22 de janeiro de 1879 – Nas mãos dos zulus, Império Britânico sofre sua maior derrota na África

Exército de zulus composto por 20 mil homens surpreendeu e derrotou tropas britânicas estacionadas em Isandhlwana

Por Max Altman no Opera Mundi

Em 22 de janeiro de 1879, um exército composto por 20 mil homens zulus atacava os ingleses em Isandhlwana, na região do Transvaal, na África austral. Os autores do ataque são os herdeiros da nação guerreira fundada algumas décadas antes pelo famoso rei Chaka.

Excessivamente confiantes de sua superioridade, os ingleses foram negligentes e pouco fortificaram seu acampamento. Em menos de uma hora de combate contra os zulus, perdem de mil homens — mais baixas do que Batalha de Waterloo. Os zulus perdem de seu lado perto de 2 mil homens. Foi a maior derrota da Inglaterra na África.

Zulu
Povo zulu foi responsável por impor ao Império Britânico sua maior derrota militar no continente africano (Reprodução/Vintage Everyday)

Povo zulu foi responsável por impor ao Império Britânico sua maior derrota militar no continente africano

A repercussão em Londres foi tremenda e o episódio iria precipitar a submissão da África austral.

Reprodução
[Gravura de guerreiro zulu feita pelo artista Henri Wesseling em ‘A Partilha da África (1880-1914), Denoël, 1996] Reprodução
Alguns anos antes, diamantes haviam sido descobertos na região de Kimberley, no limite com a colônia britânica do Cabo, do reino zulu e de pequenas comunidades de camponeses holandeses, os Boers. Sob intensa pressão dos colonos e dos prospectores de diamantes, o governador do Cabo, sir Bartle Frere, decidiu submeter ao seu domínio o conjunto da região. Com isso, lança ao rei zulu Cetewayo um ultimato.

 

Após o desastre de Isandhlwana, violentos debates ocorreram em Londres entre o austero William Gladstone, líder da oposição liberal (whig), e o primeiro-ministro conservador (tory) Benjamin Disraeli, no poder desde 1874 e ardoroso partidário das conquistas coloniais.

Ferido em seu amor próprio, o primeiro ministro envia 10 mil homens à África austral para combater os zulus. Depois de seis meses de campanhas sangrentas, os britânicos capturam por fim o rei Cetewayo, em 4 de julho de 1879. Era o fim das guerras zulus e logo o fim da África independente.

Os dirigentes europeus disputavam entre si quem chegava primeiro para fincar a bandeira de seu país em algum solo africano, as últimas terras sem dono do planeta, segundo eles. Toda essa corrida acontecia mesmo diante de uma opinião publica majoritariamente contrária a essas expedições custosas e sem objetivos suficientemente claros.

A exemplo de Benjamin Disraeli, o republicano francês Jules Ferry, o imperador alemão Guilherme I e o rei dos belgas Leopoldo II apoiavam-se em seus aventureiros militares para submeter a seus desígnios o continente africano retalhado a seu talante.

 

+ sobre o tema

ANGLOA: Independência abriu portas para libertação de países africanos colonizados

A proclamação da independência da República de Angola,...

África se recupera rapidamente da crise econômica global, segundo ONU

Levantamento prevê crescimento de 5% no continente em 2011;...

Conflito na Líbia deixa imigrantes pobres presos em Trípoli

Com pouca comida e água, trabalhadores da África subsaariana...

para lembrar

Murucutu mantinha 50 escravos em famílias

Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel...

1888, Abolição X Imigração

“O povo Brasileiro precisa, como os estrangeiros que aqui...

10 civilizações africanas mais surpreendentes que a egípcia

A África é o berço da humanidade. Foi lá...
spot_imgspot_img

Dia de Martin Luther King: 6 filmes para entender sua importância nos EUA

O dia de Martin Luther King Jr. é um feriado nacional nos Estados Unidos, celebrado toda terceira segunda-feira do mês de janeiro. Neste ano,...

Luiza Mahin: a mulher que virou mito da força negra feminina

Não há nenhum registro conhecido sobre Luiza Mahin, mulher que possivelmente viveu na primeira metade do século 19, que seja anterior a uma carta...

“Quarto de Despejo”, clássico de Carolina Maria de Jesus, vai ganhar filme

Vivendo de maneira independente, ela optou por não se casar, dedicou-se à costura, tocava violão e escrevia livros que ilustram como jovens negras, nascidas em favelas...
-+=