XII Encontro de folia de reis do distrito federal

No mês de dezembro ocorrerá uma das mais tradicionais manifestações populares do Brasil. Trata-se do décimo segundo encontro de foliões vindos de várias partes do país. O objetivo é promover a cultura tradicional das Folias de Reis e a diversidade de expressões artísticas associadas a ela.

O evento reúne cerca de dez mil participantes, entre foliões e apreciadores. Este ano o Encontro vai ser realizado na CASA DO CANTADOR (Ceilândia-DF), com shows de grandes nomes da música caipira tradicional, como Zé Mulato e Cassiano, Kleuton e Karen (vencedores do Prêmio da Música Brasileira), André e Andrade, Vanderley e Valtercy, dentre outros. O show de abertura será com Roberto Correa e Alceu Valença, numa fusão da cultura popular do Centro-Sul com um dos legítimos representantes da cultura popular nordestina. Tudo totalmente gratuito. Além da programação musical, também serão realizadas oficinas diversas, exposições artesanais e apresentações de 22 grupos de Folias do DF, GO, MG e BA.

O Encontro de Folia de Reis faz parte do calendário de eventos oficiais do Distrito Federal (Lei 3252/2003) e é considerado uma das maiores celebrações da cultura popular do Brasil central. As dez primeiras edições foram realizadas na Granja do Torto, porém, com a proposta de itinerância iniciada em 2011, buscou-se apresentar o universo das Folias para outras regiões do DF.

CONCURSO DE PRESÉPIOS – O 12º Encontro de Folia de Reis do DF promoverá a segunda edição do concurso de presépios entre os moradores locais que se inscreverem. A premiação total, de R$ 3.500,00, será distribuída entre os três primeiros colocados. Todos os moradores inscritos receberão a visita de uma Folia de Reis e da Comissão julgadora, no dia 6 de dezembro.

A FOLIA DE REIS – Baseada em festejo de origem portuguesa, ligada às comemorações do culto natalino, a Folia chegou ao Brasil junto com a Corte. A manifestação cultural apresenta um caráter profano-religioso, com cânticos, danças e figuras arquetípicas das tradições religiosas e populares, incorporando aspectos culturais locais.

Serviço:

XII Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal
Local: Casa do Cantador (QNN 32 – Área Especial – Ceilândia Sul)
Data: 6, 7, 8 e 9 de dezembro 2012 Horário:9h às 21h30 Entrada Gratuita
Assessoria Imprensa: Almir Oliveira (61) 9319-0270 (Claro) / 9643-7636 (Vivo) / 8316-6230 (Tim)

 

Fonte: Lista Racial  

+ sobre o tema

As comunidades quilombolas que resistem em Oriximiná

No norte do Pará, os descendentes de escravos fugidos...

Rio de Janeiro recebe encontro de cinema negro

Com recorde de inscrições, o evento homenageia os 80...

África: colonialismo, racismo e morte

Por Augusto Buonicore No próximo ano se...

para lembrar

Diáspora Black: uma rede contra a discriminação em hospedagens

Criada por quatro empreendedores negros, iniciativa quer combater o...

Negros americanos impulsionam turismo na Bahia

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul - Diretor...

Gilberto Gil: por trás da música “Não chore mais”

O músico,  compositor e cantor Gilberto Gil, postou em...
spot_imgspot_img

 Interprete da trilha sonora da novela Renascer, Xenia França participa do disco de José James

Vencedora do Grammy Latino de 2023 com seu disco "Em nome da Estrela" e intérprete da canção “Lua Soberana”, trilha sonora da novela Renascer...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Jay-Z e Alicia Keys apresentam ‘Empire State of Mind’ no Tony Awards de 2024

Jay-Ze Alicia Keys se uniram para apresentar o sucesso “Empire State of Mind” ao vivo no na cerimônia de premiação de 2024 do Tony Awards no último domingo,...
-+=