Migrações negras no pós-abolição do sudeste cafeeiro (1888-1940)

O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de migração de ex-escravos e seus descendentes diretos ou indiretos, no período após a promulgação da Lei Áurea, do Vale do Paraíba para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e seus desdobramentos. Trata-se de avaliar esse processo para além do sistema dual de explicação das migrações: atração versus expulsão. Busca-se, nesse sentido, incorporar análises qualitativas, quantitativas e demográficas dessa experiência. Para atingir tais objetivos utilizou-se o cruzamento de fontes variadas, a saber, os registros civis de nascimento e óbito, censos, entrevistas e bibliografia secundária.

Por Carlos Eduardo Coutinho da Costa, do Revista Topoi

Black Migration in Post-Emancipation Coffee-Producing Southeast (1888-1940)

 

This article focuses on the migration of Blacks – former slaves and their descendants – from the Paraíba Valley to the metropolitan area of Rio de Janeiro, and its consequences, in the post-emancipation period. The goal is to evaluate the process beyond the dual system for explanation of migration: attraction vs.expulsion. We try to incorporate qualitative and demographic analysis of this experience through the intersection of different sources: civil records, census, oral interviews, and secondary literature.

Keywords: post-emancipation; migration; Vale do Paraíba; Baixada Fluminense.

Migraciones negras en el pos-abolición del sudeste cafetero (1888-1940)

El presente artículo tiene por objetivo analizar el proceso de migración de negros –ex-esclavos y sus descendientes directos o indirectos – del Vale do Paraíba a la Región Metropolitana de Río de Janeiro, y sus desdoblamientos, en el período posterior a la promulgación de la Ley Áurea. Se trata de evaluar ese proceso más allá del sistema dual de explicación de las migraciones: atracción versus expulsión. En ese sentido, se buscan incorporar análisis cualitativos, cuantitativos y demográficos de esa experiencia. Para alcanzar tales objetivos se utilizó el cruzamiento de fuentes variadas, a saber: los registros civiles de nacimiento y óbito, censos, entrevistas y bibliografía secundaria.

Como citar:
COSTA, Carlos Eduardo Coutinho da. Migrações negras no pós-abolição do sudeste cafeeiro (1888-1940). Topoi. Revista de História, Rio de Janeiro, v. 16, n. 30, p. 101-126, jan./jun. 2015. Disponível em: <www.revistatopoi.org>.

+ sobre o tema

A dívida do Brasil com os negros

  CÍCERO J. SILVA, Antes de adentrarmos a...

O Blackface e a questão racial: reflexões sobre um debate na Unicamp

Embora, sejam minorias, há negros hoje nos teatros brasileiros,...

‘Empresa com política de diversidade entende melhor o cliente’

Especialista em diversidade étnico-racial, consultora Patrícia de Jesus defende...

Igual por Direito – Diversidade racial no universo jurídico

No dia 21/11 a FGV Direito SP, em parceria...

para lembrar

Juremir Machado da Silva: ‘muitos comemoram Revolução sem conhecer a história’

Samir Oliveira O jornalista e historiador Juremir Machado da Silva...

Consciência Negra: conheça nomes que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

Neste domingo (20/11) é comemorado o Dia da Consciência Negra....

O retrato da escravidão

Desde quando nem me lembro, tenho fascínio em imagens...

Nós, os crueis

Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles negros...
spot_imgspot_img

Luiza Mahin: a mulher que virou mito da força negra feminina

Não há nenhum registro conhecido sobre Luiza Mahin, mulher que possivelmente viveu na primeira metade do século 19, que seja anterior a uma carta...

“Quarto de Despejo”, clássico de Carolina Maria de Jesus, vai ganhar filme

Vivendo de maneira independente, ela optou por não se casar, dedicou-se à costura, tocava violão e escrevia livros que ilustram como jovens negras, nascidas em favelas...

Benjamim de Oliveira: o palhaço negro que encantou multidões

Era um esquete comum protagonizado pelo palhaço Benjamim de Oliveira (1870-1954): ele imitava Jesus Cristo e ficava de braços abertos. Mas aí, acima de...
-+=