Viúva de Abdias Nascimento quer programa de incentivo ao ativismo

Na data em que se comemora o centenário de Abdias Nascimento, líderes negros se reuniram ontem numa emocionante homenagem ao poeta, escritor e jornalista que lutou contra o racismo e transformou o tema em sua principal bandeira. Viúva de Abdias e também ativista, Elisa Larkin aproveitou a ocasião para apresentar à Secretaria estadual de Direitos Humanos uma proposta de criação de um programa de incentivo para conceder bolsas de apoio a alunos cotistas, além da ajuda a pessoas ou organizações engajadas no ativismo social.

— Muitos alunos cotistas não têm como dar prosseguimento aos estudos, devido às dificuldades financeiras para compra de material, livros e até para o transporte. É importante que esses alunos deem continuidade aos estudos — disse ela.

No evento, ocorrido no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Zona Portuária — prédio erguido em 1871 pelo engenheiro abolicionista André Rebouças, que não permitiu o uso de mão de obra escrava — ainda foram comemorados os 70 anos do Teatro Experimental do Negro, também fundado por Abdias, e os 30 anos do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros, projeto criado em parceria com Elisa, que atua na recuperação da história e dos valores culturais negros.

— Convivi com a vida e obra de Abdias, não apenas como esposa, mas como companheira de luta no combate ao racismo, pela construção de uma sociedade com igualdade de oportunidades e justiça para todos — disse Elisa.

O líder, lembrado numa exposição que contava sua trajetória, em palestras e em declarações, foi chamado de “Zumbi contemporâneo”, numa referência a Zumbi dos Palmares. A cada discurso, uma plateia majoritariamente negra aplaudia.

Ministra lamentou racismo

A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, lamentou que ainda exista racismo no Brasil:

— Existe uma visibilidade muito grande de casos de racismo no Brasil. São atos racistas, que procuram reduzir a humanidade da pessoa negra ao compará-la aos animais. Lembro do caso daquele menino acorrentado num poste no Flamengo. Infelizmente, continuamos com taxas altas de homicídio de pessoas negras.

O ex-zagueiro francês Liliam Thuram, autor do livro “As minhas estrelas negras — de Lucy a Barack Obama”, também presente ao evento, afirmou que também considera o Brasil um país racista. E disse que o centenário de Abdias Nascimento não deveria ser comemorado apenas pelas pessoas negras:

— Infelizmente o Brasil tem dificuldades em reconhecer a importância dos homens e mulheres que vieram da África e que fizeram com o que o país tivesse essa cultura hoje — disse. — Eu diria que essa comemoração não pertence somente às pessoas de cor negra, mas a todos os brasileiros que querem construir uma sociedade igualitária. Basta sair um pouco às ruas do Rio para ver que a grande maioria das pessoas traz em suas feições a história do Brasil. São afrodescendentes, mesmo que alguns não queiram reconhecer.

A festa terminou com uma cerimônia inter-religiosa formada por integrantes do candomblé, da umbanda e indígenas, que, em procissão, foram até o Cais do Valongo, monumento emblemático da cultura negra. Lá desembarcaram mais de 500 mil negros escravizados entre 1811 e 1843, vindos, em sua maioria, do Congo e de Angola.

 

 

 

+ sobre o tema

Luíz Gama

Luís Gonzaga Pinto da Gama (Salvador, 21 de junho...

Pesquisas apontam Machado de Assis como o autor brasileiro mais estudado

A doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) Laeticia Jensen...

O Negro da senzala ao soul: Um documentário da TV Cultura 1977

Gabriel Priolli resgata um vídeo que conta a história...

Lélia Gonzalez: Mulher Negra na História do Brasil

Neste ano de 2009, já contamos 15 anos que...

para lembrar

Alberto Guerreiro Ramos

Alberto Guerreiro Ramos (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 13 de...

Luiz Gama, o abolicionista

Ele está ali no Largo do Arouche, no canto...
spot_imgspot_img

“Eu sou o sonho das minhas ancestrais”: Quilombo (la) em Harvard

Sou Ana Paula, mulher negra, quilombola, Doutora em História e admitida para uma bolsa pós-doutorado no W.E.B Du Bois Research Institute em Harvard University....

Mostra em Inhotim revela caminhos de Abdias Nascimento no exílio

Intelectual de múltiplos talentos, Abdias Nascimento havia feito suas primeiras experiências nas artes plásticas meses antes de embarcar para os Estados Unidos, em 1968,...

Em ‘Submundo’, Abdias Nascimento nos faz enxergar o Brasil atual

Quem acompanha a trajetória de Abdias Nascimento (1914-2011) pouco tem ideia dos percalços de sua vida antes de ele se tornar a grande liderança negra de...
-+=