1º Prêmio Abdias Nascimento – Televisão – Vera Valério, Quilombola TV Educativa-AL

A TV Educativa de Alagoas (TVE), emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), foi a grande vencedora do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, na categoria Televisão, com a matéria Quilombola, exibida no programa Página Aberta da emissora. O anúncio ocorreu na noite desta segunda-feira (7) no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

A TVE chegou à final concorrendo com a TV Brasil e a TV Câmara, com a sua matéria jornalística sendo reconhecida como a de melhor qualidade por comissão julgadora independente e especializada, indicada pelos organizadores da iniciativa. Foram responsáveis diretos pela reportagem vencedora da TV alagoana os jornalistas Vera Valério (produtora), Fabrício Camboim (repórter), Chris Duarte (editora), além do cinegrafista Samuel Limeira.

O Prêmio objetiva estimular a prática de um jornalismo plural e com foco na promoção da igualdade racial, sendo também uma homenagem ao ativista histórico dos direitos humanos e um dos ícones da luta contra o racismo, o jornalista e ex-senador da República Abdias Nascimento.

A iniciativa foi da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, contando com parceria da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio) e do Cultne Acervo Digital da Cultura Negra.

Em sua 1ª edição, o Prêmio recebeu mais de 150 inscrições de todo o Brasil, e premiou sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia Alternativa ou Comunitária, Internet, Fotografia e Categoria Especial de Gênero). Na categoria Televisão, a TVE concorreu com as finalistas TV Brasil e TV Câmara, ambas do Distrito Federal.

Reconhecimento – Comprometida com uma programação diferenciada, a TVE Alagoas, emissora associada à TV Brasil, tem buscado ao longo de sua programação exibir programas que discutam aspectos importantes do nosso estado, do ponto de vista educativo e cultural. O resultado desse trabalho tem sido reconhecido desde 2008 nas grandes premiações do jornalismo alagoano, como o Prêmio Braskem de Jornalismo e o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. Em se tratando de premiação nacional, esta é a primeira vez que a TVE Alagoas tem o seu trabalho e produção reconhecidos em premiação aberta à participação de todas as televisões do país, sejam públicas ou privadas.

 

Veja mais sobre o assunto

 

 

+ sobre o tema

Cientistas descobrem o primeiro pênis feminino

Cientistas descobriram, no Brasil, espécies de insetos em que...

Swan Lake Bijlmermeer II: Balé clássico e dança de rua na Holanda

Swan Lake Bijlmermeer II é um encontro de dança...

Tribunal não vê racismo em ofensas e revolta judeus na Argentina

  Um tribunal de Buenos Aires gerou revolta...

para lembrar

‘Foi de partir o coração’, diz Adriana Bombom sobre despedida das filhas

Depois de passar um dia divertido com as filhas,...

Países africanos querem financiamento dos BRICS nos seus projectos

Ministro das Relações Exteriores, George Chikoty, disse que com...

Meu querido Patrice – Carta a Patrice Lumumba

No cinquentenário de assassinato de Patrice Lumumba por forças...
spot_imgspot_img

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...
-+=