terça-feira, fevereiro 7, 2023
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros1º Prêmio Abdias Nascimento – Fotografia - Domingos Peixoto, Diploma de Alforria....

1º Prêmio Abdias Nascimento – Fotografia – Domingos Peixoto, Diploma de Alforria. Jornal O Globo-RJ

Fonte: ABI

Fotógrafo do Globo há nove anos, Domingos Peixoto dedica-se a fazer registros de temas sociais, como os problemas dos idosos e dos meninos de rua e a violência urbana em geral. Acostumado à agitada cobertura do cotidiano — que pode envolver tiroteios, assassinatos e outras tragédias —, chegou a declarar, tempos atrás: “Ameaças e situações de perigo real são tão corriqueiras que já nem me assustam mais, pois fazem parte da profissão.”

Entre as muitas histórias das coberturas de que participou, ele não esquece a do seqüestro do ônibus 174, em 12 de junho de 2000, quando o bandido, Sandro Nascimento, ia escolhendo entre os fotógrafos os alvos da mira de seu revólver. Na sua vez, Domingos conseguiu definir o foco e registrou a cena:

— Mas só tive a certeza de que havia conseguido a foto vendo o filme revelado.

Ao longo de sua carreira, Domingos contabiliza uma série de premiações. Em 2000, venceu o Prêmio CNT, sobre transportes, com a foto, publicada no Globo, que mostra o desespero de um pai ao reconhecer o corpo de seu filho, vítima de um acidente de trânsito — o mesmo trabalho foi também finalista do Líbero Badaró. No ano seguinte, “Agonia da natureza”, que mostra um biguá completamente sujo de óleo, agonizando às margens da Praia de Mauá, venceu os prêmios Líbero Badaró e Firjan, dois dos principais do fotojornalismo brasileiro. Ele não esconde o orgulho:

— Além disso, essa foto recebeu menções honrosas em mais quatro prêmios: Embratel, Esso, Talento Publicitário e Internacional das Nações Unidas em Meio Ambiente.

Em 2003, Domingos Peixoto ganhou seu primeiro prêmio internacional de fotografia, o Rei de Espanha, um dos mais importantes do mundo. A foto eleita foi “Retrato do desemprego”, que revela as dificuldades dos brasileiros para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Entre as atividades a que se dedica paralelamente ao trabalho no jornalismo diário, Domingos viaja o mundo fazendo projeções fotográficas em universidades, igrejas e centros culturais. Também costuma fazer exposições em comunidades do Rio de Janeiro.

Repórter-fotográfico há 15 anos, Domingos Peixoto começou a carreira na revista Caxias Magazine. Depois, passou pelos jornais O Dia, O Estado de S. Paulo e A Notícia, entre outros. Suas fotos já foram publicadas em revistas de expressão, como Época e Veja. Atualmente, seu trabalho pode ser conferido todos os dias no Globo, no Extra e no Globo Online, além de integrar o acervo da Agência Globo.

Veja mais sobre o assunto

 

Foto em destaque: Reprodução/ Portal dos Jornalistas

 

 

 

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench