Zagueiro do Manchester é multado em R$ 140 mil por racismo no Twitter

O zagueiro do Manchester United Rio Ferdinand foi multado e advertido sobre sua conduta em relação a um comentário postado no Twitter. Na mensagem, o inglês se referiu ao compatriota e lateral esquerdo Ashley Cole, do Chelsea, como “choc ice”, uma expressão que muitos consideram racista. A multa foi anunciada pela FA (Federação Inglesa de Futebol) nesta sexta-feira.

“Rio Ferdinand foi multado em 45 mil libras (R$ 142,5 mil) depois que uma Comissão Regulatória Independente considerou provada a acusação de conduta imprópria em relação ao comentário postado no Twitter”, informa o comunicado da entidade.

“A comissão decidiu que o comentário foi impróprio e desprestigiava o esporte. Além disso, a comissão concluiu que a violação incluiu uma referência à origem étnica, cor ou raça”, completa o texto.

O comentário no Twitter em questão foi postado depois que Ashley Cole testemunhou em um julgamento que inocentou o capitão do Chelsea, John Terry, que foi acusado de insultos racistas contra o irmão de Ferdinand, Aston, durante um jogo em outubro.

Ferdinand respondeu a um usuário do Twitter, que disse: “parece que Ashley Cole vai ser o ‘choc ice’ deles”. O jogador do Manchester respondeu: “te ouço cara! Choc ice é clássico! hahahahahahha!”.

O termo “choc ice” é entendido por muitos como tendo conotação racial, significando que uma pessoa é negra por fora e branca por dentro. Ferdinand apagou o comentário e negou que o termo fosse racista. Seu irmão, Anton Ferdinand, é zagueiro do Queens Park Rangers e acusou Terry de racismo, citando um episódio ocorrido em um jogo contra o Chelsea.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.