Vice-diretor se emociona em reunião sobre “rodeio das gordas”

Ivan Esperança, de Ciências e Letras, se emocionou ao dizer que sociedade exige providências. Alunos acompanharam do lado de fora

 

A direção da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis realizou nesta quinta-feira (28) a primeira reunião da congregação, órgão deliberativo da unidade, para decidir quais providências tomar em relação aos participantes do “rodeio das gordas”. A reunião foi fechada, mas estudantes contrários a competição que humilhava colegas obesas acompanharam do lado de fora da sala que tem paredes de vidro.

“O vice-diretor Ivan Esperança até chorou na fala dele ao contar que a socieade toda exige providências”, conta a advogada Fernanda Nigro. “Ele disse estar triste de após 20 anos de dedicação à universidade ter de passar por um episódio assim no fim da carreira.” A direção da Unesp confirma que, por unanimidade, foi decidida a instauração de uma comissão para apurar as agressões.

O “rodeio das gordas” foi realizado no InterUnesp 2010, entre os dias 9 e 12 de outubro, por alunos que disputavam quem conseguia agarrar uma estudante acima do peso por mais tempo. A competição possuía até página na rede de relacionamentos Orkut com regras. Um jovem puxava conversa típica de paquera com uma menina, depois a agarrava com os braços ou pulava sobre ela enquanto outros colegas contavam o tempo.

A agressão foi denunciada com apoio da ONG Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidades (Neps), em Assis, que é composta principalmente por estudantes da Unesp local. A advogada da entidade, Fernanda Nigro, participará da reunião com a direção da universidade hoje.

A presidente da ONG, Kesia dos Anjos Rocha, afirma que a maior parte dos estudantes é contra o que ocorreu. “Foi algo de um grupo isolado que não reflete o que a maior parte pensa”, diz.

Ministério Público

A promotora Noemi Corrêa, de Araraquara, abriu ontem inquérito para apurar o caso a partir das informações veiculadas na imprensa. Com isso, os envolvidos poderão ser punidos administrativamente pela universidade e também pela Justiça.

 

Leia Também: 

Gordinhas dizem não!

Fonte: iG

+ sobre o tema

Teoria que não se diz teoria

A separação entre teoria e prática é um histórico...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou mulher. Suburbana. Mas ainda tô na vantagem: sou branca

Ontem ouvi algo que me cativou a escrever sobre...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

27 ideias de tatuagens feministas

Que tal eternizar na pele seus ideais de luta...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

Ato na USP cobra ação de diretor sobre ‘ranking sexual’ em Piracicaba

Grupo se reuniu em frente à diretoria da universidade...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Justiça manda Governo do RJ pagar R$ 80 mil a Cacau Protásio por ataques em gravação em quartel dos bombeiros

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que a atriz Cacau Protásio seja indenizada em R$ 80 mil por ataques e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=