Violência contra a mulher-Diagnóstico para ação por Ana Rocha

Foi lançado o 8º ” Dossiê Mulher” . Esse trabalho joga importante papel informativo e analítico da violência infligida às mulheres no estado do Rio de Janeiro, mas também das mudanças ocorridas com a implementação de leis e políticas de prevenção e do maior rigor na aplicação das penas.

Esta versão de 2013 espelha o amadurecimento quanto à base de dados, adicionando à análise oito novos títulos: “tentativa de estupro”, “dano”, “violação de domicílio”, “supressão de documento”, “constrangimento ilegal”, “calúnia”, “difamação” e “injúria”. Com isso é possível um panorama mais amplo da violência contra a mulher, observada em suas cinco formas: física, sexual, patrimonial, moral e psicológica.

Segundo dados desta edição do “Dossiê Mulher”, elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, constata-se que a situação de violência contra as mulheres fluminenses ainda é alta: são as maiores vítimas dos crimes de estupro (82,8%), tentativa de estupro (94,9%), calúnia, injúria e difamação (72,4%), ameaça (66,7%), lesão corporal dolosa (65,3%) e constrangimento ilegal (56,6%). O relatório, baseado em registros da Polícia Civil durante 2012, aponta que grande parte desses delitos ocorreu no espaço doméstico e no ambiente familiar. Particularmente, dentre todos os municípios do estado, a capital se destaca no número de delitos.

Esse panorama chama atenção para a necessidade de se consolidar o atendimento integral às mulheres em situação de violência e de fortalecimento dos serviços sociooassistenciais existentes. Os altos índices de violência contra as mulheres exigem ações articuladas e integradas entre os diversos serviços especializados, para uma maior eficácia de combate a este fenômeno social que compreende variadas causas e diversas abordagens de enfrentamento.

A Prefeitura do Rio deu um passo importante nesse sentido, com a criação da SPM Rio. Parte do primeiro escalão da prefeitura, a secretaria tem condições de dialogar e estabelecer parcerias com diversos interlocutores, procurando efetivar políticas públicas voltadas para a o atendimento, a conscientização, a valorização e autoestima das mulheres cariocas. A SPM Rio já tem em funcionamento o CEAM, centro especializado de atendimento à mulher em situação de violência Seu trabalho torna-se fundamental no encaminhamento de mulheres vítimas de violência, incluindo encaminhamento para a Casa Viva Mulher Cora Coralina, nos casos em que suas vidas são efetivamente ameaçadas. E as Casas da Mulher Carioca, em construção, serão espaços de reforço da cidadania das mulheres e afirmação de seus direitos. Essa é a missão da nossa secretaria.

 

Por Ana Rocha, Secretária Especial de Políticas para Mulheres do Rio de Janeiro (SPM-Rio)

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=