Os vencedores do 1º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento

Na noite desta segunda-feira (7/11), ocorreu a entrega do Prêmio Abdias Nascimento. A cerimônia, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, consagrou reportagens de diferentes partes do Brasil.

Confira os vencedores do Prêmio Abdias Nascimento em cada categoria:

Mídia Impressa

Conceição Freitas, Série Negra Brasília. Negra Brasília-DF


Televisão

Vera Valério, Quilombola. TV Educativa-AL


Menção Honrosa

Leandro Uchoas, Um Quilombo no Paraíso Carioca. Jornal Brasil de Fato-SP


Fotografia

Domingos Peixoto, Diploma de Alforria. Jornal O Globo-RJ


Mídia Alternativa ou Comunitária

Eduardo Sales e Jorge Toledo, Supermercado ou Pelourinho. Jornal Brasil de Fato-SP


Internet

Carolina Pimentel, Daniella Jinkings, Gilberto Costa, Wladimir Platonw e Welton Máximo, Série Especial Consciência Negra. Agência Brasil-DF


Rádio

Eduardo Compan e Leandro Lacerda, O Preconceito Cronometrado. Rádio CBN-RJ


Especial Jornalista Antonieta de Barros

Célia Regina, Mulheres Negras. Revista Raça Brasil-SP


Mais de 150 inscrições

Após mais de 150 inscrições vindas de todo o Brasil, o Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento anunciou nesta quarta-feira (19/10) os 21 trabalhos nesta etapa final. Entre os parceiros da iniciativa está o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

A novidade são os quatro finalistas que concorrem na categoria Internet em razão de empate na avaliação da Comissão Julgadora. Os vencedores serão conhecidos na festa de entrega dos troféus, para convidados, a ser realizada no dia 7 de novembro no Teatro Oi Casa Grande, Rio de Janeiro.

O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento vai distribuir R$ 35 mil aos vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia Alternativa ou Comunitária, Internet, Fotografia e Categoria Especial de Gênero).

As reportagens e fotografias foram avaliadas segundo os critérios de originalidade da pauta, pertinência, criatividade, linguagem, fontes, caráter investigativo e repercussão obtida.

O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, e conta com a parceria da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), do UNIC Rio e do CULTNE Acervo Digital da Cultura Negra. Tem ainda o apoio da Superintendência de Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro (SUPIR) e do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros (CEDINE). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.

+ sobre o tema

Partido Socialista francês terá primeiro líder mestiço da história do país

O eurodeputado Harlem Désir, ex-líder da associação SOS Racismo,...

Oscar 2022: Beyoncé apresenta ‘Be Alive’ na cerimônia; confira artistas confirmados

Beyoncé, intérprete da trilha sonora de King Richard: Criando Campeãs (2021),...

Quênia escolhe novo presidente; conheça os candidatos

Os eleitores do Quênia votam para escolher um novo presidente e...

para lembrar

spot_imgspot_img

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...
-+=