Anielle Franco e Sonia Guajajara assumem como ministras nesta quarta-feira (11)

Enviado por / FontePor Tiago Tortella, da CNN

Está prevista participação de Lula na cerimônia conjunta; também deve ocorrer sanção de lei que tipifica injúria racial como crime de racismo

Será realizada nesta quarta-feira (11) a cerimônia de posse das ministras Anielle Franco, da Igualdade Racial, e Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas.

O ato conjunto está marcado para 17h, no Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve comparecer. A criação de ambos os ministérios é promessa de campanha do petista.

Além da reunião que Lula fez com governadores e os chefes dos outros Poderes da República, este é o primeiro grande evento no Planalto após os ataques criminosos às sedes do Congresso, Supremo Tribunal Federal e ao Palácio do Planalto.

Os atos atrasaram as solenidades de Franco e Guajajara, que aconteceriam na segunda (9) e terça-feira (10). As duas são as únicas do novo governo que ainda não tiveram as cerimônias de posse.

“O Brasil o nosso Brasil, o Brasil que respeita e ama esse país, e vai trabalhar pra respeitar seus povos, vai tomar posse. As mulheres negras e indígenas do Brasil vão tomar posse com a gente, porque esse governo é nosso, porque o país também é!”, disse Anielle nas redes sociais.

Sanção de projeto sobre Injúria Racial

Também está previsto que Lula assine a sanção presidencial do projeto de lei que tipifica injúria racial como crime de racismo.

Injúria racial é a ofensa à dignidade de um indivíduo utilizando elementos de raça, cor, etnia, religião. O racismo, por sua vez, é categorizado quando a ofensa é dirigida a um grupo ou coletivo de pessoas ou comunidade.

Secretaria de Ações Afirmativas

O analista de Política da CNN Leandro Resende, integrantes da pasta de Igualdade Racial afirmaram que o ministério terá uma secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo.

Haverá também a de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Ciganos e a secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

+ sobre o tema

O golpe de 2016 e seu estudo nas universidades

Se várias universidades resolveram colocar o tema “O golpe...

Marina diz em NY que não mudará a economia

Por: CRISTINA FIBE Candidata do PV pede fim de...

Às agressões humanas, a Terra responde com flores

Mais que no âmago de uma crise de proporções...

para lembrar

Elisa Lucinda: “As portas estão fechadas para os negros”

Em entrevista em vídeo, a atriz, cantora e escritora...

Desigualdade racial permanece evidente no mercado audiovisual

Negros até aparecem nas telonas, mas poucos ocupam papel...

Segunda mulher negra na história do TSE toma posse como ministra da Corte

Primeiro foi a mineira Edilene Lôbo, advogada de Taoibeiras (MG) que em 8 de agosto de 2023 foi pioneira ao tomar posse como primeira...

Quer namorar comigo?

Todos os dias me deparo com situações que evidenciam a urgência de alçar a questão racial ao centro do debate dos principais problemas do...

Pé-de-meia: quando começa, como se inscrever e como receber a bolsa do ensino médio

Alunos de famílias inscritas no Bolsa Família poderão receber, a partir de março deste ano, um incentivo financeiro do governo federal de até R$ 9,2 mil...
-+=