“Vida Longa com Saúde e Sem Racismo”

Saúde da população negra e racismo são temas de seminário

Promover o debate de políticas públicas para a população negra é o objetivo do Seminário Estadual de Saúde da População Negra, com o tema “Vida Longa com Saúde e Sem Racismo”.

O seminário é uma realização do governo do Estado, por meio das secretarias estadual e municipal de Saúde, Hemoacre e Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEADPIR) e Semam.

Participaram do evento o secretário adjunto de Atenção à Saúde, José Amsterdam Sandres Sobrinho, representando a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre); a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida; a secretária municipal de Saúde, Marcilene Alexandrina Chaves; a representante do Ministério da Saúde, Joyce Aragão; e outras autoridades e gestores municipais e estaduais de saúde, conselhos de saúde e representantes das Unidades Municipais de Saúde e do Ministério da Saúde.

Segundo dados do IBGE, 71% da população do Estado é composta de afro-descendentes. Destes, 31% são negros. “O olhar do estado deve estar mais voltado para esse público, principalmente com relação às doenças falciformes” conforme explica a coordenadora da Divisão de Políticas das Populações Prioritárias, Zilmar Cândido.

A doença falciforme é hereditária e causa malformação das hemácias, ocasionando deficiência no transporte de oxigênio. Além de diminuir a expectativa de vida do indivíduo em média de um a cinco anos. Este tipo de doença é prevalente à população negra.

No decorrer do seminário, foram discutidos temas como a implantação do Plano Nacional de Saúde da População Negra, o cenário das doenças falciformes no Acre e o Racismo Institucional no Brasil. Além disso, um espaço foi reservado para debates e apresentação de propostas para implantação das metas atribuídas ao Comitê Técnico instituído pela portaria nº 471, de 23/07/2012.

O comitê tem como atribuições entre outras coisas, propor e participar de iniciativas intersetoriais, especialmente em conjunto com as demais instâncias de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e colaborar no acompanhamento e avaliação das políticas e ações do SUS do Estado do Acre, que tratem da diversidade e da promoção da equidade racial étnica.

 

“Manda essa negra macumbeira sair da sala” Preconceito e intolerância religiosa em unidade hospitalar

 

Fonte: Agência do Acre

+ sobre o tema

Saúde Reprodutiva da População Negra no Brasil: Entre Malthus e Gobineau

Saúde reprodutiva da população negra representa um novo campo...

Negros são 30% do funcionalismo, diz pesquisa

por Cida de Oliveira Apesar de majoritários entre os brasileiros,...

A crise de credibilidade da velha mídia

Jornais e revistas da velha mídia brasileira fazem reformas...

para lembrar

Bancários não terão mais sábado como descanso remunerado

Tribunal Superior do Trabalho toma decisão favorável aos bancos...

Desemprego bate recorde em 20 estados brasileiros em 2020, diz IBGE

Os impactos negativos da pandemia do coronavírus sobre o...

Vicentinho diz que partido tentará retomar Comissão de Direitos Humanos

Segundo Vicentinho, ideia é indicar aliados 'profundamente comprometidos' com...

Conselho Nacional de Segurança Pública divulga candidatos à eleição

Brasília, 02/08/10 (MJ) – O Conselho Nacional de Segurança...
spot_imgspot_img

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...

‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado 'Enem dos concursos", será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas...

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...
-+=