Fruto de uma pesquisa acadêmica realizada por Mariana Panta, tem por objetivo divulgar a memória de uma das personalidades negras da cidade
O livro “O Doutor Preto Justiniano Clímaco da Silva: a presença negra pioneira em Londrina” será lançado nesta sexta, dia 10 de setembro, às 18 horas, no Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”, Rua Benjamin Constant, 900, Centro. Haverá apresentação de Cantos de Negritude, com Braguinha e banda.
O livro é uma biografia do Dr. Clímaco, primeiro médico negro de Londrina. Fruto de uma pesquisa acadêmica realizada por Mariana Panta e pela professora doutora Maria Nilza da Silva, do Departamento de Ciências Sociais da UEL, a obra tem por objetivo divulgar a memória de uma das personalidades negras que desempenhou importante papel em Londrina, desde o início da colonização da cidade, até o final da década de 1990.
O evento marca a abertura do “Londrina Celebra Zumbi”, um conjunto de atividades que será desenvolvido em comemoração ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, considerado feriado municipal pela primeira vez este ano.
O lançamento do livro é uma realização da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Universidade Sem Fronteiras, Laboratório de Cultura e Estudos Afro-brasileiros (Leafro) e UEL, com apoio de Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA), Prefeitura Municipal de Londrina, Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (CMPIR), Movimento Negro de Londrina e Departamento de Ciências Sociais da UEL.
Mais informações no Leafro, telefone 3371-4827, e-mail [email protected] ou no NEAA, telefone 3371-4599, e-mail[email protected].
Baixe os PDFs
O Doutor Preto Justiniano Climaco da Silva a Presenca Negra Pioneira em Londrina
O pioneirismo negro no norte do parana_justiniano climaco da silva o doutor preto
Foto de destaque: Reprodução/ UEL