Vereador de Barra Mansa discute doenças da população negra

 

A Secretaria de Saúde, juntamente com o vereador Elias Silva de Andrade, o Lia Preto (PT), promoveu na manhã desta quarta-feira um encontro para debater as doenças específicas da população negra. O evento aconteceu no auditório do Parque de Saudade e reuniu representantes de movimentos negros e do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), além de profissionais das secretarias municipais de Educação e Saúde.

– O Ministério da Saúde instituiu, em 2009, por meio de uma portaria, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Segundo este documento, todos os municípios brasileiros devem elaborar e implantar políticas públicas de saúde específicas para esse grupo populacional. Com a promoção deste encontro, Barra Mansa está dando os primeiros passos para ter seu programa – explicou Ana Lúcia Naves, coordenadora de Atenção em Saúde.

Entre as doenças que atingem a população negra com maior incidência estão a anemia falciforme, o glaucoma, a hipertensão arterial e o diabetes.

– Muitos negros desconhecem a suscetibilidade da nossa raça para essas doenças. Por isso, é importante que haja disseminação de informações sobre o assunto, inclusive entre os profissionais da Saúde – comentou o vereador Lia Preto, ressaltando que já apresentou projeto de lei na Câmara Municipal para a criação da Semana de Conscientização sobre a Anemia Falciforme.

Para o diretor da OICN (Organização e Integração de Conscientização Negra) de Barra Mansa, José Francisco de Paula, a implementação de uma política de saúde específica para a negritude terá reflexos na educação e na vida profissional dos negros.

– Tendo conhecimento sobre a doença e recebendo o tratamento adequado, os pacientes com certeza terão uma qualidade de vida melhor, além de evitar a discriminação – pontuou.
No final do encontro, ficou definido que na primeira quinzena de abril será promovido o primeiro Fórum Municipal de Políticas Públicas de Saúde para a População Negra.

– Essa é uma questão de equidade social e o prefeito Jonas Marins já se comprometeu em implantar um programa municipal que contemple a prevenção, o tratamento e a difusão de informações sobre as doenças da população negra – finalizou Ana Lúcia.

 

 

Fonte: Diário do Vale

+ sobre o tema

Nota da Seppir em relação ao texto, veiculada pela Afropress

Em relação à matéria "Conselho da Igualdade Racial entra...

Presidente do STF Joaquim Barbosa

Por: HUMBERTO ADAMI     A data de 22.11.2012...

Criola: VII Curso de Atualização: “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Africana nas Américas”

CRIOLA, através do Programa MultiVersidade Criola, um espaço de...

Vídeo-blog: Leci Brandão faz homenagem aos trabalhadores dos barracões das escolas de samba

Costureiras, aderecistas, chapeleiros, artistas plásticos e iluminadores. Estes e...

para lembrar

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance rosas, cravos e astromélias quando é recebido a tiros de fuzis, escopetas e pistolas. Mas...

Quem foi Miguel Barros (1913-2011), o artista plástico e antirracista apagado da História da Arte no Brasil?

O Brasil possui muitos nomes de destaque nas artes plásticas. Pessoas que entregaram suas vidas à criação e deixaram ricas contribuições para se pensar...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...
-+=