ativistas e entidades, entre elas a ex-ministra Eleonora Menicucci, diz que as "mulheres comprometidas...

Mico internacional: Embaixada da Itália desmente capa da Veja sobre Lula

Em sua mais recente manchete de capa, a revista inventou que o ex-presidente teria um “plano secreto” de pedir asilo à Itália como forma...

Presidente da Abril e diretor de redação da Veja são demitidos

Eurípedes Alcântara está deixando a direção de redação da “Veja”. Ele foi responsável por capas polêmicas da revista, como a que vestiu o ex-presidente...
-+=