Websérie Bantus entrevista atriz angolana

A atriz e apresentadora de TV Edusa Chidecasse é a próxima entrevistada da série Bantus, coprodução Brasil-Angola-Colômbia, criada pela produtora de conteúdo MoodHunter. Com apresentação do ator angolano Adilson Garcia, Chidecasse dá um depoimento bastante sincero do que é ser uma atriz negra no continente Africano. Ela fala sobre a evasão de grandes talentos do país que acabam indo embora por falta de oportunidades. O episódio vai ao ar pelo canal Youtube da Mood Hunter –https://www.youtube.com/channel/UC_wk_aIGlDW4mwT9Ms2w6Aw – no próximo dia 25 de fevereiro de 2021, às 12h.

Edusa Chidecasse foi classificada como uma das 10 mulheres mais lindas da África. Angolana, ela é apresentadora do programa matinal A sua manhã, que vai ao ar pela TPA – Televisão Pública de Angola. Além de atriz também é empresária: lançou recentemente uma marca de acessórios femininos. Edusa foi pioneira ao ser a primeira atriz angolana a viver uma personagem homossexual em uma novela angolana na TV aberta. Vale lembrar que somente neste ano de 2021 o homossexualismo deixou de ser crime no Estado Angolano

A primeira temporada da série Bantus apresenta um total de 6 episódios a potência da produção artística africana contemporânea. Adilson Garcia conversa com artistas e personalidades de todo o continente africano na busca de descobrir qual é, e como é a África que eles querem mostrar para o mundo: a África hoje.

Bantus foi produzida com a colaboração de profissionais do audiovisual de três países diferentes, Brasil, Colômbia e Angola que são justamente os países onde a Mood Hunter está presente. Rafael Barioni (Mood Hunter Brasil) e Adilson Garcia (Mood Hunter Angola) idealizaram o conteúdo. Essa é a primeira produção original do Creative Studio, que produz conteúdo para diferentes players: Disney, Sony Pictures, Warner Media, Facebook, History Channel e NBCUniversal.

O que é Bantu

O Brasil foi o país que por mais tempo e em maior quantidade recebeu africanos escravizados. Até o final do século XVII, três quartos dos africanos que aqui chegavam para o trabalho escravo vinham da região Congo-Angola. Pertenciam ao chamado mundo Banto e a eles devemos muito do que somos e do que sabemos. Bantus é, portanto, uma palavra que busca aproximar povos irmãos, mas geograficamente separados

Programação dos episódios

EP 01 S01 – SÍLVIO NASCIMENTO – dia 4 de fevereiro

No primeiro episódio de Bantus, Adilson Garcia (Mood Hunter Angola), conversa com o premiado ator angolano, que vive há cinco anos em Portugal, é sucesso nas novelas de lá e conseguiu alcançar o mercado europeu apesar de não ter dupla nacionalidade. Sílvio Nascimento fala da importância de imprimir em cada trabalho a força de suas origens e da visão que os europeus têm sobre os africanos.

EP 02 S01 – TAYLOR JAYE – 11 de fevereiro

No segundo episodio Adilson Garcia conversa com a cantora, compositora e atriz Taylor Jaye e seu irmão, Chin Chilla. Eles falam do seu novo disco lançado no final de 2020 e também dão significado a palavras como Kapana, holu, Damara, Khoisan, elementos importantíssimos da cultura da Namíbia.

EP 03 S01 – ISALINA GONÇALVES – 18 de fevereiro

No terceiro episódio de Bantus a conversa é com a atriz Isalina Gonçalves, que ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival Internacional O Cubo de cinema independente de língua português de 2020. Isalina fala da experiência de ser uma atriz no mercado Angolano e conta das suas aspirações de chegar a Hollywood. O papo termina com o diretor do filme A Testemunha, Ngouabi Silva contando como um acidente quase encerrou as gravações do filme.

EP 04 S01 – EDUSA CHINDECASSE – 25 de fevereiro

A atriz Edusa Chidecasse dá um depoimento bastante sincero do que é ser uma atriz negra no continente Africano para Adilson Garcia (Mood Hunter Angola). Ela fala sobre a evasão de grandes talentos do país que acabam indo embora por falta de oportunidades e termina fazendo um chamamento: “Vamos juntos fazer com que a África seja vista de forma diferente”.

EP 05 S01 – JÉSSICA PITBULL – 4 de março

A divertidíssima Jéssica Pitbull tem um papo leve e apaixonado. A cantora angolana de Kuduro, fala do amor que ela tem pelo lugar de onde veio e de como a música pode dar sentido à vida dos jovens angolanos.
A Jéssica também vai nos apresentar uma porção de termos novos como Bife, Kabwenha e Funge. E acreditem, das três palavras ao lado, a única que não se refere a comida é “Bife”.

EP 06 S01 – IVAN ALEKXEI – 11 de março

Pra fechar a primeira temporada de Bantus, Adilson Garcia conversa com Ivan ALekxei, cantor romântico angolano que na sua calma quase monástica, fala sobre seu trabalho e sobre o papel do Semba como um anestésico para a dura vida cotidiana: “o Semba é a forma de viver com nossos problemas”.

Sobre os criadores

Adilson Garcia
Apresentador e Idealizador do Projeto.

Ator Desde 2005, Adilson Garcia começou na publicidade. Atuou em Produções Africanas de Ficção. Destaque para a série “A Equipa”, Novela “Encontros e Desencontros” e o Filme “Diário De Músico”. Como jornalista e apresentador, esteve à frente , na Tv Zimbo, dos Programas “Panorama” e “Repórter Zimbo” (Vencedor do prêmio Maboque 2014 De Jornalismo). Venceu o Prémio Jovem Conquista 2013 e apresentou na tv pública, o documentário “10 Anos De Paz”. Adilson fez parte, segundo o jornal O Mercado e a revista Rumo, do seleto grupo “Golden Generation 2019”. É fundador dos projetos Marcas e Comunicação e Marcas e Negócios, voltados para a gestão e o empreendedorismo.

Rafael Barioni
Diretor e idealizador do projeto.

É criador de três Séries de tv no Brasil: Cinelab Aprendiz (Syfy/ Universal Tv); Na Corrida (History Channel) e Missão Axn (Axn). Já dirigiu mais de 100 episódios de diferentes séries para televisão e campanhas premiadas para grandes marcas.
Foi premiado mais de 10 vezes no PROMAX BDA Awards.

Serviço

“Bantus” – série de entrevistas em 6 episódios apresentada entre os dias 4 de fevereiro a 11 de março de 2021 no canal Youtube da Mood Hunter, às 12h. A produção mostra a África na visão de artistas deste país.

https://moodhunter.com.br/ e @moodhunter

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...