1º Prêmio Abdias Nascimento – Televisão – Vera Valério, Quilombola TV Educativa-AL

A TV Educativa de Alagoas (TVE), emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), foi a grande vencedora do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, na categoria Televisão, com a matéria Quilombola, exibida no programa Página Aberta da emissora. O anúncio ocorreu na noite desta segunda-feira (7) no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

A TVE chegou à final concorrendo com a TV Brasil e a TV Câmara, com a sua matéria jornalística sendo reconhecida como a de melhor qualidade por comissão julgadora independente e especializada, indicada pelos organizadores da iniciativa. Foram responsáveis diretos pela reportagem vencedora da TV alagoana os jornalistas Vera Valério (produtora), Fabrício Camboim (repórter), Chris Duarte (editora), além do cinegrafista Samuel Limeira.

O Prêmio objetiva estimular a prática de um jornalismo plural e com foco na promoção da igualdade racial, sendo também uma homenagem ao ativista histórico dos direitos humanos e um dos ícones da luta contra o racismo, o jornalista e ex-senador da República Abdias Nascimento.

A iniciativa foi da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, contando com parceria da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio) e do Cultne Acervo Digital da Cultura Negra.

Em sua 1ª edição, o Prêmio recebeu mais de 150 inscrições de todo o Brasil, e premiou sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia Alternativa ou Comunitária, Internet, Fotografia e Categoria Especial de Gênero). Na categoria Televisão, a TVE concorreu com as finalistas TV Brasil e TV Câmara, ambas do Distrito Federal.

Reconhecimento – Comprometida com uma programação diferenciada, a TVE Alagoas, emissora associada à TV Brasil, tem buscado ao longo de sua programação exibir programas que discutam aspectos importantes do nosso estado, do ponto de vista educativo e cultural. O resultado desse trabalho tem sido reconhecido desde 2008 nas grandes premiações do jornalismo alagoano, como o Prêmio Braskem de Jornalismo e o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. Em se tratando de premiação nacional, esta é a primeira vez que a TVE Alagoas tem o seu trabalho e produção reconhecidos em premiação aberta à participação de todas as televisões do país, sejam públicas ou privadas.

 

Veja mais sobre o assunto

 

 

+ sobre o tema

Luíz Gama

Luís Gonzaga Pinto da Gama (Salvador, 21 de junho...

Pesquisas apontam Machado de Assis como o autor brasileiro mais estudado

A doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) Laeticia Jensen...

O Negro da senzala ao soul: Um documentário da TV Cultura 1977

Gabriel Priolli resgata um vídeo que conta a história...

Lélia Gonzalez: Mulher Negra na História do Brasil

Neste ano de 2009, já contamos 15 anos que...

para lembrar

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...
-+=