Tchau, Dunga!!!! Ei, Jefferson, você gosta de apanhar? E você gosta de apanhar? E você, Miranda?

Em 1968, aquele timinho “ruim” do Botafogo, com Gérson, Roberto Miranda e companhia, foi a Bagé, no Rio Grande do Sul, numa excursão. Na folga, saímos para jantar, mas na porta do restaurante do Bagé Country Clube havia um cartaz: “Proibida a entrada de negros”.

Por PAULO CEZAR CAJU, no Mamapress

Lembrei da minha mãe, que só entrava no Fluminense pela porta dos fundos e outras tantas humilhações sofridas por nossa gente. Quantas noites difíceis de dormir, um inferno. O que me livrou das gastrites e úlceras da vida foi o fato de sempre colocar a boca no mundo, denunciar, não deixar passar em branco, extravasar. Sempre acreditei que o tempo mudaria a mentalidade dos homens, pura ilusão.

Anos e anos depois, no mesmo dia em que a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou o casamento gay em todo o país, Dunga, o capataz da seleção, deixou aflorar o seu verdadeiro lado e disse que “sentia-se como os afrodescendentes, que gostam de apanhar”.

Ei, Jefferson, você gosta de apanhar? E você, Miranda? Abram a boca, Elias, Fred, Fernandinho, William, Robinho!!!! Posicionem-se!!!! Opinem!!!! Não tenham medo das chibatadas do “professor”!!! Ou ele pode impor trabalho pesado nos treinamentos?

O valor do homem está na atitude. Abaixar a cabeça é aceitar, é acovardar-se diante dessa declaração estúpida. A mistura de cores é o que move o mundo. A palavra raça deveria ser abolida dos dicionários. E não me venham com essa baboseira de “somos todos macacos”, porque somos todos homens, com diferentes pontos de vista, sim, mas maduros o suficiente para respeitar os quadrados alheios.

26763

Hoje morre-se por fanatismo religioso, em disputas políticas, na ganância pelo dinheiro… nas arquibancadas. O futebol deveria ser uma ferramenta para unir os povos, semear a paz, mas até dentro das quatro linhas os trogloditas estão ganhando terreno, ganhando voz.

+ sobre o tema

Tiago Leifert está errado. Representatividade importa

Onde estão os negros? Os indígenas? As mulheres? Os...

África em Quadrinhos

Introdução Os estudos sobre a História da África apresentam-se como...

Balotelli fala sobre racismo: “Nada é como na Itália. Lá, é realmente extremo”

Hoje atuando na França, o atacante italiano falou sobre...

Por que matam os nossos pássaros negros?

É preciso que olhemos as crianças e jovens negros...

para lembrar

Executiva da Sony contrata mulher que inspirou ‘Scandal’ para resolver crise dos hackers

Acusada de racismo, a vice-presidente da Sony Pictures, Amy...

Ângela Portela cobra mais ações afirmativas para população negra

Ainda há muito a ser feito para compensar a...

A gente não consegue respirar

Na última semana, fomos todos impactados com uma cena...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=