Vida para todes no mês de combate à Aids

Enviado por / FonteEcoa, por Noah Scheffel

Dezembro Vermelho é o mês de consicentização e prevenção sobre HIV e Aids, e eu conversei com Lua Mansano, travesti posithiva, arte comunicadora, multi artista e pessoa vivendo com HIV, para debatermos como hoje a desinformação leva ao preconceito e à discriminação.

Historicamente, a Aids, quando reconhecida nos anos 80, e chamada de “epidemia da Aids” um tempo depois, foi completamente responsabilizada à comunidade LGBTQIAP+ da época, relacionando à existência principalmente de homens gays e mulheres transexuais. Esse é um estigma que a comunidade toda hoje ainda carrega, e muito por conta do desconhecimento de como o HIV e a Aids hoje existem em nossa sociedade.

Não há cura, porém com o avanço dos chamados retrovirais as pessoas vivendo com HIV não estão mais “sentenciadas à morte” como ocorria décadas atrás. Atualmente, com essas pessoas seguindo o tratamento de forma correta, a carga viral se torna indetectável, fazendo com que o vírus se torne intransmissível.

Lua comenta que “para além da desinformação, é sempre a travesti que é colocada como a corpa que vive com HIV na sociedade e necessariamente sempre nos atrelam à prostituição (o que não é o meu caso e de muitas outras pessoas), trazendo maior estigma sobre o virus.” Então existe uma generalização, que faz com que o preconceito com pessoas trans seja ainda maior.

Em contrapartida, como traz a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), vale o questionamento de quais são as pessoas que têm acesso ao tratamento e quais ainda ficam completamente de lado de uma questão de saúde coletiva. O risco de uma pessoa preta, infectada pelo HIV, morrer por Aids é 2,4 vezes maior do que o de uma pessoa branca, segundo a Vigilância Epidemiológica do Programa Estadual de Aids de São Paulo, em um dado de outubro de 2016. E reparem aqui como existe pouco investimento e interesse no entendimento dessas questões, visto que dados atualizados e órgãos responsáveis por esse mapeamento são praticamente inexistentes. A população em situação de rua, majoritariamente negra, possui 10 vezes mais chances de adoecer de Aids que o restante da população.

As travestis e mulheres transexuais, sobretudo as negras, possuem estatisticamente 49 vezes mais chances de ter a infecção do HIV que o restante da população.

A falta de olhar de prevenção para essas pessoas faz com que, além de colocar a vida delas em risco, toda a população LGBTQIAP+, mas principalmente as mulheres trans e travestis, sejam criminalizadas pela existência da Aids em nossa sociedade. O apagamento dessa pauta e a não existência de políticas públicas que cheguem até pessoas em maior vulnerabilidade é um projeto de genocídio da população travesti e trans negras.

Para além disso, pessoas vivendo com HIV precisam esconder esse fato para transitarem nos espaços sem que sofram o preconceito da sorofobia, que por falta de informações ou construções de estereótipos ainda acredita em formas mirabolantes de transmissão, como estar na mesma sala ou respirar o mesmo ar. A sorofobia é crime, mas ainda assim, as pessoas precisam esconder que vivem com HIV pois não existe proteção para este tipo de preconceito. Com isso, essas pessoas são negadas de afeto, moradia, empregabilidade, saúde emocional, e muitas vezes, em consequência de tanto preconceito, são negadas de vida. Vida essa que quem tirou não foi o vírus, e sim o preconceito.

No ambiente organizacional, Lua salienta que acredita que seja de suma importância o investimento por parte das empresas, com capacitações para o contingente laboral a respeito da pauta, pois afinal, as empresas são feitas de muitas pessoas e as pessoas precisam de informação. Esses espaços, assim como quaisquer outros, também devem ser espaços seguros para pessoas vivendo com HIV ocuparem.

Então neste mês vermelho, que possamos buscar informações corretas, de fontes confiáveis, para desconstruir os nossos preconceitos e assegurar que todos os espaços sejam de todas as pessoas, e que todas as pessoas tenham acesso a formas de prevenção, e que todas as pessoas que precisarem possam ter acesso ao tratamento.

Pois mesmo que não haja a cura para a Aids, há a cura para o preconceito. E isso só depende de você.

+ sobre o tema

Médicos fazem laqueadura em mulher grávida

A cirurgia foi realizada em outubro na cidade de...

Deises e Leilanes: abandonadas sem vale-táxi e SAMU-cegonha, por Fátima Oliveira

É cruel a assistência ao parto em muitos recantos...

Dos 32 países da Copa, Brasil foi quem mais reduziu mortalidade infantil, diz estudo

Entre os 32 países participantes da Copa do Mundo,...

Brasileiro consome mais que o dobro do sal recomendado pela OMS

Jefferson Puff Apesar do alardeado resultado de um acordo entre...

para lembrar

Polícia investigará homens que transmitem HIV de propósito

Envolvidos ficaram conhecidos na web como ‘clube do carimbo’,...

Elton John diz que ‘racismo e intolerância’ estão impedindo a luta contra o HIV

Elton John mantém suas esperanças de que os Estados...

“A minha geração, por ter nascido com HIV, foi educada para morrer”

Jovem de 26 anos mostra como aprendeu a conviver...

Brasil atinge uma das três metas da ONU para acabar com epidemia de HIV/Aids

Um novo relatório divulgado pelo Programa Conjunto da ONU...
spot_imgspot_img

Cerca de 11 mil brasileiros morreram de HIV em 2022; negros são quase o dobro de brancos

Quase 11 mil brasileiros morreram no ano passado tendo o HIV ou a Aids como causa básica, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (30)...

Brasil atinge uma das três metas da ONU para acabar com epidemia de HIV/Aids

Um novo relatório divulgado pelo Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids, Unaids, revela que o Brasil atingiu uma das três metas recomendadas para acabar...

Quinta pessoa é curada do HIV após transplante de células-tronco

Um homem de 53 anos da Alemanha foi curado do HIV após receber um transplante de células-tronco em 2014, de acordo com um artigo...
-+=