Fundo ELAS lança campanha pelos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher em parceria com Instituto Avon

elas

O Fundo ELAS, que desde a sua criação apoia projetos de grupos de mulheres voltados para o fim da violência contra a mulher, participa da campanha em parceria com o Instituto Avon, que lança uma campanha nacional pelo fim da violência contra a mulher.

Do Fundo Elas

Desde 1991, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio de uma campanha anual global.  É a campanha 16 dias de ativismo, que tem início todo dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

 

No Brasil, entretanto, os 16 dias se ampliaram para 21 dias de ativismo: para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começam antes, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

 

Neste ano, o desafio do Instituto Avon é tornar o enfrentamento à violência contra as mulheres um hábito e, para isso, propõe a mobilização de toda a sociedade no reconhecimento das violências invisíveis a partir da reflexão e do diálogo.  “Quanto mais “invisível” for a violência, mais difícil dela ser identificada e mais prejudiciais e profundos são os danos causados por ela. Por isso, não podemos partir da premissa de que apenas apontar o erro já é suficiente para provocar uma mudança de comportamento. Precisamos que as pessoas sejam protagonistas e passem a reconhecer que existe um problema que é de todos nós e só pode ser enfrentado com mudanças de atitude”, afirma Mafoane Odara.

 

Neste período, mais de 100 ações estão programadas em todo o Brasil para promover o engajamento de mais pessoas em favor da causa. Como destaque para estimular a discussão aberta sobre os temas que envolvem o enfrentamento à violência contra a mulher, o Instituto Avon promove ainda em São Paulo, no Masp, no dia 07 de dezembro, a 4ª edição do Fórum Fale sem Medo.

 

Grupos apoiados pelo Fundo ELAS também participam da campanha

 

O Fundo ELAS é parceiro do Instituto Avon na campanha e também vai propor a reflexão sobre a cultura de violência contra a mulher em suas mídias sociais. Além disso, os 33 grupos apoiados pelo Fundo ELAS e pelo Instituto Avon em 2016 promovem uma agenda conjunta com atividades que buscam discutir, informar  e conscientizar mulheres e homens sobre a violência contra a mulher, além de mobilizar todas e todos para o seu enfrentamento.

 

Rodas de conversa, intervenções urbanas, lançamentos de publicações, espetáculos, seminários e atos públicos integram a programação conjunta, que se espalha por todo o país.

 

Confira a programação completa aqui.

 

 

 

 

 

+ sobre o tema

A Transformação do silêncio em linguagem e ação

*Comunicação de Audre Lorde no painel "Lésbicas e literatura"...

Mulher é agredida com remo pelo marido: ‘quem bate não tem amor’

Atendente levou 30 pontos na cabeça após ser agredida...

Marlye Cantora e o sonho de ser professora e artista são destaque do mês no Museu da Pessoa

Criada por sua mãe, Marlye cresceu com dois sonhos:...

para lembrar

Rapper 50 Cent decreta falência em meio a processo milionário

Pedido pode proteger o artista de ter de pagar...

Rejeitado por heterossexuais ‘por ser negro demais’, menino é adotado por casal gay

O jornalista Gilberto Scofield Jr e seu companheiro, Rodrigo...

Viva Maria: Prêmio destaca iniciativas pela igualdade de gênero

Viva Maria hoje saúda todas as pessoas que foram...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=