quarta-feira, setembro 22, 2021
InícioÁfrica e sua diásporaPatrimônio CulturalA visão política e social da música Reggae

A visão política e social da música Reggae

Os amantes do reggae e interessados em mais conhecimentos sobre a música jamaicana terão três dias para mergulhar no ritmo.

A Associação Cultural Aspiral do Reggae realizará o Seminário “A visão política e Social da música Reggae” no dia 19 de novembro, a partir das 19 horas, na Praça Tereza Batista (Pelourinho). O seminário irá contribuir para que o público baiano apreciador do ritmo possa ouvir e refletir sobre o seu papel social e político. Estarão presentes Kamaphew Tawá, Luciano Rotts, Gilberto Leal dentre outros que discutirão o tema em diversas vertentes. Nos dias 20 e 21 de novembro, o evento continuará com shows de diversos artistas, reverenciando o ritmo .

Além de fazer a alegria dos admiradores, o reggae é responsável por produzir transformação social e cultural em uma comunidade que opta por viver na filosofia rastafári e tem como parâmetro o desenvolvimento econômico e espiritual de seus membros. O projeto Música Reggae em Ação é uma iniciativa da Associação Cultural Aspiral do Reggae. Criada em 2004, a Associação tem o intuito de desenvolver projetos e atividades nas áreas de cultura e educação, tendo como foco o conhecimento sobre a musica Reggae.

“Com letras que denunciam as mazelas sociais, o reggae é sinônimo de liberdade para um povo. Suas poesias e mensagens políticas contribuíram para uma mudança no processo sócio cultural e musical de Salvador, graças a uma enorme capacidade de envolvimento com outras culturas e ritmos”, destaca a produtora cultural Jussara Santana, uma das organizadora do projeto.

Nascido na Jamaica, a música reggae tem em Bob Marley o seu maior divulgador. A Bahia possui uma grande herança étnica e cultural jamaicana, através da estética dreadlooks e da força do reggae na musicalidade do Estado.

Não é à toa que o ritmo mais importante do Carnaval baiano, criado no Pelourinho, é chamado samba reagge, e embala o desfile dos blocos afro de Salvador.

“Essa atividade, desenvolvida na semana da consciência negra, visa discutir o reggae e suas contribuições sociais, políticas e musicais para a população de Salvador, além de fazer cumprir a Lei Municipal 5.817 de 11 de maio de 2000 que cria o Dia do Reggae, sendo então uma oportunidade para a comunidade ter maiores informações sobre a música e a filosofia Rastafári”, afirma a produtora cultura Jussara Santana.

O que: Seminário “A visão política e social da música Reggae”

Quando: dia 19/11- Seminário, 20 e 21/11- Shows de Reggae

Onde: Praça Tereza Batista – Pelourinho – Centro Histórico de Salvador

Valor: Gratuito

Realização: Associação Cultural Aspiral do Reggae

Informações: Luciane Reis -71-8782-7739 \ 9959-2350

Lucianereispp@hotmail.comO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Jussara Santana – 71- 8776-4388

Acaraggae@yahoo.com.brO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fonte: Lista Racial

RELATED ARTICLES