Se os boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil forem o parâmetro, está caindo a violência contra as mulheres em Joinville e região, ainda que os índices se mantenham elevados. Nos últimos dois anos, os casos de agressões despencaram 40% na região da SDR de Joinville, com abrangência também em Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, São João do Itaperiú e São Francisco do Sul.
Por Jefferson Saavedra, do Portal Jefferson Saavedra
Ainda assim, foram quase dois casos por dia de lesões corporais na região ao longo do ano passado. No mesmo período, as ameaças caíram 23%, descendo para a média diária de 5,4 situações por dia. Mais sensível foi a redução dos estupros, de 222 para 218 registros em dois anos. O que não muda é que na esmagadora maioria dos casos a violência é doméstica, isto é, partiu do atual ou ex-marido ou companheiro.
Sete assassinadas em 2014
No ano passado, Joinville registrou o recorde em assassinatos, com pelo menos 89 mortes. Mas o número de mulheres assassinadas, sete, não foi o maior do ranking. Há dois anos, 11 foram vítimas de homicídio, conforme levantamento do jornal “A Notícia”.