Vinte e oito municípios confirmaram realização da III Conferência da Igualdade Racial

Campo Grande (MS) Dos 79 municípios do Estado, 28 já confirmaram as realizações das conferências municipais de Promoção da Igualdade Racial em Mato Grosso do Sul. Segundo a Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Cppir), da Secretaria de Estado de Governo (Segov), as etapas das realizações das conferências regionais e municipais, no Estado, estão marcadas para ocorrer no período de 6 a 20 de julho de 2013.

Etapa estadual

A III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul deste ano traz como tema principal Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo sem Racismo. O evento vai acontecer nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Hotel Grand Park, em Campo Grande, e tem por objetivo reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade civil com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social.

A etapa estadual está sendo organizada pela Secretaria de Estado de Governo, por meio da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, com a Cppir/MS e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Tem como foco a realização da Conferência Nacional, marcada para o período de 5 a 7 de novembro de 2013, em Brasília (DF).

A coordenadora da Cppir/MS, Raimunda Luzia de Brito, informou que o ofício de convocação para as realizações das conferências regionais e municipais foi encaminhado a todas as prefeituras do Estado. A nossa tentativa é unir o povo negro em busca dos nossos interesses, disse Brito.

Aquidauana

Aquidauana, com 52.956 habitantes negros (dados do IBGE 2010), foi o primeiro município do Estado a sediar a III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial (Corepir). O evento, que ocorreu na última quarta-feira (26), no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), contou com a presença de representantes das secretarias de Desenvolvimento Social de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Miranda e do grupo Raízes Negras de Aquidauana. E ainda, com a participação da palestrante Zélia Lucas Patrício, da Coordenadoria da Mulher e Promoção de Igualdade Racial de Osasco-SP.

Já no município de Corumbá, que tem a segunda maior população negra do Estado (86.115 habitantes negros), o evento está previsto para ocorrer nos dias 19 e 20 de julho de 2013.

Na opinião de Vânia Lúcia Baptista Duarte, coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul e que também compõe a Comissão Organizadora da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, é importante que todos colaborem para a realização do evento no Estado. Até agora nós já temos a confirmação de vários municípios, dentre eles Aparecida do Taboado, Corumbá, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas, informou Vânia Lúcia.

Os telefones para contatos com a Cppir/MS são: (67) 3318-1006 e 3318-1051. Veja outras informações sobre o assunto no www.igualdaderacial.ms.gov.br .

 

 

Fonte: JusBrasil

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

Cearense no comando nacional da Cufa

Em solenidade no Theatro José de Alencar, o rapper...

Entrevista da Ministra Luiza Bairros ao jornal Fêmea

Assista e divulgue o vídeo com a entrevista da...

I Oficina de Direito Sacerdotal das Religiões de Matriz Africana em Londrina

I OFICINA DE DIREITO SACERDOTAL DAS RELIGIÕES DE MATRIZ...

Desafios da Militância em Brasília e Roteiro Cultural Candango

Desafios da Militância em Brasília e Roteiro Cultural...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=