A visão política e social da música Reggae

Os amantes do reggae e interessados em mais conhecimentos sobre a música jamaicana terão três dias para mergulhar no ritmo.

A Associação Cultural Aspiral do Reggae realizará o Seminário “A visão política e Social da música Reggae” no dia 19 de novembro, a partir das 19 horas, na Praça Tereza Batista (Pelourinho). O seminário irá contribuir para que o público baiano apreciador do ritmo possa ouvir e refletir sobre o seu papel social e político. Estarão presentes Kamaphew Tawá, Luciano Rotts, Gilberto Leal dentre outros que discutirão o tema em diversas vertentes. Nos dias 20 e 21 de novembro, o evento continuará com shows de diversos artistas, reverenciando o ritmo .

Além de fazer a alegria dos admiradores, o reggae é responsável por produzir transformação social e cultural em uma comunidade que opta por viver na filosofia rastafári e tem como parâmetro o desenvolvimento econômico e espiritual de seus membros. O projeto Música Reggae em Ação é uma iniciativa da Associação Cultural Aspiral do Reggae. Criada em 2004, a Associação tem o intuito de desenvolver projetos e atividades nas áreas de cultura e educação, tendo como foco o conhecimento sobre a musica Reggae.

“Com letras que denunciam as mazelas sociais, o reggae é sinônimo de liberdade para um povo. Suas poesias e mensagens políticas contribuíram para uma mudança no processo sócio cultural e musical de Salvador, graças a uma enorme capacidade de envolvimento com outras culturas e ritmos”, destaca a produtora cultural Jussara Santana, uma das organizadora do projeto.

Nascido na Jamaica, a música reggae tem em Bob Marley o seu maior divulgador. A Bahia possui uma grande herança étnica e cultural jamaicana, através da estética dreadlooks e da força do reggae na musicalidade do Estado.

Não é à toa que o ritmo mais importante do Carnaval baiano, criado no Pelourinho, é chamado samba reagge, e embala o desfile dos blocos afro de Salvador.

“Essa atividade, desenvolvida na semana da consciência negra, visa discutir o reggae e suas contribuições sociais, políticas e musicais para a população de Salvador, além de fazer cumprir a Lei Municipal 5.817 de 11 de maio de 2000 que cria o Dia do Reggae, sendo então uma oportunidade para a comunidade ter maiores informações sobre a música e a filosofia Rastafári”, afirma a produtora cultura Jussara Santana.

O que: Seminário “A visão política e social da música Reggae”

Quando: dia 19/11- Seminário, 20 e 21/11- Shows de Reggae

Onde: Praça Tereza Batista – Pelourinho – Centro Histórico de Salvador

Valor: Gratuito

Realização: Associação Cultural Aspiral do Reggae

Informações: Luciane Reis -71-8782-7739 \ 9959-2350

[email protected]O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Jussara Santana – 71- 8776-4388

[email protected]O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

“O Mordomo” lidera bilheteria nos EUA

O drama racial O Mordomo continua dominando as...

Dança africana é atração desta quinta na Primavera nos Museus

Pindamonhangaba participa da sétima edição do projeto "Primavera...

Yaya Touré e outros jogadores negros ameaçam boicotar a Copa de 2018

Copa será na Rússia, país conhecido pelo racismo exagerado...

Ellen Oléria, uma das homenageadas do Prêmio Rio Sem Preconceito, se apresenta no Teatro Rival

  A cantora Ellen Oléria, vendedora da última edição do...

para lembrar

Lee ‘Scratch’ Perry, produtor pioneiro de reggae e dub, morre aos 85 anos na Jamaica

O produtor e músico jamaicano Lee Scratch Perry morreu...

Lupicínio Rodrigues, sem remorso e sem desespero, em depoimento histórico

Programa MPB Especial Direção: Fernando Faro TV Cultura - 1973 Em depoimento...

Jay-Z comprará serviço de streaming de música Wimp, rival do Spotify

O rapper e empresário americano Jay-Z comprará o serviço...

De Stanley Jordan no parque a casas de shows pequenas, descubra onde ouvir jazz em SP

Que jazz não é música de tiozão talvez você...
spot_imgspot_img

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade alemã de Colônia, Bob Marley já estava abatido pela doença. Ainda assim, seu carisma fascinou...

Somos o mundo

Faz quase 40 anos, uma ação entre artistas mudou a forma de celebridades e sociedade civil se relacionarem com agendas humanitárias urgentes. A ficha...

Morre atriz e cantora Denise Assunção, que atuou em peças de teatro e na televisão

Morreu, nesta quinta-feira, a atriz e cantora Denise Assunção, aos 67 anos, em decorrência de complicações de um câncer no intestino. A informação foi divulgada...
-+=