12 mulheres inspiradoras e pioneiras

Primeira mulher a comandar o Fed (Banco Central Americano)
A economista norte-americana Janet Yellen, de 67 anos, tornou-se a primeira mulher a liderar o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, em 100 anos de história da instituição. Janet foi nomeada ao cargo pelo presidente Barack Obama e assumiu o posto em 31 de janeiro deste ano com a promessa de manter a política econômica do país.

slide_365398_4151428_compressed


Primeira mulher a presidir o Superior Tribunal Militar brasileiro

A ministra Maria Elizabeth Rocha, 54 anos, tornou-se a primeira mulher a comandar o Superior Tribunal Militar, em 206 anos de história. Ela tomou posse em meados de junho como presidente da Corte e deve ficar no cargo até março de 2015. Ao assumir o posto, Elizabeth prometeu lutar contra a desigualdade de gênero e a homofobia nas Forças Armadas brasileiras.


Primeira mulher a ganhar o “nobel” de matemática
Na metade de agosto, a iraniana Maryam Mirzakhani, de 37 anos, foi a primeira mulher a ganhar a medalha Fields, oferecida pela União Internacional de Matemática (IMU). Criada em 1936 anos, a premiação é considerada o Prêmio Nobel da área. Radicada nos Estados Unidos, Maryam é professora de Stanford, na Califórnia, especializada em geometria.


Primeira mulher a comandar uma montadora

A norte-americana Mary T. Barra, de 52 anos, tornou-se a primeira mulher a controlar uma grande montadora nos Estados Unidos. Em janeiro, ela assumiu a presidência da General Motors, tornando-se também a única mulher no alto escalão da empresa. Após assumir o posto, Mary se comprometeu em investir em tecnologia híbrida para veículos.


Primeira mulher a ganhar quatro estrelas na Marinha americana

Pela primeira vez, uma almirante mulher da Marinha americana foi promovida a uma oficial quatro estrelas. Michelle Howard, 54 anos, foi nomeada vice-chefe de operações navais no começo de julho. Em 1999, tornou-se conhecida por liderar a missão de resgate do capitão Richard Phillips, história que inspirou o filme “Capitão Phillips”, com Tom Hanks.


Primeira mulher a ser condecorada na Marinha brasileira
A Capitão-de-Corveta Raquel Castilho tornou-se a primeira mulher a ganhar a Medalha Meríto Anfíbio. Criada em 1988, é uma importante condecoração da Marinha brasileira. Raquel entrou na instituição como profissional de informática, em 1999, e, hoje, faz parte da tripulação do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra


Primeira mulher a chefiar uma missão de paz da ONU
A general norueguesa Kristin Lund, de 56 anos, é a primeira mulher a comandar militarmente uma operação de Paz das Nações Unidas, o famoso exercíto de capacete azul. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeou Kristin como chefe da Força das Nações Unidas para Manutenção da Paz no Chipre (UNFICYP), em maio deste ano.


Primeira mulher a ser prefeita de Paris
A política francesa Anne Hidalgo, de 55 anos, passou a ser a primeira mulher a comandar a cidade de Paris. Eleita pelo Partido Socialista, Anne terá o desafio de dirigir o principal centro urbano da França, com mais de 2 milhões de habitantes, e maior ponto turístico do mundo. Ela promete investir em áreas, como saúde, moradia e segurança pública.


Primeira mulher a presidir o Senado chileno
A senadora Isabel Allende Bussi, de 69 anos, tornou-se, em março, a primeira mulher a presidir o Senado Chileno. Filha do presidente deposto, Salvador Allende, ela ficou encarregada por entregar, simbolicamente, a faixa presidencial a Michele Bachelet na cerimônia de posse da presidente reeleita.


Primeira mulher a levar prêmio de melhor clip de rock no VMA
A cantora neozelandesa Lorde, de 17 anos, foi a primeira a ganhar o prêmio de melhor clipe de rock, no Video Music Awards, da MTV norte-americana, com seu hit “Royals”. O fato de alguns críticos classificarem seu estilo musical como pop não impediu que ela faturasse a estatueta na cerimônia, que aconteceu no fim de agosto.


Primeira mulher negra a ser o rosto da marca Lancôme

Após faturar o Oscar de atriz coadjuvante por sua atuação no filme “12 Anos de Escravidão”, a atriz Lupita Nyong’o, 31 anos, tornou-se em abril deste ano a primeira mulher negra a representar a empresa francesa de cosméticos, Lancôme. De descendência queniana, Lupita nasceu no México e estudou na escola de Artes Dramáticas de Yale.

Primeira mulher negra a representar Cinderela na Broadway
A partir de setembro, a atriz norte-americana Keke Palmer, de 21 anos, será a primeira Cinderela negra na história da Broadway. O musical “Rodgers & Hammerstein’s Cinderella” terá Keke como protagonista. A atriz, que já participou de filmes da Disney e teve sua própria série na Nickelodeon, sobe pela primeira vez no palco da Broadway.
Fonte: BrasilPost
-+=
Sair da versão mobile