1ª Semana Nelson Mandela

Sob o título “O poder transformador da reconciliação”.

A atividade celebra o legado do líder pacifista sul-africano em noite de palestras e expressões artísticas.

mandela

 

São Paulo, junho de 2015 – A Palas Athena em parceria com o Sesc, o Consulado Geral da República África do Sul no Brasil e com o apoio institucional da UNESCO apresenta no dia 7 de julho, às 19h, no Sesc Vila Mariana a 1ª Semana Nelson Mandela.

Enviado por Roseane Albuquerque via Guest Post para o Portal Geledés 

Celebraremos a vida e o legado do líder pacifista sul-africano em uma noite de palestras e expressões artísticas, relembrando e refletindo sobre a capacidade de perdão e reconciliação – matriz das estratégias políticas de Mandela – que unificou um povo em torno de um propósito de construção de futuro e não de vingança ou retaliação.

 

A segregação social vivida pelos sul-africanos por mais de 40 anos chegou ao seu fim com uma das arquiteturas de educação cidadã mais inusitadas e eficientes do século 20. A inteligência estratégica e a propositividade de suas ações políticas e a beleza de seus gestos poéticos foram de tamanha força e universalidade que inspiraram não somente a sociedade sul-africana do final do século passado, mas ainda convidam os povos do mundo a trabalharem juntos pelo fim dos preconceitos, das injustiças e das situações de dominação e exploração, em suas diversas expressões.

 

Neste encontro contaremos com a presença do grupo Gumboot Brasil, da Consul Mmaikeletsi Melanie Dube, do Prof. Kabengele Munanga, da Profa. Vera Lúcia Benedito e do grupo Treme Terra.

A 1ª Semana Nelson Mandela tem entrada gratuita e os ingressos poderão ser retirados nas bilheterias das unidades Sesc no dia do evento, a partir das 14h.

 

Sobre os convidados

Gumboot Dance Brasil – Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular que foi criada pelos trabalhadores no século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. Yebo é o segundo espetáculo do Grupo Gumboot Dance Brasil. Ele aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração do minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.

Mmaikeletsi Melanie Dube é Cônsul-Geral da República da África do Sul no Brasil. É graduada em Ciências Sociais na University of the North e licenciada em Gestão de Relações Públicas pela Tshwane University of Technology. Atuou em diversos cargos públicos, como o Departamento de Esportes e de Relações Exteriores, onde exerceu em 2006 o cargo de Diretora de Marketing. Compôs o time de logística da Copa do Mundo da FIFA de 2010 e da COP17. Dirigiu ainda outros Departamentos de Estados como o de Filial de Protocolo e o Departamento para o Canadá e Organizações Regionais.

Kabengele Munanga é natural da atual República Democrática do Congo e brasileiro por naturalização. Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e Professor Titular no Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. É autor de mais uma centena publicações sobre temas relacionados com a Antropologia da África e da População Negra no Brasil. Dirigiu grupos de pesquisa e museus, dentre os quais o Museu de Arqueologia e Etnologia e o Museu de Arte Contemporânea, ambos da Universidade de São Paulo. Premiado com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República do Brasil e o Grau de Oficial da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores.

Vera Lúcia Benedito é mestre e doutora em Sociologia e Estudos Urbanos pela Universidade Estadual de Michigan /EUA. Atualmente é professora associada à Universidade Paulista (UNIP) e professora do Ensino Fundamental II e Médio na EMEF Anália Franco Bastos na cidade de São Paulo.  É também pesquisadora na área de relações étnico-raciais, movimentos sociais e estudos da Diáspora Africana em projetos independentes. 

Treme Terra – O espetáculo Terreiro Urbano está baseado na representação simbólica de um xirê (cerimônia tradicional de saudação e exaltação a todos os orixás, sequência de danças do candomblé, que começa com Exu e finaliza com Oxalá). É uma releitura contemporânea, um caleidoscópio da cultura afro-brasileira a partir da mitologia dos orixás, seus cantos e movimentações. As danças legitimam o sagrado e principalmente comunicam, trazem antigas memórias, ancestralidade, mitos fundadores e também a estética ritualizada do orixá.

 

Informações:

1ª Semana Nelson Mandela

Data: 7 de julho de 2015

Horário: terça-feira, 19h

Local: Sesc Vila Mariana

Endereço: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo, SP.

Mais informações: (11) 3266-6188

Retirada de ingressos nas bilheterias do Sesc no dia do evento, a partir das 14h.

 

Sobre a Associação Palas Athena

Nas suas 4 décadas de atividade permanente, como organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, a Palas Athena presenciou e tornou-se palco de grandes transformações culturais, educacionais e sociais motivadas por sua vocação de contribuir para aprimorar a convivência humana por meio de ações educativas que visam a sustentabilidade de redes de participação cidadã, nas quais tradição, inovação e transformação articulam-se para desenvolver o potencial criativo, inclusivo e solidário da sociedade brasileira.

 

Informações à imprensa

Roseane Albuquerque

Assessora de Imprensa

(11) 3266-6188

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

Mostra traz 17 documentários africanos para a capital paulista

Histórias da África, contadas por cineastas do continente, é...

Companhia aérea coloca imagem de Mandela em avião para comemorar seu aniversário de 93 anos

A companhia sul-africana "South African Airways" (SAA) apresentou hoje...

Mandela está consciente e responde espontaneamente, diz neto do ex-presidente

Brasília - Hospitalizado há 38 semanas, o ex-presidente da...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Em 2022, apoiem escritores negros… mas apoiem de verdade!

Antes mesmo de me lançar oficialmente como escritora, eu já consumia e divulgava o trabalho de autoras e autores negros. Hoje em dia, com...
-+=