2 DEDOS DE PROSA: Leci Brandão e o samba

A deputada estadual de São Paulo pelo PCdoB, a sambista Leci Brandão, deu “dois dedos” de prosa com o mandato da líder na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali, na semana em que se comemora o Dia Nacional do Samba (2). Leci é uma das parlamentares e militantes de esquerda mais ligadas à área da Cultura do partido, tanto pela profissão quanto pela atuação política. Em Brasília, o PCdoB também já presidiu a Comissão de Cultura da Câmara, com Jandira, em 2013, e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura no Congresso, em 2011 e 2012. Atualmente, o colegiado da Cultura na Câmara é presidido pela baiana comunista Alice Portugal.

Por: João Pedro Werneck  Do: sigajandira

Para comemorar a data e o tema, o repórter João Pedro Werneck entrevistou Leci sobre a área e seus incentivos:

João: Leci, o samba tem profunda relação com a cultura popular  do país, mas a área ainda é carente de recursos nos governos. Como incentiva-la?

Leci: Diria que o samba é uma das expressões fundantes da nossa cultura e, de fato, a atenção que o poder público e as instituições dedicam ao samba está muito aquém de sua importância. Portanto, o primeiro passo no sentido de reparar essa ausência de atenção e, diria mesmo, essa invisibilidade é olhar para o samba e seus diversos formatos de um modo afirmativo, reconhecendo que esse gênero e as comunidades que o sustenta e legitima precisam de uma atenção específica, que respeite suas singularidades.

João: Existe alguma legislação que apoia e incentiva?

Leci: O Estatuto da Igualdade Racial incentiva, em um de seus artigos, a celebração das personalidades e datas comemorativas relacionadas à trajetória do samba. Um bom começo seria simplesmente cumprir o que determina o Estatuto, por exemplo.

João: E pelos estados, como isso se dá? É diferenciado regionalmente?

Leci: Aspecto que considero importante é saber de que universo exatamente estamos falando. A realização de pesquisa e mapeamento sobre o perfil das diversas manifestações do samba nos estados seria importante. Isso talvez ajudasse a pensar em incentivos específicos para o samba a partir das necessidades reais de seus atores e comunidades.

Contudo, assim como são diversas as manifestações do samba, da mesma forma há singularidades que devem ser respeitadas e, para isso, nada melhor do abrir o diálogo com quem faz samba, para que a interlocução com o poder público tenha como resultado o incentivo da cultura do povo e não do povo da cultura.

+ sobre o tema

Yohan Blake, o homem mais rápido do mundo. Entre os mortais

Caro(a) leitor (a), não estranhe o título do...

Conheça o cantor Michael Kiwanuka

Filho de Ugandenses o britânico Michael Kiwanuka ficou...

A inserção do negro no futebol brasileiro

Considerado esporte de elite em seus primórdios, o futebol...

para lembrar

Representantes da ONG Criola, Jurema Werneck e Lúcia Xavier vão desfilar na Imperatriz Leopoldinense

As ativistas Jurema Werneck e  Lúcia Xavier, coordenadoras  da ONG...

Samba branco, seu racismo e seu compasso manco

Não quero a crioula no samba Empurra a crioula pra...

Aos 98 anos, morre em Salvador o sambista Riachão

Morreu de causas naturais em Salvador, na madrugada desta...

Como as escolas de samba nos ensinam sobre ancestralidade

Desde que foram criadas, escolas de samba têm sido...
spot_imgspot_img

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

Como as escolas de samba nos ensinam sobre ancestralidade

Desde que foram criadas, escolas de samba têm sido espaços de ensino e aprendizado. Carregam no nome a sua missão: ser escola. Ensinam sobre...

Leci Brandão sai em defesa da Vai-Vai: ‘Nenhuma instituição está acima da crítica’

'A crítica social é necessária na medida em que ela força as instituições a se autoavaliarem e melhorarem', disse a parlamentar A deputada estadual Leci...
-+=