1º Prêmio Abdias Nascimento – Fotografia – Domingos Peixoto, Diploma de Alforria. Jornal O Globo-RJ

Enviado por / FonteABI

Fotógrafo do Globo há nove anos, Domingos Peixoto dedica-se a fazer registros de temas sociais, como os problemas dos idosos e dos meninos de rua e a violência urbana em geral. Acostumado à agitada cobertura do cotidiano — que pode envolver tiroteios, assassinatos e outras tragédias —, chegou a declarar, tempos atrás: “Ameaças e situações de perigo real são tão corriqueiras que já nem me assustam mais, pois fazem parte da profissão.”

Entre as muitas histórias das coberturas de que participou, ele não esquece a do seqüestro do ônibus 174, em 12 de junho de 2000, quando o bandido, Sandro Nascimento, ia escolhendo entre os fotógrafos os alvos da mira de seu revólver. Na sua vez, Domingos conseguiu definir o foco e registrou a cena:

— Mas só tive a certeza de que havia conseguido a foto vendo o filme revelado.

Ao longo de sua carreira, Domingos contabiliza uma série de premiações. Em 2000, venceu o Prêmio CNT, sobre transportes, com a foto, publicada no Globo, que mostra o desespero de um pai ao reconhecer o corpo de seu filho, vítima de um acidente de trânsito — o mesmo trabalho foi também finalista do Líbero Badaró. No ano seguinte, “Agonia da natureza”, que mostra um biguá completamente sujo de óleo, agonizando às margens da Praia de Mauá, venceu os prêmios Líbero Badaró e Firjan, dois dos principais do fotojornalismo brasileiro. Ele não esconde o orgulho:

— Além disso, essa foto recebeu menções honrosas em mais quatro prêmios: Embratel, Esso, Talento Publicitário e Internacional das Nações Unidas em Meio Ambiente.

Em 2003, Domingos Peixoto ganhou seu primeiro prêmio internacional de fotografia, o Rei de Espanha, um dos mais importantes do mundo. A foto eleita foi “Retrato do desemprego”, que revela as dificuldades dos brasileiros para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Entre as atividades a que se dedica paralelamente ao trabalho no jornalismo diário, Domingos viaja o mundo fazendo projeções fotográficas em universidades, igrejas e centros culturais. Também costuma fazer exposições em comunidades do Rio de Janeiro.

Repórter-fotográfico há 15 anos, Domingos Peixoto começou a carreira na revista Caxias Magazine. Depois, passou pelos jornais O Dia, O Estado de S. Paulo e A Notícia, entre outros. Suas fotos já foram publicadas em revistas de expressão, como Época e Veja. Atualmente, seu trabalho pode ser conferido todos os dias no Globo, no Extra e no Globo Online, além de integrar o acervo da Agência Globo.

Veja mais sobre o assunto

 

Foto em destaque: Reprodução/ Portal dos Jornalistas

 

 

 

 

+ sobre o tema

Carlos Marighella

nascimento: 5 de dezembro de 1911, Salvador, Bahia morte: 4...

Carta à Seppir sobre campanha da Caixa Econômica Federal

Carta à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade...

O protagonista invisível

possibilidade de atualização. Com isso, o autor reforça também...

Francisco Nascimento – O Dragão do Mar

Francisco José do Nascimento, Dragão do Mar do Ceará,...

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=