Vice-presidenta da Colômbia denuncia plano de atentado contra sua vida

Equipe de segurança de Francia Márquez encontrou 7kg de explosivos próximo de sua residência

A vice-presidenta e ministra da Colômbia, Francia Márquez, denunciou ser vítima de um atentado nesta terça-feira (10). A equipe de segurança da vice-presidenta teria encontrado um artefato com 7kg de explosivos na rua da sua residência em Yolombó, província de Cauca, na região do Pacífico colombiano.

Márquez disse que se trata de um novo atentado contra sua vida. “Não deixaremos de trabalhar, dia após dia, até alcançar a paz total que Colômbia sonha e necessita. Não desistiremos até que em cada território seja possível viver em verdadeira harmonia”, declarou Francia Márquez.

Nos dias 7, 8 e 9 de janeiro, a vice-presidenta e ministra da Igualdade planejava visitar sua cidade natal e por isso foi realizada uma supervisão prévia nas zonas próximas de sua residência, quando os explosivos foram encontrados. O artefato composto de nitrato de amônia e alumínio em pó foi desativo pelo esquadrão antibombas da Seção de Investigação Criminal (Sijin – sigla em espanhol).

Esta não é a primeira vez que Francia sofre ameaças de morte. Durante a campanha eleitoral, o grupo paramilitar Águias Negras divulgou um comunicado afirmando que “todo aquele que intervenha nos seus propósitos será erradicado do mapa” e listaram nomes de militantes sociais, associações de defesa de direitos humanos, além de Francia Márquez.

A Colômbia vive quase 60 anos de conflito armado em torno da disputa territorial por grupos paramilitares, narcotraficantes, o Exército e guerrilhas, que acumula 260 mil vítimas, segundo levantamento de organizações de direitos humanos.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...