1º Prêmio Abdias Nascimento – Internet Série Especial Consciência Negra. Agência Brasil-DF

Brasília – O especial Dia da Consciência Negra, publicado em novembro do ano passado pela Agência Brasil (ABr), conquistou hoje (7) a 1ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, concedido a reportagens sobre temas relacionados à população negra. O anúncio ocorreu na noite de hoje (7) no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

A Agência Brasil concorreu na categoria internet. O especial da ABr, produzido pelos repórteres Carolina Pimentel, Daniella Jinkings, Gilberto Costa (foto), Vladimir Platonow e Wellton Máximo e pelas editoras Lílian Beraldo (foto) e Juliana Andrade, foi publicado no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Na categoria televisão, venceu a TV Educativa de Alagoas, que integra a Rede Pública de Televisão, com a reportagem Quilombola, da jornalista Vera Valério.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também concorreu, na categoria televisão, com a reportagem Grupo Teatral Caixa Preta, da TV Brasil; e na categoria rádio, com a série Gênero e Igualdade Racial, da jornalista Mara Régia.

O prêmio foi criado em homenagem ao ativista histórico dos direitos humanos e um dos ícones da luta contra o racismo, o jornalista e ex-senador da República Abdias Nascimento. É uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e conta com a parceria da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio) e do Cultne Acervo Digital da Cultura Negra.

 

Veja mais sobre o assunto

 

Foto em destaque: Reprodução/ Agência Brasil

 

 

 

+ sobre o tema

Enredo e Samba: Beija-Flor convoca a todos para refletir sobre as questões urgentes de apoio à negritude

A Beija-Flor de Nilópolis vai convocar a todos para refletir sobre...

Fotógrafa vai até Uganda retratar o único time de quadribol da África

Quadribol, o esporte mais popular entre os bruxinhos de...

Iza diz que comparações a Anitta e Ludmilla são ‘machistas e desnecessárias’

Cantora promete lançar hit do verão de 2020 com...

Ilustrador baiano lança HQ inspirada em Orixás

A campanha de financiamento para publicação do romance ilustrado...

para lembrar

Bolt é superado por Gay e perde invencibilidade

Bolt foi derrotado pela primeira...

Negros mexicanos: da libertação do país à invisibilidade social

Segundo a plataforma digital Slave Voyages, entre 1502 e...
spot_imgspot_img

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...
-+=