Vítima de racismo na Eslováquia, Adauto pensa em voltar ao futebol brasileiro

Fonte: Globo Esporte –

Vítima de insultos racistas no último fim de semana, o atacante Adauto, do MSK Zilina, da Eslováquia, disse por telefone ao GLOBOESPORTE.COM que a atitude da torcida do MFK Kosice na partida de domingo pelo campeonato local pode apressar sua saída do clube eslovaco.

Magoado, o atleta revelou que já pensa em retornar ao futebol brasileiro em breve, aproveitando a janela de transferência no mercado europeu. Segundo o jogador, que teve passagens por Atlético-PR e Ponte Preta, insultos racistas só mancham a imagem do futebol mundial.

– É muito triste. Os torcedores do Kosice reproduziam sons e gestos de macaco cada vez que eu pegava na bola. Já tinha sofrido isso em 2003 na República Tcheca, e agora passo novamente por esse problema aqui na Eslováquia – explicou.

Sem propostas de outros clubes e com contrato com o time eslovaco até o fim de 2010, Adauto deixou escapar durante a entrevista que seria ótimo voltar ao seu país, já que sua esposa e familiares continuam morando no Brasil. Sobre um possível retorno, a saudade da terra natal pode pesar na balança em sua decisão.

– Nada contra o clube, mas é lógico que eu quero gostaria de voltar ao meu país. Cada dia que passa penso em retornar ao futebol brasileiro. O Palhinha (ex-jogador do São Paulo e Cruzeiro), está vendo isso para mim. Vamos esperar o que vai acontecer. Poderia ser emprestado por uma temporada, mas isso ainda não foi falado com os dirigentes do Zilina – disse o jogador.

O jogador também passou pelo mesmo problema de racismo em 2003, quando atuava no Slavia Praga, da República Tcheca. Na ocasião, Adauto chegou a ver cascas de banana atiradas no gramado. Os atos racistas podem provocar uma punição ao MFK Kosice, que será o adversário do Roma, pela Liga da Europa (antiga Copa da Uefa).

Matéria original: Vítima de racismo na Eslováquia, Adauto pensa em voltar ao futebol brasileiro

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Racismo filho do fascismo

A luta para acabar com as repetidas manifestações de...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Estudantes do Congo acusam Brigada Militar de racismo no Rio Grande do Sul

Africanos acusam BM de racismo e constrangimento por Jessica...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=