2022: conselhos de Conceição Evaristo, Elza Soares e mais mulheres negras

Como seria o seu começo de ano se você pudesse acessar a sabedoria de uma das maiores escritoras brasileiras? Ou se uma consultora empresarial compartilhasse a visão que possui? Fariam diferença para você as palavras das idealizadoras de ações significativas para mulheres empreendedoras e as boas energias emanadas de uma potência da música nacional?

Separamos seis “conselhos” para que você dê o start nesse ano de 2022, através das dicas de Conceição Evaristo, escritora; Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta; Ana Fontes, fundadora da Rede da Mulher Empreendedora; Ana Minuto, consultora empresarial e de carreira que tem como foco a diversidade e inclusão; Elza Soares, cantora, e Maria Gal, cantora, atriz e empreendedora. Cada uma destas mulheres carrega em suas próprias histórias, conselhos inspiradores e motivações estimulantes:

Conceição Evaristo, escritora

“Aconselho a cada mulher, em 2022, a buscar descobrir sua importância na corrente da vida e a saber que se um elo se quebrar, a dilaceração, mesmo que imperceptível, é do universo, do mundo. Aconselho que cada mulher segrede no ouvido da outra, os seus planos, suas intenções, seus propósitos, desejos e direitos para que a outra escute bem e ao escutar, saiba reconhecer que a voz da sua semelhante se parece muito com sua própria voz e, assim, se reconheça na voz da outra.

Conceição Evaristo. (Foto: Aline Macedo)

Aconselho que cada mulher fique atenta à violência que nos cerca, não para sucumbir ao medo, mas para elaboração de modos de defesa para nossos corpos e mentes, a partir mesmo de nossas potências como geradoras e mantenedoras da vida. Que cada uma possa entender o sentido de sua vida e do seu trabalho nos mais diversos campos de atuação.

Quem é da cozinha, da arrumação, da limpeza, da sala de aula, afirme com seus gestos que a organização da vida cotidiana não existe sem nós. O cotidiano flui sob o nosso comando e assim, todas as mulheres vão poder exigir, com mais veemência, os seus direitos, assim como exigir respeito. O mundo nos deve esse reconhecimento, somos dignas.”

Elza Soares, cantora

“Se cuidem, tomem cuidado, denunciem sempre, se precisar tem que denunciar… Muito cuidado com a vida, com o respeito.”

Ana Fontes, empreendedora

“Independência financeira é fundamental para as mulheres, uma mulher que é dona do seu dinheiro é dona das próprias decisões.

Ana Fontes, CEO da Rede Mulher Empreendedora (Foto: Arquivo pessoal)

Meu recado, especialmente para as empreendedoras, é: participe de redes de apoio, se capacite, esteja atenta ao mercado em que atua, procure inovar constantemente e nunca esqueça que sua saúde mental é prioridade e autocuidado não é egoísmo.”

Maria Gal, cantora, atriz e empreendedora

“O mundo nos obriga a ser fortes mediante a pressão que impõe. Mas saibam que podemos e devemos ser frágeis de vez em quando. O mundo não te conta isso, mas a verdade é que todos têm fragilidades. Ou melhor, todos têm sentimentos!

Sentir raiva, tristeza ou precisar de afeto não te torna mais fraca, apenas humana! Se acolha e se cuide da mesma maneira que cuida do outro. Você merece seu carinho, seu zelo, seu amor… Portanto, dedique seu tempo a você!

Por mais que seja difícil administrar a rotina, tirar um tempo para si é primordial. Veja um filme, leia um livro, cuide da beleza, pratique um esporte… Você merece tanto quanto o outro. Ocupe seu lugar de direito!

Vocês já lutam incansavelmente pelo que desejam e sonham. Eu sei disso! Agora, a partir de 2022, acredite que aquele lugar que você deseja ocupar, é seu por direito! Pois ele realmente é!”

Ana Minuto, consultora empresarial e de carreira

“É importante que cada uma treine reconhecer a sua potência através das suas habilidades e competências, através de entender em que não é tão boa e muito mais que isso, que saiba onde está e onde quer chegar porque, minimante, quando você sabe onde está e onde quer chegar, consegue se organizar para chegar até lá.

Existe esse processo de reconhecimento de quem se é, a autenticidade é o caminho e muito mais que isso, é entender que a pessoa é fantástica por ser quem ela é na forma de se vestir, falar, se relacionar… É essa pluralidade que traz ganhos tanto para o empreendedorismo quanto para as grandes corporações.”

Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e CEO da Preta Hub

“Primeiro conselho: alimente a sua alma, invista em você, fortaleça a sua musculatura emocional, faça terapia, massagem, viagem, namore bastante, se delicie com as comidinhas que gosta de fazer e comer, esteja próxima das pessoas que você gosta. Planeje o tempo a seu favor, se coloque em sua agenda de compromissos e tarefas. Mas olha só, coloque dia, horário e o que você vai fazer por você.

Adriana Barbosa, CEO da PretaHub (Foto: Reprodução/TV Cultura)

Segundo conselho: estude, invista na amplitude de seu repertório social, acadêmico, cultural e profissional. Faça cursos, participe de grupos focais de conversa, estude, alimente o seu intelecto com informações que façam sentido para ti, que você vai levar pra vida. A maior riqueza que podemos ter é conhecimento, um bem infinito e com possibilidade de compartilhamento. Ah, e seja generosa, se aprendeu, compartilhe com outras pessoas.

Terceiro conselho: esteja em comunidades de afetividade feminina. Se permita pedir ajuda e ser cuidada. Se aproxime de redes e comunidades de suporte e colaboração com o foco em gênero. Hoje existem muitas iniciativas em prol do empoderamento feminino em diferentes áreas. Vá atrás dessas redes e aporte seus conhecimentos, suas habilidades e, sobretudo, o seu tempo, e também usufrua do que outras mulheres ofertaram a você. Só conseguiremos avançar de forma coletiva.”

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Barbados se despede de rainha Elizabeth e dá a Rihanna título de heroína

Rihanna foi nomeada heroína nacional de Barbados durante uma...

para lembrar

Mãe, a culpa é sua

Desde segunda-feira, 2, circulam pelas redes sociais alguns links,...

Grupo Mulheres do Brasil destaca importância de falar sobre racismo

O Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil lança...

Moda escrava: mulheres são maioria em trabalho indigno na área têxtil em SP

No ano passado, 139 pessoas foram resgatadas em condições...
spot_imgspot_img

Tempo para início de tratamento de câncer de mama é 3 vezes maior que o previsto em legislação

O tempo médio para o início do tratamento de câncer de mama no SUS (Sistema Único de Saúde) é quase o triplo do período previsto pela Lei...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...

‘Não tenho história triste, mas ser mulher negra me define muito’, diz executiva do setor de mineração, sobre os desafios para inclusão na indústria

Diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha afirma que a contratação de mulheres no setor, onde os homens...
-+=